Clique Aqui Patrocínio para Evento (Show) - Dicas

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 13
Like Tree22Likes

Tópico: Patrocínio para Evento (Show) - Dicas

  1. #1
    World Class Avatar de rocksfeller
    Data de Ingresso
    23/10/09
    Localização
    Universo Paralello
    Posts
    5.055

    Patrocínio para Evento (Show) - Dicas

    Alguém aqui já trabalhou com produção de eventos de médio porte ou conhece alguém que trabalha?

    Estou analisando a possibilidade de trazer um show de música que nunca veio aqui pra cidade. Seria pra um público de 2-3k pessoas.

    Ainda não coloquei detalhadamente no papel, tanto porque não encontrei o local ideal ainda, mas o custo total do evento seria de aproximadamente 50k. E o faturamento esperado é de 70-90k.

    Gostaria de conversar com alguém que tivesse experiência em eventos desse porte, especialmente por causa da busca de patrocínios. Os amigos que tenho, inclusive meu sócio, tem experiência apenas em eventos menores onde a busca de patrocínio não tem tanto peso.

    - Alguém sabe me dizer quantos % do custo total é factível de se conseguir patrocínio?
    - Sugestões de empresas que poderiam patrocinar uma fatia gorda do evento?

    Eu sei que tenho que criar/apresentar algo de valor para o patrocinador investir. Minha idéia principal é a publicidade nas redes sociais (x seguidores dos promoters do evento + x seguidores da banda principal + x seguidores das bandas de abertura), somando com a publicidade ao vivo no evento (2-3k pessoas) com banners e outros trecos de publicidade que geralmente são disponibilizados pelas próprias empresas.

    Pensei em pedir apoio de alguma rádio e/ou jornal da cidade, o que aumentaria bastante o número de pessoas atingidas pela publicidade, gerando maior valor para o patrocinador.

    - Será que há interesse de alguma rádio ou jornal fazer essa publicidade do evento na faixa? Acho que não né? Não enxergo valor de retorno para eles.
    Mas mesmo pagando acredito que seja +ev (dependendo do valor óbv).

    - Sugestões de como criar mais valor para oferecer ao patrocinador?


    Valeu!!
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Moderador Avatar de Urbach
    Data de Ingresso
    11/10/07
    Posts
    11.123
    Já fiz muito isso. Tô no celular e depois posso elaborar, mas comece pensando que provavelmente vc não terá nenhum patrocínio. Talvez apoios e permutas, que permitem diminuir o custo do evento, mas não pegar $.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    World Class Avatar de rocksfeller
    Data de Ingresso
    23/10/09
    Localização
    Universo Paralello
    Posts
    5.055
    Quando puder deixe seus 2 cents aqui @Urbach
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Moderador Avatar de Urbach
    Data de Ingresso
    11/10/07
    Posts
    11.123
    Uma marca patrocina um evento pelo alinhamento deste à sua imagem e ao público-alvo, ldo.
    As contrapartidas que vc está propondo talvez façam sentido para uma marca menor e um mercado de nicho no interior, mas em geral são pouco atrativas a um investimento mais alto se analisadas por uma corporação com a cultura de marca e patrocínio estruturada.
    No seu tipo de evento, que aliás pelo custo é visto como de pequeno porte, o principal é tentar apostar em parcerias e apoios que possam reduzir o seu custo ou melhorar a sua rentabilidade.Exs:
    Parceiro de A/B: Ter um parceiro que entre com todo o risco de operação do bar e alimentação, seja vendendo esse direito ou garantindo uma divisão entre vc e essa empresa.
    Parceiro com interesses comerciais no evento: Possíveis empresas que tem interesse de fornecer produtos para o evento, como por exemplo, uma cervejaria ou uma distribuidora de bebidas que pode vender com condições melhores de compra como bonificação na aquisição desses itens.
    Parceiro de comunicação: É possível ter muitas rádios e veículos locais, como parceiros de mídia, que entram no risco sendo remuneradas por um % da bilheteria.
    Ponto de venda de ingressos: Nesses locais é possível fazer uma parceria sem vc pagar nada, já que irá gerar fluxo para a loja/estabelecimento comercial.

    Indicação de potenciais patrocinadores

    Não dá para responder isso sem conhecer bastante sobre o seu evento e público-alvo. Obviamente um patrocinador busca um público semelhante que represente o perfil do consumidor da marca.

    Relação risco-benefício do seu evento
    Um evento é um investimento de altíssimo risco. Na grande maioria das vezes, vc vai perder ou empatar.
    Nesse cenário, considero mau negócio ter uma margem de lucro de 40% se absolutamente tudo sair como vc imagina, simplesmente pq quase nunca sairá.

    Minha experiência nesse tema

    Dos meus 15 aos 25 anos, seja full time ou part time, criei, planejei e produzi eventos principalmente para universitários. Até hoje, ainda faço freelas de apresentações / propostas para patrocínio de eventos de entretenimento e nisso posso te responder que tão importante quanto o projeto é quem apresenta e o grau de abertura que possui na empresa potencial patrocinadora.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    World Class Avatar de rocksfeller
    Data de Ingresso
    23/10/09
    Localização
    Universo Paralello
    Posts
    5.055
    Realmente depois de eu reler o que havia escrito não consegui enxergar muito valor no que estava pensando em oferecer para algum patrocinador. No caso, esse tipo de publicidade que pensei em oferecer, a empresa consegue atingir muito mais pessoas com um custo bem menor na maioria dos casos.

    Mesmo se tratando de um evento de pequeno porte, acho difícil alguma empresa com maior poder financeiro querer patrocinar com um valor razoável sem ter um bom motivo por trás disso.

    Sobre o público alvo, a idéia era trazer o Gabriel Pensador pra uma apresentação na cidade, porque tem um bom público que gosta de música de qualidade. Seria voltado pra esse público mesmo, uma galera mais alternativa, que não é aquela massa/povão (pra show grande). Mas em contrapartida, pelo custo "alto" da contratação, não poderíamos manter o evento "pequeno" como de costume (500~1k pessoas) e isso aumentaria os custos com o local/equipamentos e aumentaria o risco por depender de um público maior.

    Eu conheço empresas que tem um perfil que se encaixa com o público do evento e poderiam patrocinar com produtos a serem sorteados, por exemplo, mas isso me ajudaria apenas em atingir o público, mas não diminuiria meu custo.

    Quanto ao risco/benefício, você está certíssimo. Esses valores que coloquei foram bem por cima e bem pessimistas na verdade, porque apesar de não ter experiência direta com esse tipo de evento, tenho amigos que trabalham com isso e sei que não dá pra esperar que tudo dê certo. Acredito que seria possível realizar o evento com 30~40k e faturar 100k+, sendo otimista.

    Não sei porque mas eu tinha esperança de conseguir alavancar uma grana pra facilitar colocar essa idéia em prática. Infelizmente não tenho essa grana pra investir sozinho.

    Quem sabe meu sócio aparece com alguma idéia e eu não entre em contato contigo pra sabermos como funciona seu trabalho de apresentação/propostas para patrocínio @Urbach.


    Valeu!
    Urbach and mengoo like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    World Class Avatar de sopro
    Data de Ingresso
    30/08/09
    Localização
    Moisés Lucarelli
    Posts
    19.763
    o gabriel não faz show por risco?!
    tá cheio de cantor/banda que cobra um mínimo + % gordo de bilheteria
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    World Class Avatar de rocksfeller
    Data de Ingresso
    23/10/09
    Localização
    Universo Paralello
    Posts
    5.055
    Citação Postado originalmente por sopro Ver Post
    o gabriel não faz show por risco?!
    tá cheio de cantor/banda que cobra um mínimo + % gordo de bilheteria
    Pelo papo que troquei por email com o cara que cuida da agenda/valores dele acho difícil. Ele me apresentou o formato mais barato que ele tem de contratação.

    E o Gabriel já tem um nome consolidade neh, acho que não tem necessidade de fazer isso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    World Class Avatar de sopro
    Data de Ingresso
    30/08/09
    Localização
    Moisés Lucarelli
    Posts
    19.763
    acho que o nome nesse caso é um pouco irrelevante, vai da cabeça do cara...
    um exemplo hipotético: o cachê dele é 30k, aí ele acha que o show tem chance de bombar, ele fecha por 15k + despesas + 60% da bilheteria

    bandas de rock faziam muito isso uns anos antes, mas seilá... o cara se topasse isso já teria dito haha
    rocksfeller likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    World Class Avatar de rocksfeller
    Data de Ingresso
    23/10/09
    Localização
    Universo Paralello
    Posts
    5.055
    Já teria dito porque perguntei se não havia algum formato mais barato pra contratação.

    Mas nunca tinha pensado nesse esquema... quem sabe não usamos pra negociar com algum outro artista neh. vlw
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Moderador Avatar de Urbach
    Data de Ingresso
    11/10/07
    Posts
    11.123
    Citação Postado originalmente por rocksfeller Ver Post
    Já teria dito porque perguntei se não havia algum formato mais barato pra contratação.

    Mas nunca tinha pensado nesse esquema... quem sabe não usamos pra negociar com algum outro artista neh. vlw
    Em geral, esse esquema não vale a pena. O artista vem com um garantido de perto de 50% do cachê original e fica com metade da bilheteria bruta. Então é ferro de qq forma se não virar e muito $ pro artista se vc acertar.
    rocksfeller and mengoo like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados