Entendendo e Utilizando o SPR

Por: 19/01/2011

O que é SPR?

SPR é simples. Você divide o valor do menor stack pelo pote pré-flop final.

Por exemplo:

Temos uma stack de $100, nosso adversário tem $200 e o pote é de $10 no flop, nós dividimos o menor stack, nossos $100 stack pelo pote pré-flop final, $10, 100/10 = 10, portanto, o SPR é 10

Temos um stack de $10, nosso adversário tem um stack de $15, e o tamanho do pote é $0,50, 10/0.5 = 20, o SPR é 20

Quando houver mais de um oponente na mão, podemos calcular o SPR com todos os adversários. Por exemplo, temos um stack de $300,000 e durrrr tem um stack de $200,000, mas Ivey tem um stack de $500,000 e o pote pré-flop final é de $10,000. Isso significa que temos um SPR de 20 com durrrr (200,000/10,000) e um SPR de 30 com Ivey (300,000/10,000).

Por que usar SPR?

O SPR simplesmente coloca um valor numérico na relação entre o menor stack da mão e o tamanho do pote. Em vez de dizer “o pote era grande”, diga “o SPR era pequeno.”

Usamos SPR para nos ajudar a fazer melhores planos de compromisso com o pote, manipular o pote pré-flop e tomar melhores decisões pós-flop. Não é uma ferramenta mágica como diz o livro que introduziu o conceito (Professional No-Limit Hold’em – PNLHE), mas é essencial.

Usando SPR em uNL

Aqui está um exemplo de uma mão em que não usamos SPR

Mão A:

Full Tilt Poker $50.00 No Limit Hold’em – 9 players

MP1: $44.00
MP2: $14.40
Hero (CO): $50.00
BTN: $33.90
SB: $44.55
BB: $54.15
UTG: $32.00 65/19 fish
UTG+1: $40.20
UTG+2: $50.25

Pre Flop: ($0.75) Hero is CO with K K
UTG calls $0.50 4 folds, Hero raises to $1.50, 3 folds, UTG calls $1

Faço um raise padrão para 3x o valor e o fish paga. Bom…

Flop: ($2.25) 2 J 7 (2 players)
UTG checks, Hero bets $2, UTG calls $2

Faço uma cbet de tamanho razoável em um bom flop, e ele paga.

Turn: ($5.25) 6 (2 players)
UTG checks, Hero bets $4.00, UTG raises to $10,

OMG o que eu faço? Ele está blefando?

O herói cometeu muitos erros nesta mão, e muitos deles poderiam ter sido evitados se ele tivesse levado o SPR em consideração, e o utilizado efetivamente.

Mão B:

Full Tilt Poker $50.00 No Limit Hold’em – 9 players

MP1: $44.00
MP2: $14.40
Hero (CO): $50.00
BTN: $33.90
SB: $44.55
BB: $54.15
UTG: $32.00 65/19 fish
UTG+1: $40.20
UTG+2: $50.25

Pre Flop: ($0.75) Hero is CO with K K
UTG calls $0.50 4 folds, Hero raises to $2.50, 3 folds, UTG calls $2

Eu normalmente aposto 3x os blinds, mas se fizer isso, vou ter um SPR em torno de 16, o que não é muito bom para minha mão, então faço um raise de 5x, o que me dará um SPR favorável em torno de 8.

Flop: ($4.25) 2 J 7 (2 players)
UTG checks, Hero bets $3.50, UTG calls $3.50

Faço uma cbet de tamanho razoável e ele paga, acho que estou na frente aqui e considerando que ele é um grande fish, acho que estou comprometido com minha mão, já que o SPR é 8.

Turn: ($11.25) 6 (2 players)
UTG checks, Hero bets $9.00, UTG raises to $26 and is all in,

Bem, eu disse que estava comprometido no flop e improvável que o 6 tenha ajudado meu oponente, então vou continuar com meu plano e comprometer minhas fichas.

Hero calls $17

O maior erro que o herói na mão A cometeu não foi o raise de 3x após o limper, mas não fazer um plano de comprometimento em qualquer street. Se ele tivesse feito um plano como o herói na mão B, não teria sido colocado em uma situação tão estranho no turn, mesmo que a única ação diferente do herói na mão B foi aumentar mais pré-flop. O SPR não disse ao herói na mão B como jogar a mão, mas ajudou a criar um plano e, em seguida, manipular o tamanho do pote, a fim de realizar o plano.

SPRs Máximos

Máximo SPRs são estimativas no maior SPR com que você pode esperar lucrar quando for all-in. Estimamos SPRs máximos com base na mão em particular e no adversário em particular.

Pre Flop: ($0.75) Hero is CO with A A
5 folds, Hero raises to $1.50, 2 folds, BB calls $1.00

Aqui é uma boa situação para estimar um SPR máximo. Se o BB for realmente tight que ele raramente apostará todo seu stack sem 2 pares ou melhor, então você pode dizer que só vai all-in lucrativamente se o SPR foi menor que 4. Isso significa que, se o SPR for 4 ou menos, você comprometer seu stack contra este adversário em particular e esperar lucro. No entanto, você estima que se o SPR foi superior a 4, então comprometer todas as suas fichas contra este adversário terá uma expectativa negativa.

Se o BB fosse um jogador muito loose e agressivo, você poderia dizer que você vai se comprometer se o SPR for 10 ou menos.

SPRs Alvo

Podemos estimar o SPR máximo como o maior SPR com que você ir all-in e esperar ter uma expectativa positiva. No entanto isso não significa que o SPR máximo é o SPR ideal.
O PNLHE define SPRs alvo como;

seu SPR ideal com uma mão em particular contra um adversário específico. É o SPR que irá ganhar a maioria do dinheiro quando você for all-in.

Então como você calcula o seu SPR alvo? Bem, isso depende de dois fatores principais:

1. Sua mão

Este é o mais importante, obviamente. Se você já jogou qualquer quantidade significativa de poker deve saber que mãos iniciais fazem que tipo de mãos no river. AK, AQ e outros Ases grandes, broadways e JJ + fazem top pair e overpairs, pares pequenos fazem underpairs e sets e suited connectors fazer flushes, straights e grandes draws.

Top pais e overpairs são triscaidecafóbicos. Isso significa que eles tem medo do número 13. Enquanto SPRs baixos como 4 ou 6 são fáceis porque você pode apostar/apostar/comprometer e SPRs grandes como 21 não são ruins porque você normalmente irá ganhar stacks de qualquer maneira, 13 é um meio termo incerto, onde as pessoas tem apenas implied odds suficientes para jogar pelo set e acertar um draw, assim como tem o suficiente para tirar você da mão com um blefe. Bons SPRs alvo com mãos como top pair e overpair ou são muito menores do que 13 ou muito maiores. Draws como pares pequenos e suited connectors amam o número 13, pela mesma razão que top pairs e overpairs odeiam.

2. Seu oponente

Uma boa estimativa de seu SPR alvo tem que considerar os ranges de all-in e as tendências  do seu oponente. 

Um nit que joga pelo set não irá comprometer suas fichas sem um set ou um SPR muito baixo e irá foldar. Você quer fazer o máximo de dinheiro pré-flop contra esse cara porque ele vai jogar perfeitamente razoável contra você no pós-flop e com SPRs menores, é mais provável que fique agressivo ou se sinta comprometido com o seu par. Assim, um bom SPR alvo contra ele pode ser 4.

Contra um sólido e agressivo TAG, você pode aumentar um pouco esse número. Sua range de call será mais amplo do que apenas pocket pairs e ele tentará blefar de vez em quando. Ele também pode ser encorajado apostar todo o stack se acertar TPTK ou algo do tipo, porém ele ainda é sólido e não vai comprometer um monte de fichassem uma boa mão. Contra ele, você pode definir SPR alvo de 6-7.

Contra um fish maníaco você pode definir o seu alvo como algo tão alto quanto 10-11, porque ele fará coisas estúpidas com mãos estúpidas e quanto maior o SPR mais dinheiro mais dinheiro você ganhará dele.

Esses SPRs alvo mudam por causa de leituras específicas e tendências que cada jogador tem (lembre-se que não há dois jogadores iguais). Eu poderia passar por todas as mãos e jogadores diferentes, mas não precisa, use seu cérebro e chegue a seu próprio SPR alvo para as situações que você enfrentar.

Manipulando o pote para conseguir seu SPR alvo

Depois de ter definido um SPR alvo é hora de atingir essa meta (nós estabelecemos metas por uma razão). Manipular o pote pré-flop é muito importante porque uma diferença de 1bb no flop pode significar uma diferença de 30bb no river, tudo isso importa.

Tamanho de raises

Aumentar 3/4bb por limper em todas as posições é a tendência comum no poker online. Você faz o mesmo raise o tempo todo, porque senão as pessoas podem ler seu raise. Embora isto tenha seus méritos, e é algo que eu faço quando jogo, meu conselho é, parar, pensar e ajustar! Seu padrão pode ser mais 3bb mais 1bb por cada limper, mas fazer isso automaticamente está lhe custando dinheiro. Pense no seu SPR alvo e depois pense “aumentar 3x vai conseguir isso?” Talvez você esteja deep e aumentar mais não vai perder valor, ou talvez haja um shortstack nos blinds e dar minraise no botão é mais rentável, mas ajustar o seu raise pré-flop de vez em quando, para alcançar um SPR mais favorável, realmente melhora seu jogo.

3betar ou não 3betar

Decidir pela 3bet pode ser uma coisa difícil de fazer. Lembre-se que as pessoas tendem a pagar 3bets especialmente em posição. Portanto, antes de fazer a 3bet você deve pensar “se ele pagar, eu vou estar em um pote com um SPR baixo” e depois pensar “eu quero estar nesse pote com a minha mão/posição contra este adversário e seu range de call?” Eu vejo muito 3bet com KJo ou similar na SB e, em seguida, eles são pagos e não sabem o que fazer. Bem, é tarde demais para pensar nisso amigo, você deveria ter planejado antes, considerado todas as possibilidades e, em seguida, tomar sua decisão. SPRs baixos geralmente tornam as decisões mais fáceis, mas também podem tornar as decisões mais difíceis quando você tem uma mão marginal contra o range do adversários e está fora de posição.

Às vezes, apenas pagar quando normalmente daria 3bet pode ser a decisão correta se você estiver deep. 

MP1: $44.00
MP2: $14.40
CO: $61.65
BTN: $33.90
SB: $44.55
Hero (BB): $130.00
UTG: $54.15
UTG+1: $120.20 11/9 com 81% f3b
UTG+2: $50.25

Pre Flop: ($0.75) Hero is BB with A A
1 foldUTG+1 raises to $1.506 foldsHero calls $1.00

Embora tenhamos AA e queiramos obter o valor máximo da mão, o flat call aqui é uma boa jogada. Se fizermos 3bet para $5,50 e ele pagar, estaremos criando um pote com SPR 11, o que é muito perto de 13 e 13 é ruim para o nosso lado, especialmente contra um jogador tight. Se apenas pagarmos, o SPR será um enorme 36, que é melhor para o nosso lado, pois elimina o medo de perder o stack para uma mão melhor, pois não ganharemos um stack sem um set de qualquer maneira. Ao dar 3bet aqui nós damos a ele odds decentes para pagar com pocket pairs baixos bolso e estaremos fora de posição com um SPR ruim contra um jogador que vai jogar perfeitamente razoável contra um par maior, não é uma ótima situação na minha opinião. Ele não vai all-in pré-flop se não tiver os outros dois ases.

Lembre-se que no poker há três vantagens que você pode ter sobre seus adversários:

– Vantagem de habilidade
– Vantagem posicional
– Vantagem de cartas

Em geral, se você tem habilidade e/ou vantagem posicional sobre o seu adversário, você pode se dar ao luxo de ter SPRs altos, porque você se permitirá mais espaço de manobra irá explorar essas vantagens. Se você tiver nenhuma destas mas tiver vantagem nas cartas, tente alcançar SPRs menores já que vantagem posicional e habilidade são menos importantes que um SPR menor. Se você não tem nenhuma destas, desista.

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.

Veja mais:

Salas de Poker