Clique Aqui Spinoza por Amauri Ferreira - Página 13

Lista de Usuários Marcados

Página 13 de 16 PrimeiroPrimeiro ... 31112131415 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 121 a 130 de 151
Like Tree78Likes

Tópico: Spinoza por Amauri Ferreira

  1. #121
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Pra quem curte Filosofia, acabei de achar um material muito bom sobre Deleuze.
    Pra quem não sabe, Deleuze é considerado por muitos como um dos maiores filósofos da nossa contemporaneidade.
    São 16 aulas de 2 horas com um dos maiores conhecedores (senão o maior) dele aqui no Brasil: Roberto Machado.
    Roberto Machado teve aulas do próprio Deleuze.
    Esse material é muito bom e possivelmente raro.
    Aproveitem!

    https://www.youtube.com/user/ianorselli/videos
    kizk_ likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #122
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    A verdadeira Filosofia: Muitas respostas encontram-se em afirmações de Spinoza (Clarice Lispector)

    Artigo interessante, onde se mostra que Hegel (o filósofo mais importante e aclamado depois de Kant) contribuiu numa tradição interpretativa enviesada que existe sobre Spinoza desde a sua morte.
    Hegel é considerado o filósofo pica das galáxias de todos os tempos, dada a sua produção filosófica bem vasta reconhecida ainda em vida.

    Só postei isso aqui para realçar que Spinoza é reclamado pela maioria dos spinozistas ou simpatizantes, como um dos filósofos mais deturpados ao longo da história.
    Existem muitas interpretações de Spinoza.
    Existem até cristãos que curtem Spinoza, mudando completamente o que ele disse.
    Caso alguém queira saber mais sobre isso, recomendo o livro A Nervura do Real da Marilena Chaui.
    O livro é gigante, contém 1200 páginas, e lá você poderá ver detalhadamente todas as interpretações de Spinoza.

    Achei interessante também o fato do primeiro romance da Clarice Lispector (escrito quando ela tinha 20 anos), Perto do Coração Selvagem, ter várias referências ao Spinoza hahaha, chegando, inclusive, em citá-lo através de trechos da sua maior obra Ética.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #123
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    @Khalil RG

    Vou tentar te dar uma idéia básica pra você se guiar melhor caso queira estudar mais Filosofia.
    Isso teria me ajudado muito quando comecei a estudar filosofia, pq a partir disso a gente consegue entender melhor o que cada filósofo diz e defende, quando falam de forma bem hermética.

    A Filosofia tem várias ramificações desde do seu início, mas existe alguns parametros centrais que delimitam bem a maioria dos filosofos.
    É claro que o que eu vou fazer aqui é uma esquematizacao bem rápida e grosseira, mas o que eu quero te dizer é que geralmente quem participa de uma vertente tem a tendencia a concordar, ou seguir, os seus participantes ao longo da historia até hoje em dia.
    Repetindo: é lógico que eu to falando de concordar e seguir de uma forma bem rasa e grosseira.
    A maioria vai refutando os seus antecessores, mas sempre seguindo uma linha, um parametro comum.
    Logo, esse quadro abaixo já ajuda muito.
    Por exemplo basta voce saber se o filosofofo é dualista ou monista pra ter uma ideia bem clara da diferenca brutal entre Descartes X Spinoza, Kant X Nietzsche, Hegel X Bergson, Habermas X Deleuze ... e assim voce vai encontrando semelhanca entre Spinoza, Nietzsche, Bergson, Deleuze ... e diferencas brutais entres eles e Descartes, Kant, Hegel, Habermas, que por sua vez sao semelhantes, pois fazem parte da mesma linha.
    Um quadro bem enxuto que ajuda é esse:

    Tradicao X Marginal

    Idealistas X Materialistas
    Dualistas X Monistas
    Trancendental X Imanente

    Entao é só saber se fulano é dualista ou monista ... sua filosofia é transcendental ou imanente ... e por ai vai ... para entender melhor eles.

    O idealista e dualista defende uma separacao, e hierarquia, entre a alma (ou a mente) e o corpo (ou a matéria).
    Eles pensam que sua alma (ou mente) pode fazer o quiser com o seu corpo.
    É por isso que para eles a liberdade é livre arbitrio, e a gente deve seguir a razao independente de tudo, pq pra eles é obvio que é possivel fazer isso.
    Eles defendem uma moral transcendente, ou seja: eles defendem que existem leis fora da nosso campo de vivencia (portanto: leis transcendentes) que devem ser seguidas por todos pela razao.
    Essa leis imutaveis definem o que é o bem e o mal para todos.

    Já para o monista e materialista, corpo e alma nao sao completamente separaveis.
    Aqui nao existe hierarquia.
    A alma nao é maior, mais forte ou importante que o corpo, nem o determina soberanamente.
    Razao e emocao estao no mesmo nivel de importancia para a vida.
    A liberdade nao é considerada como livre arbitrio, e sim como possibilidade, na medida do possivel, de voce poder se guiar atraves de forcas apenas internas a voce mesmo, de modo que voce nao tem o poder de escapar das paixoes quando quiser (a paixao tem a mesma forca da razao), pois somos feitos de carne como os outros animais.
    Eles nao defendem moral nenhuma.
    Eles defendem uma etica imanente.
    Uma ética imanente é um conjunto dinamico de leis sobre o nosso modo de existir (por isso ética, de ethos), onde essas leis sao estabelecidas pelo contato entre as pessoas, de modo que elas mudam pela forma como se dá esse contato.
    Não existe bem e mal trancendente.
    Existe agora bom e ruim imanente.
    O estabelecimento dessas leis dinamicas se dá atraves do contato das singularidades (por isso bom ou ruim), contrariamente a universalidade do bem e do mal.
    Somos nós que fazemos essa lei, e nao ela que existe independente (e fora) de nós.

    Quando eu disse que o Cortella é balde e padre, é pq ele defende (de uma forma inclusive mais forte e rigida) todos esses principios da tradicao.
    O Cortella é o filosofo mais moralista que eu tenho visto ultimamente na TV.
    Ele tem definicoes de religiao e moral que me fazem sentir BEM distante dele.
    Até o Clovis de Barros (que eu gosto um pouco) tambem tem um apegozinho pela moral.

    Esse video aqui talvez te dê uma ideia melhor do que eu disse.
    Ele é interessante pq fala dos valores, que era o cerne da discussao no outro topico.

    Se quiser falar de filosofia comigo, pergunta aqui, pq eu nao vou mais naquele lixo de topico de filosofia que o mané careta entrou agora.
    E outra, aquele old.idiota que criou o topico é um fake safado que nao quer saber porra nenhuma de filosofia, só tirar onda.



    Edit:

    Esqueci de uma coisa.
    Esses filosofos da tradicao que eu citei, todos tem fé em Deus.
    Já os marginais, todos nao tem fé em Deus nenhum.
    Última edição por Sam Farha - Spinoza; 19-05-2015 às 06:38.
    Khalil RG likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #124
    Table Captain Avatar de Khalil RG
    Data de Ingresso
    14/10/14
    Posts
    858
    Agora sim estou começando a entender as coisas, seu modo de escrever está mais claro de entender. To indo trabalhar mas quando chegar vou ver o vídeo e posto o que acho e quais minhas duvidas.

    Sobre essas filósofos que vc citou, conheço apenas Nietzsche e por "cima", lendo apenas algumas citações famosas ou partes de algum livro escrito pelo mesmo. (Pra vc ter noção do quanto leigo sou no assunto)
    Vamos nos dar bem nesses ensinamentos, valeu Sam.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #125
    Table Captain Avatar de Khalil RG
    Data de Ingresso
    14/10/14
    Posts
    858
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    @Khalil RG

    Vou tentar te dar uma idéia básica pra você se guiar melhor caso queira estudar mais Filosofia.
    Isso teria me ajudado muito quando comecei a estudar filosofia, pq a partir disso a gente consegue entender melhor o que cada filósofo diz e defende, quando falam de forma bem hermética.

    A Filosofia tem várias ramificações desde do seu início, mas existe alguns parametros centrais que delimitam bem a maioria dos filosofos.
    É claro que o que eu vou fazer aqui é uma esquematizacao bem rápida e grosseira, mas o que eu quero te dizer é que geralmente quem participa de uma vertente tem a tendencia a concordar, ou seguir, os seus participantes ao longo da historia até hoje em dia.
    Repetindo: é lógico que eu to falando de concordar e seguir de uma forma bem rasa e grosseira.
    A maioria vai refutando os seus antecessores, mas sempre seguindo uma linha, um parametro comum.
    Logo, esse quadro abaixo já ajuda muito.
    Por exemplo basta voce saber se o filosofofo é dualista ou monista pra ter uma ideia bem clara da diferenca brutal entre Descartes X Spinoza, Kant X Nietzsche, Hegel X Bergson, Habermas X Deleuze ... e assim voce vai encontrando semelhanca entre Spinoza, Nietzsche, Bergson, Deleuze ... e diferencas brutais entres eles e Descartes, Kant, Hegel, Habermas, que por sua vez sao semelhantes, pois fazem parte da mesma linha.
    Um quadro bem enxuto que ajuda é esse:

    Tradicao X Marginal

    Idealistas X Materialistas
    Dualistas X Monistas
    Trancendental X Imanente

    Entao é só saber se fulano é dualista ou monista ... sua filosofia é transcendental ou imanente ... e por ai vai ... para entender melhor eles.

    O idealista e dualista defende uma separacao, e hierarquia, entre a alma (ou a mente) e o corpo (ou a matéria).
    Eles pensam que sua alma (ou mente) pode fazer o quiser com o seu corpo.
    É por isso que para eles a liberdade é livre arbitrio, e a gente deve seguir a razao independente de tudo, pq pra eles é obvio que é possivel fazer isso.
    Eles defendem uma moral transcendente, ou seja: eles defendem que existem leis fora da nosso campo de vivencia (portanto: leis transcendentes) que devem ser seguidas por todos pela razao.
    Essa leis imutaveis definem o que é o bem e o mal para todos.

    Já para o monista e materialista, corpo e alma nao sao completamente separaveis.
    Aqui nao existe hierarquia.
    A alma nao é maior, mais forte ou importante que o corpo, nem o determina soberanamente.
    Razao e emocao estao no mesmo nivel de importancia para a vida.
    A liberdade nao é considerada como livre arbitrio, e sim como possibilidade, na medida do possivel, de voce poder se guiar atraves de forcas apenas internas a voce mesmo, de modo que voce nao tem o poder de escapar das paixoes quando quiser (a paixao tem a mesma forca da razao), pois somos feitos de carne como os outros animais.
    Eles nao defendem moral nenhuma.
    Eles defendem uma etica imanente.
    Uma ética imanente é um conjunto dinamico de leis sobre o nosso modo de existir (por isso ética, de ethos), onde essas leis sao estabelecidas pelo contato entre as pessoas, de modo que elas mudam pela forma como se dá esse contato.
    Não existe bem e mal trancendente.
    Existe agora bom e ruim imanente.
    O estabelecimento dessas leis dinamicas se dá atraves do contato das singularidades (por isso bom ou ruim), contrariamente a universalidade do bem e do mal.
    Somos nós que fazemos essa lei, e nao ela que existe independente (e fora) de nós.

    Quando eu disse que o Cortella é balde e padre, é pq ele defende (de uma forma inclusive mais forte e rigida) todos esses principios da tradicao.
    O Cortella é o filosofo mais moralista que eu tenho visto ultimamente na TV.
    Ele tem definicoes de religiao e moral que me fazem sentir BEM distante dele.
    Até o Clovis de Barros (que eu gosto um pouco) tambem tem um apegozinho pela moral.

    Esse video aqui talvez te dê uma ideia melhor do que eu disse.
    Ele é interessante pq fala dos valores, que era o cerne da discussao no outro topico.

    Se quiser falar de filosofia comigo, pergunta aqui, pq eu nao vou mais naquele lixo de topico de filosofia que o mané careta entrou agora.
    E outra, aquele old.idiota que criou o topico é um fake safado que nao quer saber porra nenhuma de filosofia, só tirar onda.



    Edit:

    Esqueci de uma coisa.
    Esses filosofos da tradicao que eu citei, todos tem fé em Deus.
    Já os marginais, todos nao tem fé em Deus nenhum.
    Entendi melhor após ver o vídeo as diferenças de pensamentos entre filósofos. Vou procurar mais a respeito e até videos do mesmo para formação de opinião. Por cima achei a ideia Imanente (Spizona, Nit..) mais aceita na contemporaneidade.

    Hoje a noite pretendo dar uma olhada em mais coisas e posto aqui qualquer dúvida. Abrass
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #126
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    @Khalil RG acho que você poderia começar pelas questões específicas que mais movimentaram a Filosofia e talvez lhe cause espanto, por você ainda não ter refletido elas.

    Por exemplo, a grande maioria das pessoas no mundo concordam que agimos por livre-arbítrio.
    Ou seja: as nossas ações não estão em conexão com nada que a determine.
    Para eles, as nossas ações ou vontades são autodeterminadas em si e por si mesmas.
    Nesse sentido qualquer post que você faz aqui, qualquer atitude sua, é uma deliberação absolutamente livre, de sorte que você pode querer ou deixar de querer qualquer coisa, sem se angustiar ou se sentir impelido.
    Seria dizer que você pode largar tudo que quiser e trilhar qualquer caminho que escolher.
    A base desse raciocínio se fundamenta na idéia de que razão é capaz de perceber e anular qualquer desejo irracional, ou logicamente incoerente com base no seu plano de ação, ou com base em alguma finalidade que você predeterminou para si mesmo, bastando para isso ter um conhecimento claro dos meios e fins das suas ações.
    Vou repetir: você poderia deixar de se sentir mal, deixando de fazer qualquer coisa, simplesmente porquê a razão pode mudar esse mal-estar apenas racionalizando-o, vendo suas incongruências ou bobagens.
    Você só se sente mal porquê ainda não conseguiu racionalizar a sua vida, mas quando conseguir (e todos nós podemos conseguir, afinal somos seres racionais), isso vai acabar.

    A maioria das pessoas pensa assim, inclusive a maioria dos intelectuais em qualquer campo do saber, da prática ... aqui no MaisEV ... o senso comum ... a grande maioria!

    Você já questionou essa idéia?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #127
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Achei um material interessantíssimo sobre Spinoza!
    Se trata de um trabalho de um grupo de estudos sobre Hume, tentando encontrar possíveis semelhanças entre as suas filosofias.
    De início, fiquei contrariado, pois nunca achei que Spinoza e Hume poderiam ter alguma semelhança.
    Quem conhece um pouco de filosofia, vai me entender.
    Eles são comprovadamente bem distantes.
    Suas filosofias, apesar da proximidade temporal, usam termos e têm perspectivas completamente divergentes.
    O próprio Hume falava mal do Spinoza.

    A tentativa de aproximação, ao longo das falas do humeanos e do André Martins, segue vários aspectos, que a grosso modo, todos eles vão desembocar num único ponto: o papel da experiência no fazer filosófico.
    Todos os palestrantes de algum modo vão chegar nesse lugar comum.
    Um deles cita Maquiavel como o personagem que conseguiu juntar os dois ao tratar de filosofia política, dando ênfase à experiência logicamente.
    O André Martins vai falar como ambos concebem a experiencia enquanto determinante e fundamental no conhecimento racional.
    Outro humeano, vai destacar novamente que a teria do conhecimento dos dois filósofos também tem uma semelhanca sobre esse aspecto da experiencia.
    Enfim, existe um material interessante que pode ser mais estudado para talvez tentar encontrar uma chave de compreensao que os una.
    É muito raro você encontrar esse tipo de debate na academia, dessa forma.
    Na maioria dos encontros de filosofia que eu fui, voce só vê pessoas do mesmo estilo ou perspectiva.
    Pelo que sei, Spinoza só tem uma aproximacao forte mesma (e presente na academia) com Nietzsche.
    Muito dificil voce encontrar estilos e perspectivas diferentes de pesquisadores de filosofia se misturando e debatendo filosofias antagonicas na academia.

    Recomendo que assistam todos os videos, pois como disse, é bastante raro e interessante, esse encontro.

    Só irei postar um video desse encontro, pra enfatizar melhor o que eu já disse aqui várias vezes, inclusive poucos posts acima, fiz a mesma coisa, citando Hegel.
    Trata-se da deturpacao da obra e imagem de Spinoza (imediatamente após a sua morte) até os dias atuais.
    Isso aconteceu pelo furor e carater avassalador que a filosfia de Spinoza causou na sua época.
    Ele era considerado como um ateu fatalista, imoral, insolente, perigoso para os jovens ... era o diabo em pessoa, inclusive foi excomungado em vida! hahaha

    Três fatos marcantes demonstram essa deturpacao proposital da obra de Spinoza.
    1) Uma obra importante que foi o Dicionario do Pierre Bayle, onde ele deturpa e denigre Spinoza. Essa obra foi muito importante e bastante lida pela maioria dos filosofos, a partir do sec. XVII;
    2) A criacao e disseminacao de obras filosoficas atribuidas a Spinoza. Invencoes que eram distribuidas na maioria das bibliotecas da época;
    3) Kant!
    Kant (o mais importante filosofo do iluminismo, quiça da Filosofia inteira) propagou como ninguem que a filosofia de Spinoza era apenas uma ficcao, pois ele mesmo (Kant) sepultou a razao pura como conhecimento do em si.
    Acontece que o próprio Kant vai dizer que nunca leu Spinoza, e nem precisava, pois suas ideias era evidentemente incoerentes.

    Sem contar que a maioria dos manuais de filosofia, até de hoje em dia, deturpam a maioria dos filosofos.
    Sao muito redutiveis e criam um senso comum sobre os filosofos em geral que vai prejudicar a interpretacao filosofica.
    Cria-se demais a imagem canone de tais e tais filosofos.

    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #128
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Edit:

    Esqueci do Leibniz (filosofo muito famoso contemporaneo a ele), que inclusive escreveu uma obra onde ele supostamente demonstra refutar as teses de Spinoza.

    Errata:

    Em 2 nao se trata propriamante de obras inventadas como feitas por Spinoza.
    E sim uma disseminacao apologetica onde indica Spinoza como o maior refutador das religioes, utilizando mais a imagem de Spinoza enquanto polemico e nao como filosofo mesmo, citando a sua obra com propriedade.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #129
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Achei um site muito legal sobre curiosidades, Ciência e Filosofia.
    É atualizado todo dia.
    Tem muito conteúdo.

    Você pode entrar direto pelo link:

    Charlezine

    Mas eu achei o site mal feito.
    Muito conteúdo fica escondido por falta de links, então eu recomendo que usem o google, pesquisando por charlezine + o conteúdo de interesse.
    Por exemplo, se eu colocar: charlezine pensadores , vou encontrar quase toda a coleção Os Pensadores digitalizada.
    Repito, é quase toda mesma.
    Achei isso foda!
    Eu tenho um Nexus 5 e consigo ler de boa nele!
    Pra quem curte Filosofia, vai achar aí um ótimo material pra estudar quase todos os maiores filósofos que já existiram, desde da Filosofia Antiga até a Filosofia Contemporânea.
    Praticamente um curso completo de Filosofia!
    Quer dizer, é verdadeiramente um curso completo mesmo.
    Olha só esse outro material que eu encontrei lá:

    Livros | Charlezine

    Hahaha ... na parte de Filosofia Contemporânea, tem um livro que talvez interesse vocês @DiegoSestito e @zombie
    Um livro do Einstein chamado Como vejo o mundo!
    Confesso que eu também to afim de ler!

    http://charlezine.com.br/wp-content/...t-Einstein.pdf

    No mais, tem muitos vídeos de aulas de Filosofia aqui.
    Reparem que o cara atualiza demais o site (na verdade, parece um portal mesmo).
    É só ver que no fim da página tem o link da continuação da seção com mais vídeos e vídeos anteriores.
    Tem MUITO conteúdo e aula de Filosofia!

    Filosofia | Charlezine

    Olha essa parte só falando de bibliotecas, mano!
    No fim tem vários links de bibliotecas digitais do Brasil e do mundo.

    Bibliotecas | Charlezine

    Talvez tenha mais coisa.
    Repito: o site é mal feito e tem muito conteúdo que eu só achei pelo google, como a coleção Os Pensadores, a seção das Bibliotecas ...
    Na verdade, o site tem o design de um blog, com conteúdo de um Portal de Filosofia!

    Ta aí @Khalil RG , agora é só grindar!
    Se liga que tem livros de Introdução à Filosofia também.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #130
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16


    Valeu por esse texto!

    Eu cheguei a uma conclusão esses dias, somos o ser vivo mais amaldiçoado, não podemos ser totalmente animais e não nos é permitido a perfeição, estamos em um corpo primitivo, que adoece, produz excreção, apodrece (como toda a vida), querendo desesperadamente buscar o divino, o perfeito que é simplesmente inalcançável.

    Eu acredito em Deus, pra mim deus é a perfeição, mas justamente por ser perfeito, absoluto, pra deus não existe moral, logo a responsabilidade pelo bem e mal é completamente nossa e o pior, ela é primariamente individual. Criar uma lei não impede o crime, seja ele qual for. No fundo o que todo ser humano deseja é criar seu próprio mundo, com suas próprias regras, onde sua vontade seja absoluta.

    Minhas conclusões seguintes a essa são confusas ainda, mas dentro desse pensamento vc consegue me colocar dentro de alguma corrente de pensamento dessas?

    Eu acredito em deus, mas acho que ele está acima da moral e pra mim é um fato que não nos é dada a possibilidade da perfeição/divino, onde eu me encaixo no meio dessa galera ai?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 13 de 16 PrimeiroPrimeiro ... 31112131415 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados