Entrevista – Fábio “Deu_Zebra” Monteiro

Por: 08/10/2008

Deu_Zebra: Sou natural de São Paulo, tenho 30 anos. Sou sócio de uma Empresa do ramo metalúrgico a – Speedy Soldas.

Danilo Telles: Há quanto tempo você joga poker? Seu início foi difícil? Como você construiu o seu bankroll?

Deu_Zebra: Começei com 17 anos jogando poker fechado em casa de amigos. Eu era bastante ganhador, então já fui construindo meu BR nesse tempo. Em 2005 tive meu primeiro contato com o Holdem e não demorou muito até aparecer os primeiros resultados, isso sem dúvida ,me ajudou muito. On-line, conheci primeiro o Everest, onde brincava nas shastas, e em seguida conheci o Poker Stars, onde fiz meu 1º depósito. No ínicio jogava apenas sit & go de uma mesa de $5.50.

Danilo Telles: Você se considera um jogador tight ou loose? Quão agressivo?

Deu_Zebra: Depende muito do que eu esteja jogando, eu mudo meu estilo de jogo de cash pra torneio, de holdem para Omaha, mas pra definir um “padrão”, seria tight agressive.

Danilo Telles: Quais são as suas maiores qualidades no game?

Deu_Zebra: Eu acho que umas das minhas qualidades é a leitura dos adversários. Se estiver jogando concentrado, consigo acertar a maioria das mãos.

Danilo Telles: Qual foi o seu melhor resultado jogando poker? (Torneios ou cash.)

Deu_Zebra: Sem dúvida foi o FTOPS de PL Omaha em 2006. Esse ano passei a me dedicar mais ao cash e de Omaha, e no cash a variância é muito grande.

Danilo Telles: Você já teve um mês “down” no poker? Como foi essa experiência?

Deu_Zebra: Sem dúvida. Todos passam por isso. Não tem como ser um profissional sem passar por fases ruins, inclusive estou numa bad run. Só pra ter uma idéia, no cash de Omaha aqui em São Paulo nesse final de semana, perdi uma parada grande pra um out no river. Importante nessas horas, é ter tranqüilidade, continuar fazendo o que é o “correto” e não perder a confiança no seu jogo.

Danilo Telles: Como é a sua rotina atualmente?

Deu_Zebra: Até o começo de 2007, eu atuava diretamente na minha Empresa, então todos os dias cedo estava no escritório. Hoje só vou lá, como “turista”. Normalmente jogo a tarde on-line e a noite live.

Danilo Telles: Qual(is) jogador(es) estrangeiros você admira e por quê? E brasileiros?

Deu_Zebra: Gosto muito do Sam Fahra, nem sei se é o melhor jogador. Mas gosto da postura dele a mesa. Sempre elegante, educado e muito bem humorado. Aqui no Brasil, sou fã do meu grande amigo Igor Federal. Pra mim é um dos mais completos jogadores em todas as modalidades. Mas tem muita gente boa no Brasil, não vou citar nomes para não esquecer de alguém.

Danilo Telles: Você já leu livros sobre poker? Quais lhe trouxeram mais benefícios?

Deu_Zebra: Muito pouco, para não dizer que não li nada. Nesse aspecto sou um pouco preguiçoso.

Danilo Telles: Você usa algum software de poker? Se sim, qual?

Deu_Zebra: Não, nenhum. Eu brinco dizendo que jogo “street poker” …. lol

Danilo Telles: Se você tivesse que dar um único conselho para um iniciante, qual seria?

Deu_Zebra: Faça tudo diferente de mim….lol. Devore o máximo de livros que puder, assista vídeos, debata com amigos…..enfim estude muito. E respeite seus limites, isso é fundamental para não quebrar.

Danilo Telles: Se você tivesse que começar hoje do zero a sua carreira, com um bankroll de $150 dólares, como o faria? O que jogaria e em o que investiria? E se o bankroll fosse de $1000 dólares?

Deu_Zebra: Jogaria sits de no máximo $5. Com 1k, sit de no Max $20. Aplicaria 40% dos lucros em torneios.

Danilo Telles: Qual é o jeito mais rápido de aprender a jogar poker?

Deu_Zebra: Jogando. Assim como qualquer outro esporte, você só vai aprender praticando.

Danilo Telles: Você já fez alguma loucura com o dinheiro ganho jogando poker? Faria-a novamente? Como você gasta e administra as suas finanças atualmente?

Deu_Zebra: Loucura acho que não. Mas já investi parte de ganhos em jogos de casino por exemplo. Atualmente aplico parte dos meus recursos em bolsa e em renda fixa.

Danilo Telles: O que você gosta de fazer fora do poker? Quais são seus hobbies?

Deu_Zebra: Gosto muito de sair para comer em restaurantes, ir ao cinema. Vou sempre ao Pacaembú assistir os jogos do Coringão e, sempre que possível, reuno os amigos para um churrasco.

Danilo Telles: O que você pretende fazer daqui pra frente na sua carreira de jogador de poker? Onde você se vê daqui a 3 anos?

Deu_Zebra: Essa é uma pergunta que nunca me fiz. Não sou muito de fazer projetos a médio-longo prazo.

Danilo Telles: Como você conheceu o MaisEV? E que parte(s) do MaisEV você mais gosta/freqüenta e porquê?

Deu_Zebra: Através da divulgação pelo Orkut. Gosto muito das notícias e sempre que possível acompanho o fórum também, onde se encontra muitas discussões técnicas.

Danilo Telles: Mande uma mensagem aos usuários do MaisEV.

Deu_Zebra: Fala galera, obrigado pela paciência de ler essa entrevista… lol. Queria apenas deixar um grande abraço a todos e desejar GL nas mesas!!!


Veja mais:

Salas de Poker