Entrevista – Luan Estradioto

Por: 18/02/2009

Danilo Telles: Quem é o LEstradioto?

Luan Estradioto: Dae galera! Meu nome é Luan Estradioto, tenho 19 anos, moro em Curitiba e estou fazendo facul de Administração na FAE. No poker, sou jogador de MTT de stakes médio, e grindo pesado no famoso sitzão do PokerStars de 180 pessoas de 12$ e 36$, o que da uma ótima base para saber jogar shortstack em torneios. Joguei muito live no início, mas não vale muito à pena e agora só jogo live esporadicamente. Além do poker, toco violão, canto um pouco numa bandinha chulé de amigos de rock n roll, joguei muitos games pra PC, mas isso só tomava meu tempo, então apaguei tudo e o único que sobrou foi o PokerStars.

Danilo Telles: Há quanto tempo você joga poker? Seu início foi difícil? Como você construiu o seu bankroll?

Luan Estradioto: Descobri o poker a uns 3 anos, pelo meu pai, que me ensinou a jogar na marra e me convenceu que eu devia estudar que nem um maluco esse jogo porque ele acreditava que podia dar uma grana pesada. Então, ele depositou $100 a 1ª vez, e torrou tudo enquanto eu estudava pesado (lol) e procurava sobre estratégias e etc., na 5ª vez eu ensinei BR management, e que não podia depositar $100 e jogar mtt de $20, senão quebrava (lol2). Então começamos a jogar de acordo com o BR no 6º depósito de $100, jogávamos sits, freerolls e mtt de centavos até $1 dólar, e não depositamos mais até hoje. Até que eu fiz meu BR separado, há 1 ano e meio. Não chegamos a jogar cash game porque achava que torneio tinha um retorno maior, e não achamos nenhum conteúdo fácil para estudar na época. Mas, este ano quero ingressar no cash junto com os MTT.

Danilo Telles: Você se considera um jogador tight ou loose? Quão agressivo?

Luan Estradioto: Apesar de depender de muitas variantes, atualmente posso dizer que sou LAG, mas há uns 3 meses atrás era muito TAG. E nos sits é o padrão, conservador no começo e all-ins no final.

Danilo Telles: Quais são as suas maiores qualidades no game?

Luan Estradioto: Grindo bastante. E, hoje consigo não tiltar em nenhum momento. E acho que sou muito disciplinado, pelo menos para o poker, lol.

Danilo Telles: Qual foi o seu melhor resultado jogando poker?

Luan Estradioto: Faz poucas semanas, quando caí em 9º lugar no Sunday Million, ganhei $11k. E estou agora na minha melhor fase de MTT, fiz 5 final table em 4 dias, além de chegar perto de novo no Sunday Million em 15º.

Danilo Telles: Você já teve um mês “down” no poker? Como foi essa experiência?

Luan Estradioto: Quando meu BR era de 5k comecei a grindar nos MTT e perdi 3k (tipo uns 50buyins), o que eu achava impossível de acontecer. Depois de buscar na net descobri que não é tão impossível assim, então virei um nit de bankroll. Nesse período parei de jogar mtt e fui aprender sit, e encontrei o mtt-sng, isso ano passado. Joguei + ou – uns 60 sits-mtt por dia, abria todos, o que dá pra jogar umas 20 mesas simultâneas no máx. Isso alavancou o BR para começar agora nos MTT de maior buy-in.

Danilo Telles: Como é a sua rotina atualmente?

Luan Estradioto: Vou pra faculdade de manhã, jogo das 2 da tarde até umas 10 da noite. Mas quero mudar esse ano para dormir à tarde e jogar das 8 da noite até ir pra faculdade. Tentando fazer algo como 30 mtt por dia.

Danilo Telles: Qual(is) jogador(es) estrangeiros você admira e por quê? E brasileiros?

Luan Estradioto: Rizen e Bond18, porque são os caras com quem eu mais aprendi, apesar de não conhecê-los. No Brasil, meus amigos aqui de Curitiba que estou conversando sempre sobre o jogo e aprendendo, Seiji, Santiga e Andrey, apesar de terem outros parceiros com quem me relaciono um pouco menos.

Danilo Telles: Você já leu livros sobre poker? Quais lhe trouxeram mais benefícios?

Luan Estradioto: Sim, li vários, são 20 até agora, leio tanto assim porque gosto mesmo. E faltam vários pra ler, que são os mais novos. A série do Harrington on Holdem me ajudou bastante, os outros ajudaram também, mas em proporção menor, porque são livros ensinando o que eu já sabia. Mas, a leitura que mais me ajudou foi a série de artigos do Bond18, que o pessoal conhece. Eu já sabia muito sobre o que estava escrito, mas as confirmações dele me deram mais confiança e abriram minha mente.

Danilo Telles: Você usa algum software de poker? Se sim, qual?

Luan Estradioto: Uso o Tourney Manager, hotkeys (stars assistant, stars hotkeys e debustifier), SnG Wizard e PokerStove.

Danilo Telles: Se você tivesse que dar um único conselho para um iniciante, qual seria?

Luan Estradioto: O poker é “1% inspiração e 99% transpiração” Albert Einstein… =]

Danilo Telles: Se você tivesse que começar hoje do zero a sua carreira, com um bankroll de $150 dólares, como o faria? O que jogaria e em o que investiria? E se o bankroll fosse de $1000 dólares?

Luan Estradioto: Com $150 jogava sits de $5, torneios de $1, sng-mtt de 18 pessoas de $2, sng-mtt de 45 ou 90 pessoas de $1.10. Com $1000, torneios de $5 a $8, sng-mtt de 180 pessoas de $2, e alguns de $12, sng-mtt de $6 de 45 e 90 pessoas. A maioria turbos. É meio arriscado, mas é ok.

Danilo Telles: Qual é o jeito mais rápido de aprender a jogar poker?

Luan Estradioto: Apesar de não ter feito, acredito ser o coach, mas é muito caro infelizmente. Se não tiver como fazer coach, existem as escolas de poker, e depois a internet (fóruns, artigos, etc.).

Danilo Telles: Você já fez alguma loucura com o dinheiro ganho jogando poker? Faria novamente? Como você gasta e administra as suas finanças atualmente?

Luan Estradioto: Não fiz nenhuma loucura. Eu sou um bankroll NIT, e não gasto nada. Meus pais que ainda pagam as pizzas, roupas, cinema e moradia.

Danilo Telles: O que você pretende fazer daqui pra frente na sua carreira de jogador de poker? Onde você se vê daqui a 3 anos?

Luan Estradioto: Quero continuar grindando nos MTTs. Quem sabe virar líder de algum ranking na net. E começar a aprender cash para apurar o jogo pósflop. E daqui a 3 anos me vejo com algum bracelete do WSOP, otimista FTW !

Danilo Telles: Como você conheceu o MaisEV? E que parte(s) do MaisEV você mais gosta/freqüenta e porquê?

Luan Estradioto: Eu já lia o fórum do Clube do Poker, e lia o blog do Riccio, até apareci num dos posts quando ele jogou o BSOP eu joguei na mesa dele, e fui taxado como o Young TAG, lol, aí todos se mudaram para o MaisEV, e resolvi postar. Multitables é a parte onde mais freqüento e posto, óbvio, mas ainda não conheço muito a galera do fórum, só pelos posts mesmo.

As perguntas a seguir foram feitas por usuários do Fórum MaisEV

Lord Vader: Luan, quando estamos jogando nosso A game, sentimos que grandes resultados estão por vir num curto espaço de tempo. Você sentiu isso antes de obter esses belos resultados recentes em torneios, ou eles te pegaram meio que “desprevenido”?

Luan Estradioto: Bom, os torneios têm uma variância tremenda, é muito sick mesmo. Se você estiver jogando no A game e sempre se desenvolvendo, cobrindo leaks, etc., os resultados devem aparecer. Não há o que se preocupar, mas tem que saber que pode acontecer de ficar 50 MTT fora da grana. Por isso os resultados se tornam uma surpresa. Mas pra mim está sendo e foi tudo dentro do esperado, até agora pelo menos.

Donalld: Como vemos frequentemente aqui no fórum, você está tendo ótimos resultados consecutivos apesar da enorme variância que tem os mtt’s. Você começou a levá-los mais a sério, com um volume maior de torneios e etc. esse ano, fez algum tipo de “super ajuste” em seu jogo, estudando e etc., está “running hot”, ou um pouco de cada?

Luan Estradioto: Super ajuste que eu tente lembrar na verdade não. Sempre to lendo o MaisEV e o 2p2, e analiso algumas mãos no wizard, mãos com dúvidas no pós-flop eu discuto com alguns amigos.

Eu sempre joguei MTT, mas com um volume grande só nos últimos 3 meses, sempre tem o mês que tem q compensar o resto né, esse é o mês do running hot! E lá estava eu em janeiro ! ;D

Danilo Telles: Mande uma mensagem aos usuários do MaisEV.

Luan Estradioto: Quero agradecer ao Riccio pelo site que ajuda muita gente, a você Preacher por ter me convidado a fazer essa entrevista, e a todos os posters que ajudam no fórum, passando a experiência a frente, e ensinando como se joga.

E MaisEV FTW !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.

Veja mais: