Usando 3-bet Light

Por: 17/02/2009

OK, próxima pergunta, sobre o que é a parte “light”? Bem, a maioria dos jogadores, quando começa a jogar poker em um nível decente tende a somente fazer reraise (3-bet) com mãos muito fortes no pré-flop, tipo QQ+ e algumas vezes AK e coisas assim. “3-betar” light significa que você faz isso com algumas mãos mais fracas também, como AQ, 66, 78s, etc, etc…

Por que nós 3-betamos light?

Estou certo que todos dizem que indo all in com um combo draw é bom porque agora você pode jogar seus sets (trincas) da mesma maneira e será pago com mãos mais fracas. Agora, desculpe, mas isso é um pouco de besteira. Bons jogadores sacam exatamente o que você está fazendo, então eles não pensarão nada disso. E maus jogadores não foldam TP+ (pares altos) de jeito nenhum. Sem mencionar que as pessoas ainda estão muito medrosas para jogar seus sets de qualquer maneira.

Mas quando você faz 3-bet light, isso realmente afeta a maneira que o vilão o vê. Quando você mostra 79s depois de 3-betar pré-flop, isso faz com que o vejam como um maníaco, mas eles ainda não terão idéia de como responder. Eles passam a pagar mais suas apostas com jogos piores (então, obviamente você irá reajustar sua freqüência de 3-bet).

Agora para o ponto “c-bet=$$$$”. Você sabe que quando você aumenta pré-flop e faz uma continuation bet (bet flop quando se é o agressor no pré-flop) no flop normalmente, você será pago com os menores pares da mesa, gutshots, etc. Toda tipo de lixo, apesar de você ter AK, certo? Mas em potes reaumentados (com 3-bet), as coisas acontecem de maneira diferente. Todos o colocam em AA de repente. Então, eles pagam pré-flop porque pensam que tem implied odds e vão tentar flopar uma boa mão com seus 78s ou seus 22. Mas eles irão dar check/fold (pedir mesa e foldar para aposta) todos as vezes que não floparem um set ou dois pares.

Nota importante em c-bets em potes com 3-bets:

Não aposte mais do que faria em um pote normal
. Seus c-bets em potes reaumentados devem ser entre 1/2 pote e 2/3 do pote, não mais. A razão para isso é que normalmente ambos estarão blefando, então não teremos que ganhar com tanta freqüência se apostarmos menos. Ou nós temos uma mão muito boa, e devido a relação pote/stack, nós podemos ir all in facilmente sem apostar tanto.

A quem devemos dar 3-bet light, com que mãos e em qual posição?

Nâo há como exagerar no quão importante é a leitura quando damos 3-bet light. Você primeiramente precisa saber quão light alguém está apostando. Não faz sentido dar 3-bet light se o cara que aumentou é um tipo passivo pré-flop, ou mesmo um tipo loose passivo pré-flop. O tipo que você quer são os agressivos ou mesmo os TAGs (conservadores agressivos. Apesar de um jogador maníaco fazer raises muito light (ou seja, com mãos fracas), ele também irá pagar raises da mesma maneira e não foldará para c-bets, então ele não é uma boa pessoa para dar 3-bet light.

Igualmente, tente fazer a leitura de quais são os ranges de call em 3-bets e como eles jogam pós-flop depois de terem feito o call. Se eles pagam muito pré-flop e desistem no flop, faça 3-bets nesses caras. Se eles fazem 4-bet light e check-raise com blefes em muitos flops, com bastante freqüência, não faça 3-bet light com esses caras.

Isso é essencialmente senso comum, mas é muito importante.

As mãos que você deve dar 3-bet são aquelas que você pode vencer um grande pote. 78s, 33, etc. Também mãos que têm um bom valor no showdown, como AQ, KQs, etc.

Posição também é muito importante. Lembre que pessoas aumentam muito mais no button que no UTG, etc. E mais, quando você tem posição você pode ir de check behind (pedir mesa depois do primeiro a falar) em alguns flops por controle de pote, etc.

Uma das chaves do 3-bet light é jogar bem em potes reaumentados. Isso exige leitura. Você precisa entender de controle de pote e sobre sua imagem. Eu realmente recomendo que você pratique até a perfeição. Talvez descer um nível se estiver um pouco com medo. E se você precisa de alguma ajuda em mãos em potes com 3-bet, entre em contato com alguém e tenho certeza que irão ajudá-lo.

Se você tiver dúvidas sobre os termos utilizados neste artigo, veja nosso dicionário de termos de poker.

Este artigo foi originalmente postado no site estadunidense Two Plus Two e traduzido e disponibilizado pelo site Teorias do Poker.

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.

Veja mais:

Salas de Poker