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Tópico: Calcule o valor estimado do táxi

  1. #151
    Administrador Avatar de RRiccio
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    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    @Picinin,

    Deixa eu tentar resumir a minha opiniao (e imagino que a opiniao de quem apoie o Uber):

    O fato de ser classificado como transporte clandestino ou nao pouco importa pra gente. Eu ate concordo que, analisado apenas pela lei, o Uber ta no mesmo patamar do tiozinho com a Kombi 63.

    A diferenca eh que o Uber, com seu modelo que envolve tudo que o Riccio citou, mostrou pro mundo que a industria de taxis atual esta totalmente obsoleta. Eu nao conheco absolutamente ninguem que tenha usado o servico e nao tenha gostado. Pelo contrario, todo mundo que usa, dificilmente pega um taxi na vida .

    A empresa, mesmo atuando na margem da legalidade, ja eh avaliada em $18bi, ja eh o quarto maior empregador da cidade de San Francisco. Isso mostra o tamanho disso e que nao eh so a gente que pensa que eh uma quebra de paradigma, que esse modelo veio pra ficar e que o modelo de taxi atual ja morreu.

    Eh algo parecido com o que foi o Napster, que apesar de banido, mudou completamente a industria fonografica.

    Enfim, eu nao sei exatamente quais vao ser os proximos passos. Alguns paises vao optar por banir o Uber e seus concorrentes, outros vao liberar, outros vao tentar criar uma nova regulamentacao.

    O que eu sei eh que o modelo foi quebrado, e nao vejo como o mundo pode simplesmente esquecer que existiu algo como Uber e continuar usando taxis convencionais como se nada tivesse acontecido.
    O problema é que ressa sua visão é míope. O fato de resolver o seu problema como usuário não significa que resolve pra todo mundo. Ou que "o modelo foi quebrado". Como eu já disse trocentas vezes, o buraco é muito mais embaixo.

    Mas eu torço pra que você esteja certo e que o Uber revolucione os serviços de táxi
    Já revolucionou. Como disse antes, em SF não existe mais táxi. Virou tudo Uber. E esse processo tá ocorrendo em várias cidades ao redor do mundo. Em São Paulo parece que o Uber já tem 20% do tamanho da indústria de táxi. E isso bem no começo. Já mudou, é só questão de tempo.
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  2. #152
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    Em pleno século XXI ter que ficar explicando pq regular preço é ruim e ainda ser taxado de louco lol
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  3. #153
    Administrador Avatar de RRiccio
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    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Citação Postado originalmente por Cezar Teixeira Ver Post

    Desculpe pelo modo como falei.

    Realmente me irrita cogitarem a proibição de determinado serviço pq existe a possibilidade de em algum momento ele se tornar de baixa qualidade, sendo que o atual modelo é justamente de baixa qualidade e mais caro, mas pra mim já deu esse papo.
    Relaxa, eu fui escroto primeiro.

    Eu entendo seu ponto. O que eu discordo é que embora a qualidade seja baixa hoje, existe espaço para a segurança cair drasticamente. Se não for bem fiscalizado e com regras claras, se qualquer um puder oferecer o serviço sem passar por algum tipo de checagem, é um prato cheio para criminosos fazerem vitimas por meio desse tipo de app.
    Você tem algum exemplo de mercado em que isso seja realidade?

    Porque o consumidor não é burro. Se ele vê que um restaurante cai de qualidade ele para de dar seu dinheiro àquela empresa. Idem Uber, idem Airbnb, idem Homejoy, etc. Todas as empresas tem altíssimo incentivo à manter a qualidade alta. Se não mantiverem perdem o mercado. O Uber tem um concorrente direto chamado Lyft que tá esperando o Uber dar uma bobeada pra captar os clientes insatisfeitos.
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  4. #154
    Administrador Avatar de RRiccio
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    Citação Postado originalmente por Nacht Ver Post
    O táxi pode usar o uber?

    O usuário chama o uber e aparece um táxi. Já aconteceu com alguém isso?

    Como o uber cobra?

    Registre-se que o contrato de transporte oneroso tem suas especificidades na legislação nacional. Caso um terceiro cause o acidente ainda assim o transportador é responsável pelos danos sofridos pelo transportado. O transportador tem ação regressiva contra o causador do acidente por óbvio, mas ele responde perante o transportado.

    Fica complicado para o taxista competir de um cara que não se sujeita a nenhuma regra. Táxi é cheio de regra, ponto, etc...

    GG táxi...
    O Uber possui esse seguro, igual táxi.
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  5. #155
    Expert Avatar de Andre Castro
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    Citação Postado originalmente por RRiccio Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Quanto aos comentários do @RRiccio, eles nem tangenciam a crítica que estava sendo colocada. NINGUÉM aqui afirmou que taxi é mais eficiente que o Uber. Nos só estamos mostrando que o buraco é mais embaixo, e que permitir o Uber gera outras consequências que você não tão nem cogitando.

    E os argumentos político-econômicos são simplistas pra caralho. Ninguém é obrigado a usar o serviço de táxi, do Uber, de ônibus e de metrô. Mas as pessoas precisam de se locomover na cidade, ou entre cidades. É por isso que a absoluta maioria dos países do mundo considera o transporte público como serviço público essencial. Se depender só do interesse privado, muita gente não vai ter como se locomover e isso vai trazer um impacto absurdamente negativo pra economia.
    1. Quais consequências o Uber gera que não estão sendo cogitadas? Porque tem que proibir o Uber de executar seu serviço? Quem preferir táxi, usa táxi. Quem preferir Uber, usa Uber. Escolhas são boas pro consumidor e pra sociedade.

    2. Você tá falando como se tudo que você precisa pra viver não dependesse de interesse privado. O ser humano precisa comer pra viver. Pois bem, a sociedade inteira se junta em empresas, conglomerados, padarias, delivery, super mercados, etc. pra que você coma. É um mercado de concorrência perfeita (por isso que é quase impossível ganhar dinheiro com restaurante) e que resolve o problema do consumidor e abaixa preço.

    Você acha que se não existisse ônibus, táxi e metrô público os empresários brasileiros não iriam criar soluções de transporte pra suprir essa necessidade? Seria uma puta oportunidade e teria uma concorrência perfeita. Infelizmente sob a desculpa de que é um problema que o governo precisa resolver acaba-se gerando o monopólio de empresas de ônibus e cooperativas de táxi que resolve muito precariamente o problema do povo e impede outras empresas de entrar no mercado oferecendo um serviço melhor e mais barato.

    Além disso - não entendi em o quê que o interesse privado atrapalha o transporte público fornecido pelo governo. Isso é como falar que a escola privada prejudica a escola pública e que o governo deveria proibir.
    Pra todo mundo não. Os empresários brasileiros iam criar apenas soluções que fossem lucrativas, e o sujeito que mora num lugar pobre e afastado ia se foder porque não tem opção de transporte acessível. Isso pra não dizer o óbvio, a vida em sociedade precisa de espaços públicos, é inviável imaginar uma cidade em que não existe uma rua pública, uma avenida, uma praça etc, e os meios de transporte fazem parte do planejamento urbano. Assim como o exemplo que o Alvinho deu pra trás das telecoms que são obrigadas a criar infra nas áreas rurais pra operar nos grandes centros, senão não instalavam porque não dá lucro. Essa visão radical do liberalismo é utopia.
    santiago and Picinin like this.
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  6. #156
    Administrador Avatar de RRiccio
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    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    @phelps

    o Brasil é misto de público e privado. Você tá clicando botões...
    @ekalil

    sério que você acha que as críticas que nós estamos colocando são críticas à tecnologia? Então você tá clicando mais botões aqui que a galera lá no tópico da terceirização (e, pelas suas respostas, a impressão que fica é essa). O Uber tá enfrentando problemas legais em vários países, inclusive naqueles que são exemplo de transporte público, como a Alemanha.

    Você já pensou que se o Uber bomba, o número de taxistas vai cair abruptamente? E que quem não usa smartphone (o que deve ser a maioria absoluta da população do Brasil) vai ser prejudicado?

    Anyway,já tô fazendo hora extra nessa discussão. Já entrou em loop há muito tempo.
    Perai Picinin, tem um erro de logica ai no que vc falou. Se tem mta gente que nao usa smartphone, a demanda pra taxi vai continuar existindo e o numero de taxis nao vai cair abruptamente.

    Se o Uber bombar tanto a ponto de fazer a demanda por taxi cair tanto, eh pq quase todo mundo que precisa do servico vai estar sendo atendido.

    Resumindo, existe mercado pros dois conviverem, pelo menos por algum tempo, em paralelo.
    Não é tão simples assim. A demanda por táxi vai diminuir, o número de táxis rodando vai diminuir e você vai ter um mercado com dois modelos rodando em paralelo. Um com uma série de exigências e outro desregulamentado.

    Anyway, esse nem é meu ponto principal. O problema é que se libera o Uber, tem que liberar todo mundo pra prestar serviço de táxi.
    Consumidor não pega táxi clandestino.

    Uber > Taxi > Taxi Clandestino

    O consumidor não é o ser indefeso que vocês tão pensando. Ele vota com cada centavo que tem no bolso a cada vez que efetua uma compra.

    Por exemplo, no mercado de E-commerce você não precisa ficar regulando quem é confiável ou não. O primeiro cliente que você prejudicar ou fraudar mancha a reputação da empresa e acaba quase totalmente com a receita dela.

    As empresas tem um fortíssimo incentivo a não prejudicar clientes e oferecer um serviço com qualidade mínima alta.

    Os únicos casos no Brasil onde o serviço é notoriamente ruim é quando o serviço é público ou protegido por monopólios regulamentados pelo governo.
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  7. #157
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    @Alvinho especificamente sobre surge pricing, o ideal é ter algum limite, masnão acho tão errado. O exemplo da nevasca é bom, só vale a pena pro taxista ir trabalhar se for pra cobrar acima do preço comum, assim como a nevasca é uma situação complicada pro cliente, é também uma situação complicada pro motorista, que se dispõe a colocar o carro na rua e correr os riscos pra atender esse cliente. O exemplo do Cezar do gelo também é legal. Na tentativa de evitar o abusa de preço na situação de emergência, acabam os estímulos pro cara fazer uma viagem pra levar gelo pro lugar.
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  8. #158
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    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por phelps Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    @phelps

    o Brasil é misto de público e privado. Você tá clicando botões...
    Onde que você não entendeu que o transporte no Brasil passa necessariamente pelo Estado, desde regulamentações, licitações e vários outros?

    E que não permite a iniciativa privada de implementar livremente um modelo diferente e melhor (e concorrente...), como o país que citei?

    É misto de público e privado mas o privado passa necessariamente pelo Estado no Brasil.

    Quitei isso aqui.

    Passa necessariamente pelo Estado aqui no Brasil e na maior parte dos países do mundo...

    Deixa eu facilitar para você. A maioria absoluta dos países do mundo tem um modelo semelhante ao Brasil, e é por isso que o Uber vem enfrentando problemas legais em todos esses países, inclusive nos EUA. Ficou mais claro agora?
    Só porque a maioria dos países do mundo é burra não quer dizer que a gente também tenha que ser

    E infelizmente o Brasil tem taxas de corrupção muito maiores que o resto do mundo. Então qualquer regulamentação estatal e imposto prejudica muito mais o brasileiro que o cidadão de outros países. Porque enquanto na Suécia, na França e na Austrália o dinheiro público é bem utilizado, aqui ele vai pro bolso do corrupto.
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  9. #159
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    Citação Postado originalmente por Alvinho Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por Alvinho Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    No começo do debate tava com o ekalil, Picinin ownou o field e me fez mudar de opinião.
    Porra, quando eu vejo gente jovem e que trabalha com tecnologia indo contra o Uber me da uma dor no coracao.
    O problema é que você acha que quem diz que o Uber é um transporte clandestino é contra tecnologia e a favor do modelo atual, sendo que isso não é verdade. Existe um meio termo onde tem as facilidades tecnológicas do Uber com algum tipo de regulamentação.

    Por exemplo, a questão do surge pricing em emergências, que por sinal já foi regulamentado nos EUA.
    OK, mas essa regulamentação provavelmente vai tornar o serviço menos eficiente.
    Do mesmo jeito que a regulamentação de remédios deixa o mercado menos "eficiente" neh? Se não tivesse nenhuma regulamentação, era só produzir o remédio e gg, no dia seguinte já tava sendo vendido nas farmácias. Ia ser mais barato também, já que as empresas não teriam que gastar dinheiro com testes. Você é a favor disso? Não neh? Então...

    O dinheiro, que você chama de "eficiência", não é o único fator a ser analisado.
    Esse exemplo é bom. A diferença é que a chance do Uber matar alguém é milhões de vezes menor que a de um alimento ou remédio não-regulamentado. Por isso a fiscalização é importante nessas indústrias.

    Mesmo assim: muita gente morre hoje devido às barreiras que existem pra desenvolvimento de novos remédios. Poderia ser menor do que é.
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  10. #160
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    @Alvinho, pergunta simples:

    Ta rolando uma nevasca fudida. Governo decretou estado de emergência. Vc é motorista do uber e pode escolher quando trabalhar. O que vc faz? Vai trabalhar ou vai pra casa?
    Cara, o problema não é aumentar o preço, é aumentar o preço absurdamente, de uma maneira que você negue o serviço para pessoas que não são ricas e fure o olho das ricas.

    Eu não preciso ganhar OITO vezes o preço normal pra ir trabalhar, tipo em NY onde teve gente pagando $400 na corrida.

    Já que o Uber vale 40 bilhões de dólares, ele poderia simplesmente abrir mão do lucro nessas situações de estado de emergência, não? Ou até mesmo subsidiar, utilizando parte do lucro que teve no resto do ano. Várias indústrias tem que fazer algo parecido, tipo telecoms sendo obrigadas a fazer infraestrutura em lugares rurais se quiserem operar nas grandes cidades, porque sem isso ninguém faria, já que não dá lucro.
    Alvinho, isso não é serviço público. A empresa cobra o preço que desejar e o cliente aceita se quiser. Essa é a graça. Dei um mega exemplo antes.

    Você tá falando de surge pricing de 7x como se fosse algo comum e isso deve acontece 1 vez a cada 100 mil que alguém usa o aplicativo. Eu nunca vi nada parecido. O máximo que vi no Rio usando desde que lançaram foi 2,5x.

    E não é como se alguém tivesse fiscalizando cada ocorrência pra saber se é nevasca ou sequestro. Pode muito bem ser o casamento de alguém ou uma volta de um jogo de futebol. É apenas demanda/oferta - não tem ninguém maléfico determinando, é matemática.

    Ah, e teu exemplo das telecoms é furada. As telecoms são algumas das empresas que mais tem lucro no mundo justamente pelo fato de ter o lucro controlado artificialmente pelo estado. Te garanto que se você não regulasse essa indústria ia ter muito mais concorrente no mercado e que qualquer pessoa pobre teria acesso em qualquer lugar do Brasil a um preço muito menor.
    Última edição por RRiccio; 16-04-2015 às 00:35.
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