Evandro Vitoy Conta Tudo Sobre o Steal Team

Por: 04/05/2012

O que é exatamente o Steal Team? O que vocês fazem como um time?

Nós stackeamos e promovemos a evolução do jogador para ser um vencedor nos MTT’s. Não queremos apenas patrocinar jogadores da forma que eles jogavam antes, queremos ensiná-los a serem melhores. Esse ensinamento não vem só da forma teórica, passamos para o player como é o dia-a-dia do grinder, como lidar com questões de variância, como montar sua grade e etc. O conceito de time entra na principal forma de evolução do jogador, que é a troca de experiências com jogadores mais experientes. Os jogadores novatos tem muito contato com os mais antigos, inclusive em questões pessoais, o que acaba formando um time de amigos.

De onde surgiu a ideia de criar o time?

A ideia de criar o time surgiu quando montamos o nosso escritório em Goiânia, assim que o Joao Bauer ganhou o WCOOP. A ideia do time seria interessante tanto pra ajudar nas despesas do QG quanto pra nossa própria evolução no game.

Então o QG é anterior ao time?

Não, vieram juntos. Quando tivemos a ideia de montar o QG já fizemos o projeto do time.

Como foi o começo? A escolha dos primeiros jogadores, planejamento do local e do time, etc.?

A escolha do local foi bem fácil, coincidiu com a mudança de apartamento de um dos donos do time, daí montamos o QG nesse apartamento que ele estava saindo.

Os primeiros jogadores eram pessoas que a gente conhecia, ou sugestões de amigos. Fizemos o primeiro projeto para começar com 4 jogadores jogando low stakes, e ir aumentando os buy-ins e o número de jogadores conforme fossemos sentindo a evolução e experiência do time

Essa sede é só um escritório pra vocês jogarem, ou vocês moram juntos?

Ninguém mora no QG, é apenas um escritório, mas que tem quartos, para um dia ou outro que alguém queira dormir lá. E claro os quartos também servem para quando os jogadores do time vem pra Goiânia

Como vocês escolhem os jogadores para o time?

Fazemos constantes seleções, analisando os resultados no OPR e SHARKSCOPE, alguns HandHistories, e por fim fazemos uma entrevista por áudio para conhecer a pessoa, ver seus interesses e etc. Hoje em dia o time tomou uma proporção bem grande, então sempre acontece de jogadores que já conhecemos das mesas terem interesse em entrar, daí esses pulam algumas etapas.

Quantos jogadores tem o time hoje?

Cerca de 40 jogadores no Steal e 15 no Pre Steal

E o que é esse Pre Steal?

É como se fosse a categoria de base do time. Pegamos jogadores para jogar micro stakes, e ir evoluindo ate chegar no Steal. O Pre Steal é um projeto bem recente, e alguns jogadores já foram promovidos para o Steal Team

Vocês tem alguma rotina comum ao grupo todo? Como é o dia a dia de vocês?

Os grupos são separados, apenas os jogadores promovidos do Pre tem acesso aos dois. O dia a dia é feito através do chat no skype, nele estão todos os players do Steal, assim como no chat do Pre estão os do Pre. Ali conversamos sobre mãos e spots quase o dia inteiro, e também sobre tudo que envolve o poker. Uma vez por semana temos coaches, comandados por um de nós quatro (Evandro, Larissa, Diego e João) ou por algum jogador mais experiente do time.

Coaches em grupo ou individual?

Em grupo. Nós quatro sempre acabamos fazendo coach individual, mas não é a rotina do time.

E como vocês fazem a divisão de tarefas e dos coaches?

Todos fazemos de tudo, não há tarefas definidas. Temos o Gabriel Fullmagai, que é jogador, mora em Goiânia e nos ajuda a organizar o QG, e controlar a parte de burocrática do time. Nós quatro temos autonomia para resolver qualquer problema referente aos jogadores, e as principais decisões os quatro opinam pra para chegar na decisão.

Sobra tempo para vocês, os instrutores, estudarem e aperfeiçoarem o próprio jogo, ou o grind e os coaches ocupam todo o tempo?

Na verdade é assim que aperfeiçoamos o nosso próprio jogo, nos coaches e no chat todos dão opiniões, desde o jogador mais inexperiente ao primeiro jogador que entrou no time, então com essa troca de experiências e ideias se chega numa opinião positiva. Todos concordamos que uma das coisas mais positivas do time foi a nossa própria evolução.

O programa do time envolve também o live?

É claro que focamos no online, mas também discutimos situações do live. Temos projetos para os torneios ao vivo, e sempre que da certo mandamos os jogadores, mas infelizmente ainda não é viável que todos corram o circuito.

O que vocês exigem dos jogadores do time? Quais são as regras e restrições?

A principal exigência é que todos os torneios que forem jogar tem que ser para o projeto. O jogador tem que fazer no mínimo 400 torneios por mês, e jogar aos domingos, mas não há restrição diária. Fazemos um contrato e até o final o jogador tem que manter essas exigências. Quanto aos buy-ins, definimos de acordo com cada jogador, e vão aumentando conforme a evolução e os resultados.

O time é bem heterogêneo quanto aos buy-ins, tem jogadores que jogam torneios de até US$4.40 no Pre Steal, e outros que vão jogar torneios de US$ 2.000 no SCOOP.

A gente já sabe das vantagens de estar num time, mas e as desvantagens? Tem momentos ruins?

O fato de ter um chat com tantas pessoas acaba sempre rolando umas discussões, mas brigas a toa mesmo, não rola muita inveja interna, até por que a maioria se tornam amigos.

Quais são os planos para o futuro do time?

Os planos são continuar aumentando o número de jogadores, e principalmente fazer com que mais jogadores do time batam os limites high stakes.

Falando em resultados, qual foi o melhor resultado do time?

O nosso maior resultado foi no Sunday Warm-Up de 16 de janeiro desse ano, em que tivemos 3 jogadores do time restando 15 players. Pitaoufmg em 15º, pilimeira em 6º e Lirola em 3º.

Existe algum tipo de incentivo ou recompensa para um jogador que sempre atinge os objetivos estabelecidos?

Existe sim, sempre fazemos races do melhor ROI do mês, dando prêmios como monitores, cadeiras e etc. Os jogadores que se destacam mais têm contratos melhores financeiramente falando, e ocasionalmente são os que levamos para os torneios ao vivo.

E penalidades? Há algo que possa causar a expulsão de um jogador do time?

Se o jogador jogar em outras contas, outros sites, enfim, jogar algum torneio não sendo para o projeto é motivo para expulsão.

Em quais sites eles podem jogar?

Nossa base é no PokerStars, mas já temos alguns jogadores em outros sites como o PartyPoker, Copacabana e 888poker, mas só um ou outro torneio especifico, não o grind diário.

E como funciona o monitoramento das contas e saques?

Os jogadores não tem dinheiro pessoal na conta, é tudo do projeto. Fazemos o controle através de um sistema em que o jogador lança diariamente o saldo em caixa e semanalmente o print do caixa e transferências. Em relação à buy-ins, controlamos pelo Sharkscope.

E qual é a regra para saques, como os jogadores recebem?

O combinado é que os jogadores só façam saque no final do contrato, mas se tiver um lucro que proteja o investimento sempre fazemos o saque de uma parte.

Desse saque, qual é a parte do jogador? E os FPPs, com quem ficam?

A porcentagem varia de cada jogador, é particular. Os jogadores q se destacam tem participação maior no próximo contrato.

Os FPPs são do projeto, usados para buy-ins

Para encerrar, o que alguém deve fazer se quiser participar do time?

Mandar email para stealteam@hotmail.com com o nick e disponibilidade para grind. Qualquer outra informação pessoal também é bem vinda.

Antes de encerrar, quero agradecer a toda galera que fica acompanhando e torcendo para o time nas mesas e no twitter!

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.

Veja mais:

Salas de Poker