Tomando Nota – Parte II

Por: 02/09/2008

Agora, portanto, discutiremos mais a fundo as informações que o OPR fornece e que podem auxiliar nos estágios finais do torneio (trataremos os mesmos como sendo as mesas semifinal e final).

Prizes e Profit (Premiação e Lucro)

Quando se alcança os momentos mais críticos do torneio (mesas semifinal e final), é quando essas informações tornam-se realmente relevantes.

A quantidade de premiações que um jogador possui vai demonstrar claramente quão experiente o mesmo é em estágios finais do torneio. Um jogador com uma grande amostra (mais de 1000 torneios jogados) que possui muitas premiações, com certeza possui muita experiência em mesas semi-final e final, portanto você deve tentar evitar ao máximo conflitos contra esse tipo de jogador (embora os mesmos possam ser bastante exploráveis, mas isso não será tratado nesse artigo).

No entanto, é importante ressaltar que essas informações devem ser tratadas com cuidado para que você não se deixe levar por conclusões precipitadas. Um jogador com premiações elevadas não necessariamente é uma ameaça à sua estratégia. O mesmo pode ter tido alguns momentos de sorte durante seu histórico em torneios e ter ganho apenas 1 ou 2 torneios grandes, o que não faz dele necessariamente um grande jogador. Portanto, para filtrar melhor essa informação, você utilizará outra informação que o OPR fornece que ajudará você a definir melhor se o jogador analisado é ou não um vencedor no longo prazo.

Return on Investiment (ROI)

O Retorno Sobre o Investimento (ou pela sigla em inglês, ROI) é a informação que melhor define se um jogador é ou não um vencedor no longo prazo. Geralmente, um jogador com uma pequena amostra de torneios jogados e ROI muito elevado, como 800%, 500%, provavelmente levou um torneio com uma grande premiação uma única ou pelo menos pouquíssimas vezes. Esse tipo de ROI é praticamente insustentável no longo prazo. Isso, no entanto, não quer dizer que o mesmo não seja um grande jogador.

A questão, no entanto, quando da análise do ROI, é que você não deve se preocupar com quão elevado é o ROI do jogador, mas sim se o mesmo possui um ROI positivo numa grande amostra de torneios .

Um jogador com uma boa amostra (1000 torneios jogados), com muitas premiações e um ROI positivo já deve ser tratado com mais cautela. Normalmente esse é um jogador com boa experiência em estágios finais e que pode ser uma ameaça ao seu torneio. Portanto, evite o confronto com esse tipo de jogador e busque um perfil contrário a este para tentar obter fichas.

Average Buy-in (ABI)

O Average Buy-in (ABI, ou Média de Valor de Entrada) apresenta o valor médio que o jogador analisado costuma pagar pelas entradas nos torneios que costuma jogar. Essa informação para mim é uma das mais importantes e relevantes para estágios finais.

Um dos fatores chaves para se obter sucesso em qualquer forma de poker, seja jogando-se torneios, ou cash games, é saber identificar fontes de novas fichas. O ABI é uma excelente informação, pois ele pode te ajudar a definir exatamente quem são possíveis alvos altamente exploráveis e saber apontá-los é vital para o seu sucesso.

Um jogador que esteja jogando fora de seu ABI de costume, tem um grande potencial para ser um excelente alvo. Caso o mesmo possua, por exemplo, um ABI de $15 dólares e esteja agora numa mesa semifinal de um torneio de $100, pode muitas vezes sentir a pressão financeira e, desta forma, ser facilmente explorável. Tente identificar esse perfil de jogador e preste atenção como o mesmo está jogando. Se está jogando muito tight por exemplo, esse pode ser o momento para atacar com mais freqüência e construir um stack nesse momento tão importante.

Agora que você sabe fazer algum uso das principais informações que o OPR fornece, o próximo passo é juntá-las e processá-las para que você não as utilize de maneira errada durante as suas tomadas de decisão. Primeiramente, defina se o jogador é ou não um jogador experiente em fases finais de torneio. Provavelmente haverá um grupo de jogadores que você deverá evitar e outro grupo de jogadores que você deverá atacar. A pressão financeira vai pesar para alguns enquanto que para outros só o primeiro lugar interessa. Identificar ambos os perfis fará uma diferença grande no momento mais importante de todo o torneio.

As informações nos dias de hoje fluem muito rapidamente em qualquer que seja o ramo de negócio. Negligenciá-las é perder ou pelo menos deixar de ganhar um dinheiro que poderia fluir a seu favor, mas que está indo em direção à concorrência que capta e processa as informações do mercado mais rapidamente que você. O mesmo acontece com o poker. Qualquer informação extra que você possua sobre seu adversário acarretará ao mesmo tempo em uma vantagem extra a seu favor. Portanto, utilize-as ao máximo sempre que possível para que as mesmas o auxiliem a tornar-se um jogador vencedor.

Se você tiver dúvidas sobre os termos utilizados neste artigo, veja nosso dicionário de termos de poker.


Veja mais: