Clique Aqui (pseudo artigo) Gestão de Bankroll

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 32

Tópico: (pseudo artigo) Gestão de Bankroll

  1. #1
    Grinder Avatar de ninjamanco
    Data de Ingresso
    25/01/09
    Posts
    119

    (pseudo artigo) Gestão de Bankroll

    O Bazzano falou que faltava um bom tópico sobre bankroll no fórum. Tudo o que posso fazer é abrir minhas opiniões e colocar minha cara a tapa. Por favor, critiquem e apontem as falhas no meu modo de pensar, esse é um assunto do interesse de todos, inclusive meu e gostaria de melhorar neste aspecto também.

    Todas as informações aqui descritas são baseadas na minha experiência pessoal e na minha forma de enxergar as coisas e muito provavelmente pode não ser aplicável a ninguém além de mim, contudo, decidi aindassim compartilhar minhas opiniões.

    Lá vai:

    Assim como poker não é uma ciência exata, a gestão do bankroll também não é. Assim como no jogo trabalhamos com expectativa, IMHO o mesmo se dá na gestão do bankroll.

    E como se calcula a expectativa do bankroll? ROI baby, ROI. Algumas fórmulas milagrosas sugerem que você precisa ter um número mínimo de buy-ins para o nível que você joga. Basear-se em uma regra fixa para gestão do bankroll (100 buy-ins, 50 buy-ins) é na minha humilde opinião um grande BULLSHITÃO pelo simples fato que desconsidera completamente o perfil do seu jogo e os resultados que se podem obter com eles. Não adianta colocar 200 buy-ins na mão de um player zé-ruela que no longo prazo o bankroll será consumido integralmente. Pode apostar que 10 buy-ins para um SnG de 45 a 90 players deve ser mais que suficiente para o Chris Ferguson fazer o regasso.

    Então basicamente a gestão do bankroll deve considerar não só a variância, mas também a expectativa. Por exemplo, se um jogador de cash games resolve partir para torneios em geral, deve-se levar em conta que a expectativa de sucesso dele no período inicial é mínima e por este motivo a expectativa no momento é negativa.

    Outro ponto interessante nas fórmulas milagrosas de gestão de bankroll é a regra da escalada de níveis. Aquela história do "com tantos buy-ins do nível acima suba / com tantos buy-ins do nível que vc joga desça". Mais uma vez, IMHO é BULSHITÃO. Não a parte da descida, mas a parte da subida. Sou adepto dos estudo + experimentos. Por este motivo, ao ganhar um MTT de $1 com field grande tirei quase tudo pro neteller e continuei no meu nível. Sabia que precisava melhorar meu jogo e não vou escalar o nível sem segurança baseado em um único resultado expressivo. Vou melhorar meu jogo, estudar e então subir gradativamente. Tudo bem, eu sei que é conservador, mas É O MEU DINHEIRO. Eu coloquei ele lá e quero fazê-lo render. E retirar me deu uma motivação adicional: USUFRUIR DOS MEUS GANHOS PARA GANHAR MAIS. Tá, sei que foram só 400$ que eu tirei pro neteller, mas isso dá mais de 1000 reais e pra muita gente isso é mais que o salário do mês. Senti um leve gosto do sucesso e quero mais! Estou estudanddo pra isso.

    Quem acompanha meu blog (tá bom, sei que ninguém faz isso, se fizer não bate bem das bolas), sabe que esta semana eu comecei a dar meus tiros nos SnG de $5+0.50 de 45 players. Estou fazendo isso antes do bankroll indicado (pelas formulas milagrosas), por 2 motivos: Aprendizado (quero conhecer o nível seguinte antes de tê-lo como meu nível padrão) e Aumentar a lucratividade (usando parte dos meus lucros nos torneios de $1 para pagar as incursões nos torneios de $5). Com isso eu torno a escalada gradativa e posso ter parte da segurança do $1 e parte da rentabilidade que o $5.

    E outro detalhe importante, estou usando os SnG de 45p pra melhorar tecnicamente de forma a estar melhor preparado para enfrentar os MTTs, pois nesses torneios eu me deparo com várias situações diferentes e etapas diferentes do torneio automatizando o processo de escolha de decisões primárias. E aos poucos vou diversificando minhas opções de renda. Vou usar parte dos lucros dos torneios de $5 para financiar mais MTTS e por aí vai. E quando tiver um bankroll adequado vou retornar aos cash-games, mas desta vez entrando em mesas com o bui-in máximo (jogava na estratégia de shortstack quando parei).

    Com toda essa ladainha eu tentei expor que ao meu ver a gestão do bankroll se sustenta em três pilares: Expectativa, Variância e Amadurecimento (aprendizado/experiência) e com essas informações é possível traçar um plano PESSOAL de gestão de bankroll, diversificando sua carteira de investimentos de acordo com a expectativa de cada uma, na proporção que melhor funcione exclusivamente pra você. Só não se esqueça de ser honesto com você mesmo e com o seu dinheiro. NUNCA SUPERESTIME SUAS HABILIDADES OU O SEU BANKROLL.

    Aprecie com moderação!!!
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Professional Avatar de nettoflausino
    Data de Ingresso
    22/07/08
    Posts
    272
    fine... só coloco uma ressalva bem result's oriente, no poker existe uma variância natural
    e as vezes se você pegar uma fase ruim ( hj devo ter levado 15 bad e só apliquei uma... low ), seu dinheiro pode ficar prox. de acabar, mas concordo com boa parte do artigo, eu comecei jogar sng de 3.40 turbo no ps com 35 dolares... e joguei tranquilamente porque o nível dos jogadores era parecido com os de 1.20 fazendo eu crescer mais rápido... já to dando uns tiros no de 6.60...
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Expert Avatar de Presidente
    Data de Ingresso
    21/09/07
    Posts
    3.885
    Images
    3
    Ia sugerir que você fizesse um blog, mas lendo o post percebi que você já tem um. Qual é o endereço?

    Nice post
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Expert Avatar de bgiamatei
    Data de Ingresso
    20/02/08
    Posts
    2.979
    Gostei do Post. - Ultimamente não utilizo nenhuma estratégia para meu BR - sou amador e apenas me divirto - contudo jogo mesas de sitizão com muitos BI na conta (mais de 100). Vou reavaliar minha forma de pensar o BR. Tenho mais de 20% de ROI e acredito que dá para conduzir uma subida nos moldes postados.
    Última edição por bgiamatei; 10-02-2009 às 13:48.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Expert Avatar de Sabujo
    Data de Ingresso
    17/03/08
    Posts
    2.685
    Images
    3
    Num tempo de kenpops, alexlemos e _________ (fill the blank), quando aparece um usuário novo colocando um post desse até surpreende.
    Parabéns pela inicativa.
    Rep +
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Grinder Avatar de ninjamanco
    Data de Ingresso
    25/01/09
    Posts
    119
    Citação Postado originalmente por Presidente Ver Post
    Ia sugerir que você fizesse um blog, mas lendo o post percebi que você já tem um. Qual é o endereço?

    Nice post
    NinjaManco Poker Team

    No meu blog exponho mais sobre as decisões e emoções envolvidas, tendo muito pouco conteúdo técnico. Fiz mais pra auto-avaliação e pros chegados acompanharem

    Valeu
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Grinder Avatar de ninjamanco
    Data de Ingresso
    25/01/09
    Posts
    119
    Citação Postado originalmente por bgiamatei Ver Post
    Gostei do Post. - Ultimamente não utilizo nenhuma estratégia para meu BR - sou amador e apenas me divirto - contudo jogo mesas de sitizão com muitos BI na conta (mais de 100). Vou reavaliar minha forma de pensar o BR. Tenho mais de 20% de ROI e acredito que dá para conduzir uma subida nos moldes postados.
    Boa, mas não esqueça de considerar os pilares: expectativa, variância e aprendizado. Acho que a abordagem melhor de subida é manter seu nível e começar a dar uns no limite imediatamente acima, usando parte dos ganhos no seu nível estável para tentar melhorar a lucratividade.

    Pare e reflita, a decião é sua. No caso de Sitões Single-Table, eu particularmente seria mais conservador na subida (baseado no meu perfil e estilo de jogo). It's up to you.

    Aprecie com moderação
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Expert Avatar de bgiamatei
    Data de Ingresso
    20/02/08
    Posts
    2.979
    Bacana seu blog - dei uma lida geral e vi que você está muito empolgado com o Poker. Pelo que você anda escrevendo no fórum apostaria que dentro em breve você estará onde gostaria.

    Parabéns pelo blog - se lembrar vou ouvir o Podcast. (só consigo em casa, no trabalho é bloqueado).

    Que horas costuma jogar? Vi que você utiliza programas, comprou ou usa free? Vale a pena comprar um programa nesse nível de BI?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Chip Leader Avatar de Filipuzis
    Data de Ingresso
    10/07/08
    Localização
    BH
    Posts
    1.080
    Images
    2
    Citação Postado originalmente por Sabujo Ver Post
    Num tempo de kenpops, alexlemos e _________ (fill the blank), quando aparece um usuário novo colocando um post desse até surpreende.
    Parabéns pela inicativa.
    Rep +
    Concordo.

    +Rep
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Table Captain Avatar de alexlemos
    Data de Ingresso
    05/12/08
    Posts
    952
    show de artigo , eu começei jogando mtt $2 de 180 com $25 , tinha a ideia q isso chegaria se tudo corresse dentro da normalidade e pelos vistos chegou

    mas cuidado, gestao agressiva so esta ao alcançe dos melhores
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados