Clique Aqui Provocações Sobre Deus e Religião - Página 101

Lista de Usuários Marcados

Página 101 de 246 PrimeiroPrimeiro ... 519199100101102103111151201 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1.001 a 1.010 de 2460
Like Tree3787Likes

Tópico: Provocações Sobre Deus e Religião

  1. #1001
    World Class Avatar de Airton_Neto
    Data de Ingresso
    06/04/11
    Posts
    6.106
    Cito aqui trechos muito bons do livro "A Cidade Antiga", de Fustel de Coulanges, para agregar ao tópico.
    Quanto mais leio sobre os antigos, sobretudo os gregos, mais sinto que tudo já foi dito, de uma outra forma (por isso que alguns intelectuais chamam nossa civilização de "Grego-Ocidental". Acho que foi o Whitehead que afirmou, de forma bem exagerada, que a história da Filosofia "não passa de uma sucessão de notas de rodapé da obra de Platão"). Interessante ver como o Coulanges mostra que a Morte foi o elemento fundador da religião e crenças que temos hoje. A leitura dos primeiros capítulos do livro é muito A++. Embora o eurocentrismo seja forte (não tem como não ser, visto que o modelo de civilização, a História e a Filosofia nossa são, praticamente, europeias), é uma baita leitura. Segue aqui alguns trechos:

    "Até os últimos tempos da história da Grécia e de Roma, vemos persistir entre o vulgo um conjunto de pensamentos e costumes que, certamente, datavam de época muito remota, pelos quais poderemos conhecer quais opiniões o homem tinha a princípio a respeito da própria natureza, da alma e sobre o mistério da Morte(...) Mas em que lugar e de que maneira se desenrolava essa existência? Acreditavam que o espírito imortal, uma vez livre do corpo, ia animar a outro? Não; a crença na metempsicose jamais tomou raízes no espírito das populações greco-romanas; também não é a mais antiga opinião entre os árias do Oriente, pois os hinos dos Vedas contrariam essa crença. Acreditava-se então que o espírito ia para o céu, para a região da luz? Nem isso; o pensamento segundo o qual as almas entravam em uma morada celeste é de época relativamente recente no Ocidente; a morada celeste era considerada apenas recompensa para alguns grandes homens e benfeitores da humanidade. De acordo com as mais antigas crenças dos itálicos e dos gregos, a alma não passava sua segunda existência em um mundo diferente do em que vivemos; continuava junto dos homens, vivendo sobre a terra(..)

    [...] Os gregos e romanos tinham exatamente as mesmas opiniões. Se deixassem de oferecer aos mortos o banquete fúnebre, logo estes saíam de seus túmulos, e, como sombras errantes, ouviam-nos gemer na noite silenciosa. Censuravam os vivos por sua impiedosa negligência; procuravam então castigá-los, mandavam-lhes doenças, ou castigavam-lhes as terras com a esterilidade. Enfim, não davam descanso aos vivos até o dia em que voltassem a oferecer-lhes o banquete fúnebre(13). O sacrifício, a oferta de alimentos e a libação levavam-nos de volta ao túmulo, e proporcionavam-lhes o repouso e atributos divinos. O homem assim estava em paz com eles(14). Se o morto esquecido era criatura malfazeja, o honrado era um deus tutelar, que amava aqueles que lhe ofereciam alimentos. Para protegê-los, continuava a tomar parte nos negócios humanos, desempenhando muitas vezes a sua parte. Embora morto, sabia ser forte e ativo. Dirigiam-lhe orações, pedindo lhe favores e auxílio. Quando encontravam um túmulo, detinham-se e diziam: “Tu, que és um deus sobre a terra, sê-me propício(15).”Pode-se avaliar o poder que os antigos atribuíam aos mortos por esta prece que Electra dirige aos manes de seu pai: “Tem piedade de mim, e de meu irmão Orestes; faze-o voltar; meu pai, ouve minha oração; atende meus desejos ao receber minhas libações.” — Estes deuses poderosos não proporcionam somente bens temporais, porque Electra acrescenta: “Dá-me um coração mais casto que o de minha mãe, e mãos mais puras(16).” — Também o hindu pede aos manes “que em sua família aumente o número dos homens de bem, e que tenham muitas coisas para dar.”Essas almas humanas, divinizadas pela morte, eram as que os gregos chamavam de demônios ou de heróis(17). Os latinos chamavam-nas de lares, manes(18) ou gênios, — “Nossos antepassados acreditaram — diz Apuléio — que os manes, quando maus, deviam ser chamados de larvas, e de lares quando eram benfazejos e propícios(19).” — Lemos em outro lugar: “Gênio ou lar, trata-se do mesmo ser; assim o creram nossos antepassados(20).” — E em Cícero: “Aqueles que os gregos chamam demônios nós chamamos lares(21).”Essa religião dos mortos parecia ser a mais antiga existente entre os homens. Antes de conceber ou adorar Indra ou Zeus, o homem adorou os mortos; teve medo deles, dirigiu-lhes preces. Parece que é essa a origem do sentimento religioso. Foi, talvez, à vista da morte que o homem teve pela primeira vez a idéia do sobrenatural, e quis confiar em coisas que ultrapassavam a visão dos olhos. A morte foi o primeiro mistério; ela colocou o homem no caminho deoutros mistérios. Elevou seu pensamento do visível para o invisível, do passageiro para o eterno, do humano para o divino"



