Utilizando Squeeze em Full Ring Cash Games

Por: 06/04/2010

É chamado squeeze (espremer) porque você está essencialmente forçando o cold caller a ser espremido para fora do pote e desistir, já que não há muitos meios dele se defender.

Por que eu deveria usar o squeeze?

É bem simples. Por que trará lucro imediato. A pergunta deveria ser: “por que eu não deveria usar o squeeze?” Para confirmar, veja sua base de dados do Holdem Manager ou Poker Tracker e procure pelas mãos não-premium onde você deu squeeze em alguém e compare com o lucro que você normalmente tem com estas mãos. Tenho bastante certeza que para a maioria das pessoas o squeeze trará um lucro mais alto. Eu, por exemplo, faço 24ptbb/100 quando dou squeeze sem TT+ AQ+. Mas quando eu normalmente jogo com esse range eu perco 4ptbb/100.

Com que mãos dar squeeze?

Eu geral eu recomendaria dar squeeze quando você tiver uma mão decente mas que não jogue bem multi way mas jogue bem em um 3bet pot. Um range típico de squeeze contra um raise de um jogador regular seria:

Em posição: JJ+, ATo+, A2-A5o, A6s+, K9o+, Q9o+, K2s-K9s, Q8s/Q9s 

Fora de Posição: TT+ ATo+ K9o+ Q9o+ K2s-K9s, Q8s/Q9s 

Por que este range?

É possível dividir todas as mãos possíveis em 3 categorias, comparado ao range do vilão. Baixa/média/alta. Assim como uma 3bet normal, o squeeze se torna especialmente lucrativo contra oponentes que dão muito fold para 3bet. Você terá lucro automático se aplicar contra quem dá 75% + de fold para 3bet. Isso não quer dizer que você sempre deve dar squeeze contra quaisquer oponentes quando tiver oportunidade, porque você não estaria equilibrando.

Sendo assim, você tem que selecionar as mãos com que você dá squeeze. É claro que você quer dar squeeze com suas mãos de força alta porque você será pago por uma tonelada de mãos piores. Já sobre seus squeezes de blefe, por que você iria transformar uma mão de força mediana em um blefe (que você teria que desistir quando levar 4bet), quando você poderia apenas pagar e jogar um pote multi way com grandes implied odds? Isto inclui a maioria dos pares baixos/médios; dar apenas call esperando pelo set trará um lucro maior na maior parte do tempo.

Contra quem eu deveria ou não deveria dar squeeze?

Quanto mais um vilão der fold para 3bet, mais lucrativos serão seus blefes squeeze. Se um vilão nunca der fold para 3bet não há sentido em tentar fazê-lo largar uma mão melhor porque ele não irá desistir. Ao invés disso você deveria aumentar o valor do range com que você dá squeeze contra estes vilões. Possíveis mãos que você pode incluir são 99/88 A8/A9o KQs KJs. Isso é especialmente verdade contra fishes que nunca desistem, já que é muito mais fácil apostar por valor contra eles.

Também é importante notar que quanto maior for o range do vilão, maior também será o range de fold dele. Quanto maior o fold para 3bet, menos você deverá dar squeeze com mãos medianas porque eles não irão pagar com mãos piores. Além disso, se for provável que alguém dê 4bet shove, é melhor dar apenas call com as mãos mais baixas do seu range.

Como eu defendo contra um squeeze?

Defender contra squeezes é algo difícil e não surpreende que muitas pessoas cometerão erros ao fazê-lo. Alguns dos erros comuns são que as pessoas não defendem o suficiente, ou defendem com as mãos erradas ou da maneira errada. Por que defender é tão difícil? Por que o tamanho do pote mostra que ficará difícil dar 4bet como blefe porque você quase sempre será instigado a pagar o shove. Dessa forma normalmente é correto dar 4bet shove se você fosse pagar o shove, pois conseguirá fold equity extra.

A melhor defesa contra o squeeze é o fold. As pessoas não estão usando squeeze com freqüência suficiente nos micro stakes para se tornar algo que você precise se preocupar em defender. Mesmo que eles sejam capazes de dar squeeze light, não o farão como blefe com tanta freqüência quanto você pensa.

A segunda melhor defesa contra os squeezers habituais é abrir com um range menos amplo para estar mais preparado quando levar um squeeze. Isso é especialmente verdade quando há vários fishes à sua esquerda que são darão um provável call.

Você tem que tratar quem dá 3bet como se fosse alguém com short stack que irá all in contra você com mãos mais fracas. Se você encontrar alguém cujo range de raise é muito amplo e bastante explorável, eu sugiro a você dar 4bet ou fold se estiver fora de posição. Pagar um 3bet fora de posição te coloca em muitas situações difíceis e torna muito difícil de jogar seus draws com agressividade suficiente para pagar com suited connectors baixos ou pares. Isso não acontece tanto se há um fish depois de você, mas em geral eu daria 4bet ou fold.

Se você estiver em posição,pode pagar com mãos que jogam bem multiway como suited broadways e ir all in com um amplo range de mãos boas. Se você pagar, deve dar raise com um amplo range no flop porque não será possível lucrar se você jogar “acerta ou fold” nesta situação. Se você fizer uma pequena 4bet, frequentemente encontrará vilões pagando sua 4bet com TT ou JJ.

Há algo que eu possa fazer se pagar um raise e levar um squeeze?

Não, quando você paga, você anuncia que não tem uma mão suficientemente forte para um raise. Isso é o que torna o squeeze tão poderoso. É por isso que se você der reraise será pago por um range incrivelmente amplo. Mas há uma coisa que você pode fazer para explorar isso. Se tem alguém agindo depois de você que gosta de dar squeeze (ou se você pensa que quem deu raise não irá pagar sem KK+), você pode apenas pagar com JJ+ ocasionalmente e então dar reraise quando levar o squeeze. Isso frequentemente te fará ganhar stacks.

Resumindo

  • Dê squeeze com um range amplo
  • Dê squeeze por valor ou por blefe. Não dê squeeze com mãos que você não tem certeza do valor.
  • Fold quando você levar squeeze e considere a dar 4bet shove do que call.

Artigo escrito originalmente no fórum Two Plus Two.

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.

Veja mais:

Salas de Poker