|
|
#1 (permalink) |
|
Expert
![]() ![]() |
Qual o conceito de jogabilidade em games?
Opa
Seguinte, tava conversando com uns amigos ontem e falávamos de videogames antigos, master, phantom, mega, snes e tal e falávamos dos jogos. Não sei como mas começamos a discutir sobre a definição de jogabilidade. Ele disse q tal jogo tinha uma jogabilidade ruim, eu disse que não, e o conceito dele de jogabilidade tinha a ver com tempo de resposta do videogame ao controle e facilidade/dificuldade de controlar. Eu disse que não era bem isso, que nisso se encaixava a versatilidade do jogo, número de fases, fases alternativas, diferença entre as fases, inimigos e tal. Dei como exemplo SF, Super Mario, Sonic, F-Zero, pra mim todos jogos com alta jogabilidade e ele disse que Sonic não apresentava boa jogabilidade pq era difícil de controlar o boneco (WTF?) e que isso se encaixava mais no conceito dele. Depois de perder um tempo sobre chegamos a conclusão de que jogabilidade deve ser um misto do dois. Enfim, sei que tem mtos gamers aqui e queria saber o que realemnte é jogabilidade e quais jogos antigos tinham uma boa jogabilidade. Abraço.
|
|
|
#2 (permalink) |
|
Administrador
![]() Registrado em: 08/09/07
![]() |
os 2 conceitos somados, mas puxando mais pro conceito do seu amigo, imho. parada tipo número de fases e fases alternativas entram mais no que o povo chama de "replay value" ou "lasting appeal".
|
|
|
#7 (permalink) |
|
Expert
|
jogabilidade eh relacionado ao que seu amigo falou, nao tem nada a ver com replay value, historia, playtime etc.
jogabilidade eh se o boneco eh duro ou mole, lento ou rapido, se pula direito ou se eh uma merda pra pular etc. prince of persia antigo tem a jogabilidade ruim pq o boneco pulava q nem um lesado e era horrivel de controlar, ele ia correndo e meio q deslizava. tomb raider eh o exemplo perfeito de jogabilidade horrivel, soh quem gosta sao os fãs da serie q se acostumaram. a lara demora um tempao pra virar, pular, vc fica todo errado pra subir nas coisas etc. sonic tem jogabilidade otima, o boneco pula na moral, eh bem solto, o jogo flui certinho. mario tb, principalmente o mario64 q eh um bom exemplo de otima jogabilidade. qto melhor a jogabilidade de um jogo, menos cansativo fica sendo fazer as coisas basicas, como bater, pular, correr. jogo com jogabilidade ruim vc desiste pq enche o saco tentar pular 6 vezes num lugar e o boneco escorregar e voltar la pra baixo do nada. ![]() |
|
|
|
|
|
#9 (permalink) |
|
Administrador
![]() Registrado em: 08/09/07
![]() |
mas umas coisas que ele citou também entram em jogabilidade, como diferença entre os inimigos/fases, dificuldade do jogo, etc.
assassin's creed, por exemplo, tem uma jogabilidade fraca imho, pois você faz a mesma coisa o tempo todo, muito boring.
|