    Adoramos os mortos antes de adorarmos os deuses...
    Tânatos como uma das forças que nos movem..
    Última edição por Airton_Neto; 21-05-2014 às 01:17.
    zombie and Bolengo like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #1002
    World Class Avatar de Airton_Neto
    Data de Ingresso
    06/04/11
    Posts
    6.106
    Leitura do livro para quem quiser: http://bibliotecadigital.puc-campina...oulanges-1.pdf
    santiago likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #1003
    World Class Avatar de luigibr
    Data de Ingresso
    25/11/09
    Localização
    Poá, com acento
    Posts
    6.934
    Citação Postado originalmente por reinaldobut Ver Post
    Citação Postado originalmente por Caipira Ver Post
    Citação Postado originalmente por reinaldobut Ver Post
    Citação Postado originalmente por Caipira Ver Post
    @zombie legal seus posts. Vc sempre atencioso com a galera. Mas, tá foda de grindar o tópico. Tenho acompanhado somente alguns posts e bateu uma curiosidade aqui (se vc já respondeu sobre isso, sry).

    Vc acredita em alma, reencarnação, algum tipo de "vida" após a morte ou acha que morreu é gg, fim?! Entenda essa "vida" pós morte como se fosse parte da natureza, um processo natural sem interferência de deuses ou coisa do tipo.
    rapaz tbm não to acompanhando firmemente não mas pelo pouco que li nos posts dele acho q a vida após a morte é apenas uma justificativa branda que algumas religiões, seitas e etc utilizam para o fim da vida material. Todo ateu/agnóstico não pode pensar em vida após a morte.
    Não pode pensar em ser algo natural? Uma pessoa que não siga nenhuma religião, mas ache que a vida é algo além de um sistema orgânico, sinapses e reações químicas. Que existe alguma consciência pós morte, não sei, to divagando aqui... sem alguém "controlando" a situação... que seja algo criado pela própria natureza.
    Se pensarmos dessa forma, vamos estar aceitando a existência de um mundo que não seja material, e é nisso q algumas religiões ou seitas se baseiam, como o espiritismo, que prega a evolução desta "consciência" a qual vc se refere
    Já disse isso antes, vou dizer de novo. Tem gente que confunde ateísmo com ceticismo. Nem todo ateu é cético. O Satanismo de LaVey acredita na existência de magia, apesar de negar veementemente a existência de divindades. Conheço budistas que são ateus, mas eles acreditam na alma e na evolução do espírito pelas encarnações. A maioria dos ateus é composta por céticos, mas nem todo ateu é cético.
    reinaldobut likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #1004
    Professional
    Data de Ingresso
    26/08/13
    Localização
    Uberlândia - MG
    Posts
    266
    Mto top o texto do Asimov,fazia tempo que não lia algo que me deixasse com tanta vontade de grindar alguma parada rsrs,achei um vídeo dele prevendo a revolução dos computadores fantástico tbm.

    Alguém tem mais algum texto,documentário,livro sobre esse cidadão que aconselhem ?
    Airton_Neto likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #1005
    World Class Avatar de Airton_Neto
    Data de Ingresso
    06/04/11
    Posts
    6.106
    Com a palavra, Lacan:



    Tradução minha:

    "A morte pertence ao domínio da fé. Vocês estão certo em acreditar que morrerão. Ela os sustenta. Se vocês não acreditarem nela, poderão suportar a vida que tem? Se não estivessem apoiados solidamente na certeza que isto acabará, como poderiam suportar tudo isto?

    No entanto, é apenas um ato de fé. E o pior de tudo quanto a isto é que não se tem certeza."
    zombie, Bolengo and Yves like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #1006
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    Citação Postado originalmente por Kleber Ver Post

    O problema é que nada resolve a aleatoriedade.

    Se o nosso sistema foi criado, quem criou o criador? Ai vc escolhe até qual escala vc acredita, mas algo tem que ter surgido do nada ou aleatoriamente, pra fechar um raciocinio de causa e efeito.
    Nem tudo tem um início.
    O conceito de causa de si mesmo (causa sui) responde essa questão.

    Mesmo assim, se você coloca Deus como causa de si mesmo, porque não pode aplicar o mesmo raciocínio ao universo? Adicionar Deus, só adiciona mais uma camada ao problema...

    Btw, volta na pagina anterior e le o conto que o Floyd postou, é A+++ tu vai curtir demais.
    Não sei se te entendi Diego, mas a o meu ponto é o seguinte:
    Já disse aqui que pra mim Deus e Natuteza (ou o Universo) são a mesma coisa (ou realidade).
    O uso do termo Deus só se refere a uma questão temática-terminológica-histórica mesmo.
    Logo, imo, o Universo é causa de si mesmo (conceito metafísico de causa sui).
    A questão é que para o cientista dizer que uma coisa é causa de si mesma ou eterna é adotar uma postura racionalista da realidade ...

    Você já deve saber, mas talvez muitos aqui não sabem: o uso do termo eternidade por qualquer cientista só tem validade num sentido literário ...

    O Universo não pode ser dito eterno, apenas o amor ...
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #1007
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    E outra coisa velho.
    Ainda bem que somos finitos!
    Vocês não tem idéia de como seria aterrorizante ser eterno pra nós, seres humanos ... e isso não é apenas literatura ... é filosófico também!

    E essa parada aí do Lacan, Airton, eu não curti mesmo ... nem sei o sentido que ele está querendo dar ao que diz ... mas não ta legal
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #1008
    World Class Avatar de Bolengo
    Data de Ingresso
    07/09/08
    Posts
    12.662
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    E outra coisa velho.
    Ainda bem que somos finitos!
    Vocês não tem idéia de como seria aterrorizante ser eterno pra nós, seres humanos ... e isso não é apenas literatura ... é filosófico também!

    E essa parada aí do Lacan, Airton, eu não curti mesmo ... nem sei o sentido que ele está querendo dar ao que diz ... mas não ta legal
    lol, nao temos ideia



    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #1009
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Esse texto aqui é muito bom e sintético @DiegoSestito e @zombie:

    EMPIRISMO E RACIONALISMO

    O Picinin, inclusive, foi o único que eu já vi aqui tocar, bem por cima, neste ponto ... ele já citou muito aqui o conceito de tábula rasa ... é uma pena que ele pareça irredutível demais para me tirar da IL dele ...
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #1010
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Citação Postado originalmente por Bolengo Ver Post
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    E outra coisa velho.
    Ainda bem que somos finitos!
    Vocês não tem idéia de como seria aterrorizante ser eterno pra nós, seres humanos ... e isso não é apenas literatura ... é filosófico também!

    E essa parada aí do Lacan, Airton, eu não curti mesmo ... nem sei o sentido que ele está querendo dar ao que diz ... mas não ta legal
    lol, nao temos ideia



    HAHA ... só uma figura de linguagem, velho ...
    Nao tem uma elaboração densa na minha cabeça ... devia ter tirado o filosófico do post pra ficar melhor como figura de linguagem mesmo ... my bad ... o ponto é que, imho, o ser humano é na maior parte do tempo triste, angustiado, ansioso ... e isso tudo é bem difícil de ser ultrapassado ... digamos quase impossível ... imagine viver eternamente assim ... fodeu! ... nem como possibilidade vale a pena ... pode foder mais ainda ...

    Estou dizendo tudo aqui no sentido coloquial mesmo ... não vá querer aprofundar e destrinchar o meu discurso nao, please ...
    Bolengo likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados