Entrevista – Francisco “Xikon” Braga

Por: 19/11/2008

Xikon: Meu nome é Francisco Braga, tenho 21 anos, moro no Rio de Janeiro e hoje em dia me dedico full time ao poker. Atualmente venho jogando cash game nl100 por falta de bankroll para jogar em limites maiores.

MaisEV: Há quanto tempo você joga poker? Seu início foi difícil? Como você construiu o seu bankroll?

Xikon: Comecei no final de 2006 com o surgimento do Clube do Poker. Trocava tickets ( dinheiro do magic online) por $50 no PartyPoker, já que era o minimo pra transferência entre contas. Devo ter perdido uns $300-400 jogando limit e depois migrando pros sngs por causa do CK e do Raul até que desisti e voltei pro Magic.

Fiquei um tempo sem jogar até que depois do carnaval de 2007 o Pedro Waite voltou a depositar e pegou a manha dos sngs, começou a ganhar e passou o “macete” pra mim e pro Riccio. Eu voltei a depositar $50, joguei 4 sngs de $11 e perdi. Com os $6 que sobraram entrei em um sng de $6, ganhei, depois entrei em mais outros dois, ganhei os 2 e fui ganhando até subir pros de $109. Depois disso migrei pro cash e aqui estou.

MaisEV: Você se considera um jogador tight ou loose? Quão agressivo?

Xikon: Tight e agressivo nas horas que precisa ser agressivo. Hoje em dia tento jogar mais loose e to aprimorando aos poucos pra não passar da barreira do loose pra spewy.

MaisEV: Quais são as suas maiores qualidades no game?

Xikon: Acho que a facilidade com que eu aprendo as coisas e a capacidade de perceber muito rápido onde foi que eu errei logo depois de uma jogada.

MaisEV: Qual foi o seu melhor resultado jogando poker? (Torneios ou cash.)

Xikon: Em torneio foi um primeiro lugar num mensal do CDP onde levei algo em torno de 3k. E no cash 12 buy ins up em 1 dia na nl100.

MaisEV: Você já teve um mês “down” no poker? Como foi essa experiência?

Xikon: Já e foi esse mês de outubro que acabou de passar. Por sinal foi meu pior mês no poker e veio na pior hora possível onde minhas finanças vão mto mal, já que eu dependo exclusivamente do dinheiro do poker pra viver e sempre administrei muito mal meu dinheiro. Mas creio que essa experiência tinha que ter acontecido e hoje eu já aprendi a lição e dou mais valor ao dinheiro.

MaisEV: Como é a sua rotina atualmente?

Xikon: Acordo umas 12h, almoço e vou pra academia. Volto umas 16h e fico jogando, vendo video e lendo o fórum até a hora de dormir umas 4h da manha.

MaisEV: Qual(is) jogador(es) estrangeiros você admira e por quê? E brasileiros?

Xikon: Admiro muito o Krantz pelo jogador que ele é, humilde e sempre bem humorado. De brasileiro o Akkari me chama atenção pela atitude dele na mesa, sempre com o controle, falante e gente boa.

MaisEV: Você já leu livros sobre poker? Quais lhe trouxeram mais benefícios?

Xikon: O No limit holdem theory and practice do Sklansky e do Ed Miller foi o que me trouxe mais benefícios no começo. Além dele eu li o Harrington on Holdem 1 e 2, Super System e o Theory of Poker.

MaisEV: Você usa algum software de poker? Se sim, qual?

Xikon: Holdem Manager e Spade eye.

MaisEV: Se você tivesse que dar um único conselho para um iniciante, qual seria?

Xikon: Não tente jogar poker profissionalmente se você tiver algum problema emocional ou dificuldade em controlar suas emoções. No começo parece ser fácil mas conforme
o ritmo aumenta as coisas ficam bem tensas.

MaisEV: Se você tivesse que começar hoje do zero a sua carreira, com um bankroll de $150 dólares, como o faria? O que jogaria e em o que investiria? E se o bankroll fosse de $1000 dólares?

Xikon: Com $150 eu jogaria sngs de $5.50, depois passaria para os de $11 e quando tivesse algo em torno de 1.5k passaria para o cash nl100. Com $1k jogaria nl100 e caso perdesse 4 buy ins desceria pra nl50.

MaisEV: Qual é o jeito mais rápido de aprender a jogar poker?

Xikon: Com outra pessoa com certeza. Se você tiver algum amigo vencedor, abuse dele para aprender o máximo possível. Logico que há coisas que só a experiência nas mesas
te ensina.

MaisEV: Você já fez alguma loucura com o dinheiro ganho jogando poker? Faria-a novamente? Como você gasta e administra as suas finanças atualmente?

Xikon: Sair pra morar sozinho com bankroll baixo, Foi muita loucura e não faria de novo não. Mas valeu a experiência. Hoje em dia meus gastos são com cartão de crédito (que estou fazendo o possível pra não usar), plano de saúde , telefone e academia.

MaisEV: O que você gosta de fazer fora do poker? Quais são seus hobbies?

Xikon: Ir pra academia e sair pra zuar com os amigos. Quando surge a oportunidade apareceço em algum campeonato de magic pra matar a saudade e rever os amigos.

MaisEV: O que você pretende fazer daqui pra frente na sua carreira de jogador de poker? Onde você se vê daqui a 3 anos?

Xikon: Pretendo evoluir e subir o máximo possível, acho que tenho potencial pra jogar highstakes, só preciso ter disciplina com meu bankroll. Eu não sou do tipo que se ve no futuro, mas eu espero estar forrado em alfaces =)

MaisEV: Como você conheceu o MaisEV? E que parte(s) do MaisEV você mais gosta/freqüenta e porquê?

Xikon: O Riccio me falou no msn logo depois que criou. Medium Stakes e High Stakes e Esportes e Apostas Esportivas.

MaisEV: Mande uma mensagem aos usuários do MaisEV.

Xikon: Queria agradecer a todos que leram, aos moderadores do maisev e principalmente ao meu amigo Riccio. Só quem tá por perto sabe o trabalho e a dedicaçao que esse muleque tem pelo fórum. Não é a toa que já tá quase sem coluna =P

Abraço!


Veja mais:

Salas de Poker