Postado originalmente por
RRiccio
Quem tá hater de Uber ou não tá entendendo o serviço ou é hater dos consumidores.
As 4 coisas que o Uber faz muito melhor que taxi são: (1) controle de qualidade, (2) minimização de fricção, (3) matching de oferta e demanda e (4) pricing.
O ponto #3 é o que os apps de táxi como EasyTaxi e 99Taxis fazem muito bem também - eles conectam táxis a passageiros, diminuindo o número de táxis sem passageiros e o número de passageiros sem táxi. Isso aumenta a produtividade do taxista e a conveniência do passageiro. Por isso esses apps fazem sucesso. Idem Uber. Mas vocês tem que explorar os outros 3 pontos.
O ponto #1, controle de qualidade, é insano. O Uber é extremamente rigoroso em relação ao controle de qualidade e isso acontece em real time. Ao final de cada corrida o cliente avalia de 1 a 5 estrelas a experiência. E a regra é a seguinte: motoristas com notas abaixo de 4.6 são na 1a vez suspensos da plataforma por X dias, na 2a vez suspensos por um período maior e na 3a vez são removidos do sistema. Isso é algo impraticável na indústria de táxi e o que torna o serviço péssimo.
O taxista vai dar cantada em mulher, dirigir bêbado, fumar, xingar, conversar quando o cliente não quer, pegar o caminho errado, etc. porque sabe que tem pouco que o cliente possa fazer para prejudicá-lo. No Uber basta um cliente te dar uma avaliação negativa e pronto, você é cortado. Esse é um sistema extremamente meritocrata. Se vocês não experimentaram o Uber, experimentem. Não há nenhum serviço ao consumidor final que consegue manter o mesmo padrão de qualidade no Brasil. Isso tudo por causa desse controle real time a cada corrida.
O ponto #2 é o que gera os protestos. A questão é que, como em tudo em que os sindicatos e entes governamentais metem o bico, a indústria de taxi é altamente ineficaz. O motorista é cobrado uma série de impostos e ao mesmo tempo o sindicato e as cooperativas são quem fica com a maior parte do lucro do sistema. Assim como no caso do Airbnb, o Uber percebeu que a iniciativa privada é melhor e mais eficaz em se regular que o monstruoso processo público. Todos os problemas que o taxista resolve pagando caro (ie. obtenção de clientes via cooperativa, vistoria com órgão público, etc.) o Uber consegue resolver por uma fração do preço e aplicando tecnologia. E o consumidor prefere que seja assim.
O ponto #4 é o que gera polêmica por parte de quem não entende bem economia. Graças aos pontos #3 e principalmente ao #2 o Uber consegue ser MUITO mais eficiente em preço. Os custos que estariam indo para o bolso do político corrupto, para o bolso da cooperativa e afins ao invés disso são repassados em preço menor para o consumidor. No caso do Uber Black Car (serviço premium, carro preto, motorista de terno, com direito a água) o preço hoje já é menor no Rio que táxi, por um serviço 10x melhor. No caso do UberX, que ainda não lançou mas deve lançar futuramente o preço vai ser drasticamente menor.
E sobre o surge pricing, funciona assim: quando tem demanda muito alta de Uber em um local e pouca oferta surge um multiplicador da tarifa. É como se fosse equivalente à bandeira 2 do táxi, só que mais justa. Muita gente fica indignada com isso, mas é só falta de conhecimento de economia. O exemplo mais clássico é o da nevasca que houve em Nova Iorque e que fez com que os Ubers custassem 7x mais. A questão é perceber que *sem o surge pricing* não teria nenhum carro na rua, pois nenhum motorista seria louco a dirigir durante uma nevasca. E, ao mesmo tempo, com o surge pricing o cliente que realmente precisa e tá disposto a pagar consegue um motorista. E quem não precisa tanto assim, espera outro momento. Ao não existir o surge pricing você basicamente exige que todos os clientes que não usam o serviço durante situação de alta demanda paguem o preços pelos poucos que usam. E isso não é justo. É
ABC de oferta/demanda.
Resumindo, o consumidor: (1) espera menos, (2) tem um serviço melhor e mais seguro, (3) paga menos.
E o motorista: (1) ganha mais dinheiro, (2) trabalha menos e (3) é remunerado pelo seu bom serviço.
Toda a sociedade ganha. Só quem perde é o político corrupto e as cooperativas.