Clique Aqui Melhor negócio do momento?

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 11 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 101

Tópico: Melhor negócio do momento?

  1. #1
    Banido
    Data de Ingresso
    06/11/08
    Posts
    645

    Melhor negócio do momento?

    *se ficar grande o tópico me desculpem, mas pra discutir a fundo esse assunto é preciso mostrar conteúdo, já que não sei se todos aqui conhecem o assunto.

    __________________________________________________ ____________

    Como aqui tem muitas pessoas bem informadas eu resolvi abrir esse tópico para saber a opnião de vocês sobre "o melhor negócio do momento" : PLANTAR ÁRVORES !

    A verdade é, todos sabem que é lucrativo, muitos acreditam que além de ser muito lucrativo é muito seguro, mas poucos fazem.

    O motivo pra isso eu acredito que seja a demora para ver o investimento, poucos tem paciência de investir x e so ter um retorno 10-15 anos depois, talvez esse seja o maior motivo de poucos entrarem nesse negócio.

    Mas será que é realmente isso? é exatamente isso que quero descobrir !

    Vou falar aqui do Guanandi (poderia falar da Teca ou Mogno, mas escolhi o guanandi), não vou colocar o eucalipto nesse tópico pois acredito que seja o menos lucrativo de todas as opções além de ser o mais comum já que pode ter um retorno mais rápido, mas quero focar na opção mais lucrativa e menos falada.

    Calophyllum brasiliensis Camb.

    Nomes Populares: guanandi, olandi, galandim, jacareúba (amazônia), gulande-carvalho, guanandi-carvalho, guanandi-cedro, landim.

    Utilidade - A madeira é própria para para confecção de canoas, vigas, para construção civil, obras internas, assoalhos, marcenaria e carpintaria (moveis finos); o governo imperial reservou para o Estado o monopólio de exploração dessa madeira em 1810 para uso exclusivo de mastros e vergas de navios, sendo portanto a 1º madeira de lei do país (lei de 7 de janeiro de 1835). A árvore é bastante ornamental podendo ser empregada no paisagismo em geral. Os frutos são consumidos por varias espécie da fauna, sendo portanto útil no reflorestamento misto de áreas ciliares degradadas. Igual a Teca no que tange ao uso naval (iates, barcos de luxo, etc.), já que ambas são imputrescíveis dentro d`água.

    Característica da madeira:
    Planta tão antiga quanto o Brasil. imputrescível na água. Em outros paises substitui o mogno e o cedro. Usada em construção civil, caibros, tabuas, construção naval e construção pesada; moveis finos, carrocerias, marcenaria, carpintaria e dormentes; mourões, estacas, postes, chapas e lâminas faqueadas decorativas. Madeira ótima para celulose de papel. Outros produtos. Cercas vivas e quebras vento; do fruto extrai-se o óleo industrial com 44% de pureza. A casca e o látex são usados na medicina e na veterinária. Chá das folhas e cascas são empregadas em diabetes, reumatismos, tumores e ulceras crônicas; daí ser chamada de “balsamo – de – landim” ou “arvore dos alagadiços”. Planta ornamental, apícola e para reflorestamento ambiental, muito procurado pela fauna. Vai bem em solo seco, porém é A MAIS RESISTENTE das plantas nativas para locais úmidos e encharcados. É a 1º madeira de lei do pais ( lei de 7 de janeiro de 1835 ), quando o governo imperial reservou para o Estado o monopólio da exploração dessa madeira.
    Todos parecem concordar que os únicos negócios na agropecuária onde não é possível ter concorrentes suficiente para derrubar os preços são nos setores de água e mandeira nobre.

    A verdade é que o preço do guanandi hoje é de R$ 2.000,00 / m3
    Se você usa 5 hectares para plantar (7500 árvores), você vai gastar mais ou menos R$45k e vai ter um lucro no final de 18,5 anos de mais de R$6kk.
    Isso sem levar em consideração a subida do preço do m3, se levar isso em consideração o lucro fica ainda maior, já que em média o preço está subindo 5% ao ano.

    Plantando guanandi você começa a ter retorno do 6º ano pra frente (vendendo sementes já apartir do 6º ano) o que em 5 hectares do 6º ao 10º ano você consegue em média R$800k so em sementes, mas o principal mesmo so tem no final de 18 anos e meio.

    Ou seja, é praticamente uma aponsentadoria !

    Eu estou pensando seriamente em investir nisso, foda é que não tenho terra, teria que fazer um arrendamento com alguém o que diminuiria os lucros, mas mesmo que fosse 50-50 e daqui 18 anos eu tivesse 3kk já seria bom

    O que acham desse negócio?

    Poderia rolar um grupo de investimento nisso, algo do tipo, onde juntamos algumas pessoas pra investir, o que acham?
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Última edição por bubalinAA; 09-02-2009 às 11:29.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    World Class Avatar de SuK'Sker
    Data de Ingresso
    03/10/07
    Localização
    Outerspace
    Posts
    12.337
    Images
    11
    Ja ouvi falar muito disso, mas nao sei se é tao simples assim
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Banido
    Data de Ingresso
    06/11/08
    Posts
    645
    claro que não é tãooooo simples assim, tem coisas ae que não comentei pra não ficar tão longo, mas que vamos comentando ao longo do tópico.

    Gastos que não estão incluidos como sálario para alguém cuidar do local, e coisas do tipo.

    Mas isso são detalhes (que não chegam a fazer diferença IMO)
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Professional Avatar de Lestat_Maler
    Data de Ingresso
    23/07/08
    Posts
    435
    Cara, eu só vou dar um pitaco
    Eu lembro quando eu era moleque, que tinha uma empresa passou pra um monte de gente que tinha uma arvore chamada Kiri, que as empresas de celulose iam pagar muito dinheiro e que ela crescia rápido e o lucro viria bem rápido.
    Fim da história, começo do pesadelo. A empresa desapareceu e muita gente ficou com vários hectares dessa árvore nos sítios.

    Isso foi mais ou menos em 1977. Hoje em dia com muitas empresas processando matéria prima pode ser que seja diferente, mas parece muito com o marketing em cima das pobres avestruzes, lembra? 60% de retorno e você nem precisa ter uma fazenda, compre "ações" das aves e logo terá retorno.

    Um bom tempo depois descobriram os pobres animais morrendo a esmo nas fazendas e o barão dos avestruzes lá, na boa, respondendo processo em liberdade. (já leu minha assinatura abaixo? hehe)

    Só recomendo todo o cuidado do mundo com isso, sério, tem muito nego safado e escaldado de processos que só esperam um tempo e abrem uma nova empreitada.

    Simplificando, eu não acreditaria nisso não.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Moderador
    Data de Ingresso
    11/09/07
    Posts
    10.382
    Images
    2
    Eu teria muito medo de após uns 15 anos, o MST invadir a terra e dominar tudo.

    Ou, bandidos invadirem na madruga e cortarem todas as arvores.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    World Class Avatar de SuK'Sker
    Data de Ingresso
    03/10/07
    Localização
    Outerspace
    Posts
    12.337
    Images
    11
    Entao
    Mas de onde vc tirou esses valores?
    Como vc pode ter certeza q vai vender por mais de 6kk daqui 18 anos?

    Mercado muda muito rapido, e ja ouvi falar em 2006 que esse mercado de arvores tava saturado
    Última edição por SuK'Sker; 09-02-2009 às 12:05.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    World Class Avatar de SuK'Sker
    Data de Ingresso
    03/10/07
    Localização
    Outerspace
    Posts
    12.337
    Images
    11
    postei outro sem querer, bem que se podia deletar o proprio post, ia ajudar muito
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Expert Avatar de No-Cego
    Data de Ingresso
    10/07/08
    Posts
    3.411
    A maioria dessas árvores crescem em torno de qualquer região do Brasil?Precisam de algum cuidado especial(tipo encanamento na solta pra poder irrigar x vezes por dia ou semana por exemplo) ou é só plantar e deixar a natureza agir sozinha?
    Cuidados com queimada é fods tbm, sempre em interior certas épocas do ano fazem queimada pra poderem plantar capim e tal, e as veze spassa pro terreno do lado e lasca tudo, já aconteceu isso na fazenda do meu pai.

    Eu teria coragem de plantar tipo 500 pés só, pois teria um gasto irisório?E como é muito tempo e pouco espaço usado, poderia meio que esquecer delas sem me preocupar.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    World Class Avatar de SuK'Sker
    Data de Ingresso
    03/10/07
    Localização
    Outerspace
    Posts
    12.337
    Images
    11
    No-Cego
    Pelo que eu sei, cada espécie tem um clima adequado, entao nao adianta nada vc querer plantar Guanandi e querer plantar no Nordeste
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Chip Leader Avatar de NECO_LOCO
    Data de Ingresso
    28/02/08
    Posts
    1.286
    Já pensei em fazer isso com mudas para reposição (O retorno seria quase que imediato, porém com margem menor)

    Comprei um terreno que tinha árvores e precisei comprar mudas para repor as que eu tinha retirado e replantar em outro local, cada muda custa em média R$20,00.

    De que região do brasil vc é?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 11 123 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados