Entrevista – Guilherme “Mothafoxx” Guilis

Por: 25/03/2009

Guilherme “Mothafoxx”: Meu nome é Guilherme, tenho 26 anos. Moro no interior do Paraná. Atualmente minhas atividades são todas ligadas ao poker. Me formei em educação física em 2006 e antes e durante o começo do poker trabalhava com meu pai em uma loja de carros semi-novos que ele é dono.

Danilo Telles: Há quanto tempo você joga poker? Seu início foi difícil? Como você construiu o seu bankroll?

Guilherme “Mothafoxx”: Desde fevereiro de 2006. Participava de um fórum onde um participante divulgou o lance dos $50 free, aí na mesma época olhei a VIP com o CK e vi que existia pessoas que ganhavam a vida com isso. No mesmo momento falei: vou viver disso! Tem até o reply lá no fórum até hoje. Antes disso eu tentava a vida na bolsa de valores e tinha quebrado todo meu “bankroll” de 25k lá. Sempre quis alguma coisa pra trampar do pc de qualquer lugar do planeta. O inicio foi bem dificil pois eu era muito indisciplinado.

Além de eu ter feito umas 20 contas de $50 free, eu ainda fui o primeiro a divulgar no orkut isso, então consegui cerca de $1500 só dos $5 de indicação, só que a cada $50 que dava eu já ia pegando e torrando tudo. Jogava sit, cash limit, torneio. Tinha $150 já ia pra torneio de $109 até. Tem uma que lembro até hoje eu na bolha recebo KK e acabo all-in preflop. O vilão tinha AJ e fez dois pares no flop já, no dia não me perdoei e fiquei muito puto de não ter foldado KK na bolha porque o itm já dava $250, lol. E 2006 era meu último ano de faculdade, não tinha muito tempo de estudar o poker, mas lá pelo meio do ano eu ganhei uma graninha em sit n go´s e vendi, assinei pokerxfactor, sngicons. Tava indo bem até que fiquei meio doente, umas alergias que me deram em 2006, oito no total, fiquei jogando malzão e acabei quebrando.

Nisso pensei em desistir diversas vezes, que eu não era capaz. Mas me lembrava da entrevista do CK onde ele dizia que pensou em desistir diversas vezes também. E ia tentando, no total gastei uns R$1000 do meu dinheiro, foi quando em Fevereiro de 2007, um ano depois que tinha começado a jogar valendo na internet, meus pais já estavam me pressionando pra eu trabalhar direito lá na loja e tinham me dado até o fim de fevereiro pra eu ficar de “férias”. Eu tinha no banco o suficiente pra $140 usando todo meu limite de R$200 do BB conta universitária. Peguei e transferi pro ivanei ivanov isso e falei que só ia jogar sits de $11 (ainda fora do meu br hehe). E acabei subindo e anunciei venda la no orkut pra vender meus lucros, nem sabia que existia esse lance de compra e venda, aí quando acabaram vinha mais gente querendo e uns vinham oferecer e foi assim que virei vendedor também.

Depois com um bankroll de uns $2000 eu descobri que a grana vinha mesmo do cash. Assisti um vídeo e achava que tinha que dar raise com todas mãos quase toda hora, acabei perdendo uma grana na NL50 em 1000 mãos. Assisti mais 3 vídeos da cardrunners e já sentei na NL100 e fiz uma session de 6 BI, fiquei encantado. Uns dias depois fiz 4 dias seguidos de 10BI up por dia e no mês seguinte já subi pra NL200. Isso era julho/agosto acredito.

Danilo Telles: Você se considera um jogador tight ou loose? Quão agressivo?

Guilherme “Mothafoxx”: Loose, bem agressivo.

Danilo Telles: Quais são as suas maiores qualidades no game?

Guilherme “Mothafoxx”: A minha agressividade, leitura do adversário e capacidade de fazer os adversários se atolarem.

Danilo Telles: Qual foi o seu melhor resultado jogando poker?

Guilherme “Mothafoxx”: Foi o Nightly Hundred que levei 17k no acordo. Tinha ido pro LAPT RIO, acabei ficando de alternate, comecei a jogar 2h depois e a estrutura do LAPT não era muito boa e acabei caindo 1h ou 2h depois de jogo e saí muito puto de ter ido jogar desse jeito em cima da hora, gastado um monte pra nem jogar direito. Aí voltei pro hotel que eu tava e entrei no nightly (quando to em casa quase nem jogo torneios) e acabei levando (no deal eu era o CL disparado). No cash foi um dia que fiz 20BI em uma sessão.

Danilo Telles: Você já teve um mês “down” no poker? Como foi essa experiência?

Guilherme “Mothafoxx”: Meu primeiro mês down desde fevereiro de 2007 foi mês passado. Começo do mês eu admito estava jogando que nem um retardado, muito agressivo e spewy. Aí comecei lá embaixo, um dia dei um foda-se e joguei na NL1k e 600 do PokerStars, recuperei 6k e fiquei even no mês, depois perdi denovo uns 5k no PP na nl200-400. Aí peguei 4o. no 70k gtd do PokerStars levando 5k e fiquei even denovo. Fui jogar pra completar as 55k mãos que tinha prometido no meu blog e acabei perdendo uns 3, 4k pra não ter que dar um freeroll de 1k hehe. Teve outro mês que fiquei down também foi o que fiz a aposta que fazia 20k no mês na NL200, mas nesse mês com os rakebacks e bônus não fiquei down, mas pagando as apostas sim. Sempre que eu jogo obrigado ou com pressão eu perco, então pretendo nunca mais fazer uma bet dessas ou algo que me force a jogar.

Danilo Telles: Como é a sua rotina atualmente?

Guilherme “Mothafoxx”: Acordo 10h tomo café e fico olhando pro PC até meio dia quando vou almoçar. De tarde é raro mas as vezes jogo la pelas 15h. E quando faço sessions de noite elas começam la pelas 22h e vão até umas 02h. O ideal seria se eu fizesse pelo menos 1 seção de 3h por dia.

Danilo Telles: Qual(is) jogador(es) estrangeiros você admira e por quê? E brasileiros?

Guilherme “Mothafoxx”: Eu admiro bastante o Ivey por ter resultados bons em todas modalidades e ainda no live e online. Brasileiros eu admiro muito os que tem culhão de tentar limites mais altos e sair em viagens mundo afora. Principalmente os primeiros que fizeram isso, quando poker não era nada no Brasil.

Danilo Telles: Você já leu livros sobre poker? Quais lhe trouxeram mais benefícios?

Guilherme “Mothafoxx”: Nunca li nenhum. Todos que eu começava a ler eu não achava que estava me acrescentando nada, porque eram coisas que eu já fazia. E o Theory of Poker achei de uma linguagem extremamente chata.

Danilo Telles: Você usa algum software de poker? Se sim, qual?

Guilherme “Mothafoxx”: Uso o Holdem Manager e o SpadeEye para table selection.

Danilo Telles: Se você tivesse que dar um único conselho para um iniciante, qual seria?

Guilherme “Mothafoxx”: Não tenha pressa de ficar rico.

Danilo Telles: Se você tivesse que começar hoje do zero a sua carreira, com um bankroll de $150 dólares, como o faria? O que jogaria e em o que investiria? E se o bankroll fosse de $1000 dólares?

Guilherme “Mothafoxx”: Com 150 com o conhecimento que tenho hoje jogaria sit n go´s de 2,20 de 180 pessoas, os DoN ou os de 1 mesa mesmo, de no máximo $6 até uns $400, dae partiria para a NL25. Com $1000 eu já começaria na NL50.

Danilo Telles: Qual é o jeito mais rápido de aprender a jogar poker?

Guilherme “Mothafoxx”: Jogando poker.

Danilo Telles: Você já fez alguma loucura com o dinheiro ganho jogando poker? Faria-a novamente? Como você gasta e administra as suas finanças atualmente?

Guilherme “Mothafoxx”: Não me lembro de nenhuma loucura não. Ùnica loucura assim foi quando eu decidi na segunda ir pra Romênia na terça. Ia rolar um torneio lá e tava indo um amigo meu Andre Melhem que me chamou e o dono de um site acabou me bancando o torneio e fui assim na louca na esperança de pegar um cash game bom lá com a italianada que ia estar no local. Sou bem pão duro, única coisa que tenho gastado mais é em viagens mesmo, de preferência quando tem algum torneio junto e levo a namorada. Eu não gasto quase nada mensalmente, moro com meus pais, acabo gastando só quando saio pra jantar, balada ou algo do tipo.

Danilo Telles: O que você gosta de fazer fora do poker? Quais são seus hobbies?

Guilherme “Mothafoxx”: Atualmente na verdade to bem parado, até preciso mudar, mas gosto de academia, jogar tênis, futebol, natação.

Danilo Telles: O que você pretende fazer daqui pra frente na sua carreira de jogador de poker? Onde você se vê daqui a 3 anos?

Guilherme “Mothafoxx”: Faz uns 5 meses que não tenho jogado direito, pretendo grindar um pouco mais forte e subir os limites. Tenho vontade também de jogar os grandes torneios como EPT e WSOP main event e ganhar uma grana pesada. Em junho vou pra Vegas e pretendo até la ter ganho o pacote para o WSOP. Daqui 3 anos me vejo como um jogador esporádico, visto que atualmente já não tenho muito saco pra jogar. Já espero estar com meus negócios indo muito bem e não estar precisando de grana pra nada.

Danilo Telles: Como você conheceu o MaisEV? E que parte(s) do MaisEV você mais gosta/freqüenta e porquê?

Guilherme “Mothafoxx”: Já frequentava o CDP na época que foi criado e migrei junto com toda galera. Frequento mais o Poker em Geral e o Beats, Brags e Variance. Porque são os tópicos que mais me interesso.

Danilo Telles: Mande uma mensagem aos usuários do MaisEV.

Guilherme “Mothafoxx”: Galera comprem e vendam suas fichas tudo comigo. heheh. Valeu e obrigado pela oportunidade.

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.

Veja mais: