Helio Neves Fala Sobre os Highs Stakes e o Ranking Brasileiro de Sit and Go

Por: 08/07/2013

Helio “hneves182” Neves é conhecido na comunidade brasileira como um dos melhores jogadores de sit and go. Nesta entrevista, ele fala um pouco sobre sua carreira, os limites mais altos de sit and go e dá detalhes sobre o ranking brasileiro, idealizado por ele.

Como é sua história no poker?

Eu comecei em 2006, depois de assistir na ESPN e ver a propaganda do PokerStars, aí fui jogar play money e freerolls lá. Ganhei $5 num freeroll do Akkari e grindei sngs de $1.10 (menor da época), mesmo sendo donk já era vencedor no começo porque o nível era muito fraco, principalmente naquela época. Fui jogando sngs de 45 jogadores de $1 a $3 e depois subindo nos limites de cash a partir de nl2 ate nl50. Em 2009 eu fiquei em 5º de 8.000 em um SCOOP $15 de HU e decidi jogar nl50 HU, não ganhei muito mas joguei bastante e aprendi bastante, e aí quando eu fui tentar HUSNG por curiosidade, ganhei 20 bi no primeiro dia e aí não larguei mais.

Então desde o começo você focou em sit and go’s? Porque escolheu essa modalidade?

Na verdade no começo eu joguei de tudo. Nos micros joguei de Razz a torneios, tudo mesmo. Acho importante tentar encontrar o que você gosta mais, ao invés de “seguir a moda” e ir jogar torneio ou cash No-Limit Hold’em. no meu caso, quando eu acertei o SCOOP de HU, como qualquer donk que acerta um torneio, eu fiquei achando que era o deus do HU, e por isso fui jogar nl50 HU. Mas lá eu realmente aprendi alguma coisa, e deixei de ser tão donk. Como a variância de HU cash é bem grande, um dia eu estava cansado e tentei os HUSNG. mais uma vez, runnei bem no começo, e achei que jogava bem, acho que isso acontece com todo mundo em toda modalidade, é característica intrínseca do poker. Mas eu dei sorte de realmente ser vencedor nos limites que eu estava jogando e com o tempo fui melhorando cada vez mais

O que você joga atualmente?

HUSNG hyper turbo de $60/$100/$200, e uma vez ou duas por mês MTTs pra distrair.

Você concorda quando dizem que sit and go já é um jogo “resolvido”?

Só posso opinar mesmo nos Heads-Up Sit and Go, não tenho conhecimento nos outros SNGs pra falar. Acho que tá bem longe disso, alguns dos tops de $1k hyper talvez estejam perto do que seria um jogo GTO (game theory optimal, o jogo matematicamente perfeito), mas em geral com certeza falta muito pra isso.

E como é o field nos limites que você joga?

Quando você sobe nos limites de HUSNG, o nível dos fishes continua o mesmo, bem tranquilo. A diferença está nos regulares do limite, você precisa ser bom o bastante pra encarar os que quiserem ir atrás de você. Acho que a partir dos $100 começa a aparecer bons regulares, e nos $200 já tem vários fortes na minha opinião.

Mesmo jogando high stakes, você continua estudando o jogo?

Sim, se o jogador não estiver sempre evoluindo, vai chegar o momento que ele vai ser passado pra trás pelos que estão, qualquer vencedor se torna um jogador perdedor no longo prazo se não acompanhar essa evolução, existem vários exemplos.

E como você faz isso?

Discutindo mãos com outros jogadores e analisando estatísticas e situações no tracker. Para iniciantes eu também recomendo assistir vídeos e fazer coaching.

Atualmente a maioria dos jogadores está migrando para torneios, que também é a modalidade favorita dos iniciantes. Você indicaria sit and gos para estes jogadores?

Eu indico o que eu fiz, testar todas as modalidades e descobrir qual sua preferida. Para torneios, o jogador precisa estar preparado para variância enorme e por isso precisa de um bankroll grande. Como a maioria não tem, eles acabam tendo que jogar para times e ceder parte do lucro. Acho que SNGs como os 180man seriam uma alternativa mais interessante.

O Diego Brunelli nos deu uma entrevista contando os motivos pra se aposentar do poker. Entre eles ele cita a diminuição da lucratividade no poker como um todo, mas também nos sng que exigem maior volume do jogador. Qual sua opinião sobre isso?

Como eu falei, não posso comentar sobre outras modalidades de sit and go, mas acho que é aquela coisa de evoluir sempre e não ser deixado pra trás, talvez uma modalidade específica esteja bem difícil, cabe ao jogador se adaptar e evoluir, mesmo que isso signifique mudar de modalidade, porque sempre vai ter bastante dinheiro pra ser ganho no poker. Isso aconteceu comigo, de certa forma. Eu jogava apenas HUSNG turbo até o fim de 2011, e achei que o jogo já não era como antes e mudei para os hyper-turbo. Apesar de parecerem similares, são jogos bem diferentes, foi quase como começar do zero pra mim, mas eu me esforcei e fui evoluindo nessa modalidade.

Como surgiu a ideia do ranking brasileiro de sit and go?

Na mídia de poker em geral, os jogadores de sit and go nunca tiveram reconhecimento algum, se você perguntar a um fã de poker quem são os melhores jogadores de torneio do Brasil, cada um vai ter uma lista de nomes, no cash também não tem tanta exposição mas tem o Goffi que todos conhecem. Mas os sit and go’s são meio que deixados de lado, então surgiu essa ideia para reunir os melhores jogadores de sit and go da mesma maneira que os de torneio que participam de tantos rankings.

E está conseguindo esse objetivo?

A ideia ainda está no começo, e foi recebida de maneira positiva pelos jogadores em geral, mas a mídia brasileira ainda não se interessou em levar isso pra frente. O engraçado é que o Alê Gomes conseguiu uma pequena conquista nos sit and go’s no começo do ano, figurando em um dos rankings mundiais do sharkscope.com, e houve uma divulgação, então nota-se que o interesse é mais voltado para determinados jogadores do que uma atenção geral para qualquer um que consiga se destacar.

Como funciona o ranking?

São contabilizados os resultados dos jogadores brasileiros em sit and go ordenados de acordo com o lucro. Também são contados os melhores do mês em estatísticas específicas como maior ROI, maior volume, etc. Agora também temos periodicamente um “perfil” de algum jogador que esteja se destacando, o que ajuda a conhecer melhor os grinders, já que eles não aparecem em nenhum outro meio (a não ser que ganhem torneios).

E como isso tudo é organizado?

Através do sharkscope.com, que contabiliza os resultados dos jogadores que voluntariamente colocarem seus resultados à mostra. os boletins mensais e entrevistas com jogadores podem ser conferidos na página do ranking https://www.facebook.com/SngBrasilRanking

O ranking aumentou a competitividade entre os participantes?

Acho que sim, até pela resposta dos jogadores, todos que jogam querem chegar ao topo e um título de “melhor jogador brasileiro do ano em sit and go” é algo interessante de se ter no currículo.

O que um jogador interessado deve fazer para participar do ranking?

Basta enviar o nick e a sala em que joga para o https://www.facebook.com/SngBrasilRanking, ou postar no tópico do ranking no fórum do MaisEV. O ranking tem um limite de 100 jogadores mas sempre tem espaço para novos jogadores, os que tiverem pouco volume com o tempo serão excluídos para dar lugar aos mais ativos.

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.

Veja mais:

Salas de Poker