Entrevista – Aldo “DragonRib” Monteiro Jr.

Por: 22/10/2008

DragonRib: Meu nome é Aldo Monteiro Jr.Tenho 33 anos, moro em Santos/SP, sou Despachante Aduaneiro e tenho uma empresa de assessoria aduaneira atuante no porto de Santos. Paralelamente jogo poker semi-profissionalmente, atualmente jogo NL200 – 6max.

Danilo Telles: Há quanto tempo você joga poker? Seu início foi difícil? Como você construiu o seu bankroll?

DragonRib: Bom, eu jogava NL10 com meu pai e amigos em casa, até hoje jogamos, e num desses dias um amigo nosso comentou que estava jogando poker na internet (playmoney), contra gente do mundo todo. Peguei o endereço do site e no mesmo dia já estava jogando no Everest Poker, onde joguei playmoney por quase 1 ano (nem eu acredito) seguindo a risca o conselho desse amigo: “Não caia nessa de depositar $, mesmo no playmoney já dá pra ver que os caras são cobras, imagina valendo $”. (Mega lol)

Um dia eu descobri o bonus de $50,00 da pokernews, abri a conta no Party Poker e comecei a jogar real money, isso foi em Março de 2007. Os 3 primeiros meses não quebrei por sorte, jogava sitngo e cash e não tinha a mínima noção do que estava fazendo, depois conheci o fórum do Clube do Poker e fui evoluindo.

Danilo Telles: Você se considera um jogador tight ou loose? Quão agressivo?

DragonRib: Ligeiramente loose.

Danilo Telles: Quais são as suas maiores qualidades no game?

DragonRib: Dedicação e facilidade de aprendizado. Eu me dedico muito a buscar conhecimento e acho que consigo assimilá-los de forma bem rápida. Acho que isso ajudou bastante para que eu tivesse uma rápida evolução.

Danilo Telles: Qual foi o seu melhor resultado jogando poker?

DragonRib: Não jogo torneios, tive uns bons dias de cash na NL200, ~7bi up em 1k hands, algo assim.

Danilo Telles: Você já teve um mês “down” no poker? Como foi essa experiência?

DragonRib: Sim, logo que subi pra NL200, tive uma badrun de 2 meses seguidos, onde perdi ~40% do meu bankroll. A experiência não foi boa, e eu não lidei com a situação de forma favorável, porém consegui reverter a situação e valeu como experiência. Se acontecesse novamente hoje acho que saberia lidar de uma forma bem melhor.

Danilo Telles: Como é a sua rotina atualmente?

DragonRib: Quando jogo pela manhã, acordo às 06:30, jogo das 07 as 08:30 e vou para o escritório. Na parte da tarde, ainda no escritório, jogo um pouco nos dias de calmaria. Ao final da tarde vou para a fisioterapia fazer a recuperação do joelho operado, chego em casa por volta das 19:30 hrs, tomo banho, como e vou jogar, ver vídeos, estudar, etc.

Daqui uns 6 meses, espero estar recuperado do joelho, e trocarei a fisioterapia por outras atividades físicas que precisei interromper, Futsal, Tênis e Pilates.

Danilo Telles: Qual(is) jogador(es) estrangeiros você admira e por quê? E brasileiros?

DragonRib: Não admiro nenhum jogador estrangeiro, por desconhecimento mesmo. Conheço alguns de nome de ouvir o pessoal falar, mas sinceramente não posso dizer que admiro porque não conheço suas histórias/jogo, e também não me interesso em saber.

Dos Brasileiros, eu admiro os grandes jogadores do Fórum, que direta ou indiretamente, me ensinaram praticamente tudo que eu sei hoje : Gui, Maneh, Rodolfo, Diógenes, RoyalSalute, Bueno, Urubu. Outro que admiro bastante é o Rui Nunes por ter acompanhado a evolução dele que foi +ou- no mesmo tempo e da mesma forma que a minha, além de ser um grande jogador e parceiro de session/estudo.

Danilo Telles: Você já leu livros sobre poker? Quais lhe trouxeram mais benefícios?

DragonRib: Li, o Theory of Poker, o Little Green Book, e algumas partes de outros, como o NL Hold’em Theory & Practice. Na verdade acho que nenhum deles me trouxe benefícios consideráveis, talvez consideráveis pro meu estágio na época, como conceitos básicos, relação de pot odds, etc. Mas minha evolução não foi baseada em livros.

Danilo Telles: Você usa algum software de poker? Se sim, qual?

DragonRib: Holdem Manager, script autohotkey e Spadeeye.

Danilo Telles: Se você tivesse que dar um único conselho para um iniciante, qual seria?

DragonRib: Divida seu tempo entre jogar e estudar o jogo, na mesma proporção.

Danilo Telles: Se você tivesse que começar hoje do zero a sua carreira, com um bankroll de $150 dólares, como o faria? O que jogaria e em o que investiria? E se o bankroll fosse de $1000 dólares?

DragonRib: Com $150, jogaria nl10 até atingir 30bi do nível seguinte e subir para nl25 com $750. Com $1000, jogaria NL25 até atingir 30bi do nível seguinte e subir para nl50 com $1500.

Foi exatamente o que fiz quando tinha esses respectivos bank´s.

Danilo Telles: Qual é o jeito mais rápido de aprender a jogar poker?

DragonRib: Nessa ordem : Recebendo coach, assistindo vídeos, lendo/postando jogadas no fórum.

Danilo Telles:Você já fez alguma loucura com o dinheiro ganho jogando poker? Faria-a novamente? Como você gasta e administra as suas finanças atualmente?

DragonRib: Loucura não, já fiz uma viagem de fim de semana e comprei coisas pra minha casa. O meu maior “gasto” com o dinheiro do poker, foi dar R$3k para minha esposa fazer um curso de RPG, eu havia feito essa promessa quando jogava nl10.

Danilo Telles: O que você gosta de fazer fora do poker? Quais são seus hobbies?

DragonRib: Churrasco, cerveja, Tênis, Futsal, Violão, Home Theather.

Danilo Telles: O que você pretende fazer daqui pra frente na sua carreira de jogador de poker? Onde você se vê daqui a 3 anos?

DragonRib: Pretendo continuar estudando, jogando e evoluindo. Não traço metas pra 3 anos, mas se estiver como regular winner na nl1k, estarei satisfeito.

Danilo Telles: Como você conheceu o MaisEV? E que parte(s) do MaisEV você mais gosta/freqüenta e porquê?

DragonRib: Eu freqüentava o Clube do Poker, e um dia o Maneh me chamou no msn e me falou que havia sido inaugurado um outro fórum, era justamente o MaisEV. As sessões que eu mais gosto são as de discussões de mãos de cash game, small / medium / high stakes.

Danilo Telles: Mande uma mensagem aos usuários do MaisEV.

DragonRib: Tenha sempre um Plano B pra sua vida. E não faça do “Off-Topic” sua sessão principal no MaisEv.

Grande abraço a todos.


Veja mais:

Salas de Poker