Fellipe Nunes Fala Sobre Sua Carreira e o FLOW Poker Team

Por: 19/09/2016

Saiba mais sobre o usuário do MaisEV Fellipe Nunes e seu bem sucedido FLOW Poker Team

Fellipe NunesFellipe Nunes foi jogador profissional de poker, campeão do Brazilian Series of Poker São Paulo 2011 (BSOP) e do evento #35-M do Spring Championship of Online Poker (SCOOP), no PokerStars.

Chegou nas mesas finais de diversos dos maiores torneios online, como Sunday Million, 500k do Full Tilt Poker e Sunday Brawl. Já conquistou aproximadamente US$ 1.5 milhão em prêmios e grande destaque no cenário do poker nacional.

Começou a jogar profissionalmente em 2008 e especializou-se em poker online. Há dois anos, dedica-se quase exclusivamente ao FLOW POKER TEAM, time que fundou com seu sócio Igor Turci e do qual é o principal instrutor. Atualmente, o FLOW figura entre os maiores times de poker do Brasil, com mais de 200 jogadores.

Quais são os diferenciais do FLOW em relação aos outros times do cenário brasileiro?

Acredito que o principal diferencial é que, no FLOW, sempre tivemos a certeza de que nós é que prestamos serviços aos jogadores, e a mentalidade usual no ramo é a oposta, achar que o jogador trabalha para o time. Essa postura nos ajuda a evitar a zona de conforto e nos mantém sempre alertas, tentando melhorar e inovar em nossos serviços. Investimos muito de nossa energia em planejamento de carreira e estudando os ganhos dos jogadores. Também investimos muito em tecnologia, para que nossos jogadores não precisem lidar com planilhas e tenham sempre em mãos todos os dados sobre seus jogos e resultados.

O que você considera que um jogador de poker tem que fazer para começar a tornar-se lucrativo e regular?

O primeiro passo é entender as próprias limitações. O maior inimigo de quase todos os jogadores que conheci é que temos dificuldade em aceitar que não somos tão bons assim. Para quem está no início da jornada, conhecer os próprios limites é ainda mais importante. Primeiro, vamos buscar números excelentes jogando torneios até $1. Depois, vamos buscar reafirmar esses números jogando até $2, e por aí vai. É surpreendente o quanto é possível ganhar mensalmente jogando bem e bastante no buy-in até $2.

Para quem já está em um estágio mais avançado na carreira, o que você considera essencial para continuar evoluindo atualmente?

Bom, nesses casos, o passo mais difícil já foi dado, que é se tornar um jogador vencedor. A parte técnica continua sendo essencial, mas considero que focar no planejamento sobre o que jogar, com qual intensidade e na disciplina para cumprir o planejado é fundamental nesse estágio. Sei que os melhores jogadores do Brasil ganham atualmente, em média, algo entre 30% a 40% do que poderiam ganhar, anualmente, online. Isso me assusta e me anima ao mesmo tempo, pois vejo que existe um vasto campo para evoluirmos. Se esses melhores jogadores trabalhassem seguindo o estilo de planejamento que fazemos no FLOW, poderiam ganhar muito mais do que ganham hoje, na média.

Em comparação com a época em que jogava e atualmente, você acha que as estratégias para ser vencedor mudaram muito?

Em relação à parte técnica, percebo evoluções consideráveis. Mas, cada vez mais, tenho a certeza de que o caminho para o topo está mais conectado com planejamento. E isso é uma inversão, pois, desde que comecei a jogar profissionalmente, toda uma geração foi formada, e boa parte dela hoje passou a formar jogadores, seguindo a mesma filosofia: estudar, estudar e jogar. Porém, quando analiso os números dos melhores jogadores de torneios online, do mundo e do Brasil, vejo que existe uma lacuna em conhecimento na área de planejamento estratégico do grind, o que jogar e com qual intensidade.

Como o FLOW lidou com a mudança na estrutura das grades do PS?

Para nós foi muito tranquilo, sempre focamos bastante no ensino de torneios Turbos e Hypers por acreditarmos que o ganho por hora que apresentam é muito bom. Quando o PokerStars alterou a grade, tínhamos mais de 400 mil Turbos e Hypers jogados por nossos players, com mais de 30% de ROI. São números excelentes, e a mudança favoreceu ainda mais nossos jogadores nesses tipos de torneio. Sempre fomos contrários à teoria de que nos torneios mais rápidos, a vantagem dos profissionais é menor.

O FLOW costuma ser bastante elogiado pela estrutura que apresenta aos jogadores. Qual é o diferencial dessa estrutura e como foi desenvolvida?

Temos uma equipe que trabalha para construir e melhorar essa estrutura diariamente. Nossos jogadores têm acesso a um sistema interno do FLOW com perfil individual, no qual podem assistir a materiais de estudo em vídeo, consultar resultados e dados sobre o próprio jogo, acompanhar sua situação financeira, realizar treinamentos, que são um tipo de jogo que desenvolvemos para ajudar a gravar os ranges, entre outras funcionalidades. Também oferecemos um suporte via Skype que fica online cerca de 10 horas por dia para auxiliar os jogadores nas mais diversas dúvidas sobre o time, grupos de estudo, questões financeiras, metas, etc. Além disso, organizamos alguns grupos de estudo em que jogadores podem trocar conhecimento, formando uma rede de ensino e aprendizado que vai do PRO TEAM, nosso grupo de jogadores mais experientes, até o Pré FLOW, para quem está iniciando a jornada no poker.

O FLOW tem apenas dois anos e mais de 200 jogadores. O que podemos esperar do time daqui pra frente?

Temos sempre em mente o objetivo de criar, no FLOW, um ambiente para que os jogadores possam chegar ao seu melhor. Trabalhamos diariamente em evoluções necessárias para que eles alcancem esse patamar. No momento, o foco maior é levar nossos jogadores ao topo e os esforços estão mais concentrados no planejamento de carreira. O desafio GRINDERS FLOW, quando desafiamos quatro jogadores a completarem dois mil torneios em julho e obtivemos resultados excelentes, mais de 70 mil dólares de lucro em 30 dias, foi apenas o primeiro passo nesse sentido.

Para se inscrever no time, basta clicar aqui: http://www.flowpoker.com.br/entrenoflow. O FLOW oferece o bankroll diariamente, é focado em torneios e sits on-line e trabalha apenas com o PokerStars. Você pode obter mais informações na Fanpage do Facebook (https://www.facebook.com/FLOWPoker/) e no site do time (www.flowpoker.com.br).

 

Curta a página do MaisEV no Facebook e siga-nos no Twitter

 

VEJA OS LIVROS MAIS INDICADOS PARA TODAS AS MODALIDADES DE POKER

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.

Veja mais:

Salas de Poker