TimeMojo e os Tells no Tempo de Tomada de Decisão – Parte 1

Por: 09/06/2014

Olá! No último mês estivemos coletando históricos de mãos cronometradas de usuários voluntários do TimeMojo. Com isto, fizemos análises de padrões de jogadores de determinados stakes.

Agora, vamos fazer uma análise mais profunda destas tendências. Neste artigo, selecionei mãos jogadas no limite $2/$5 NLH 6-max Zoom no PokerStars. A amostragem que temos deste stake é por volta de 100.000 mãos.

A primeira tendência que eu quero falar é sobre o “Raise First In (RFI, primeiro jogador a aumentar a fazer um raise) e % de fold para 3-bet”, baseado no tempo usado para ocorrer o primeiro raise.

Há duas teorias vigentes antes de analisarmos os dados desta tendência.

1 – Quanto mais rápido ocorre o RFI, é mais provável que o jogador folde menos para 3-bets.

A razão disso é que se o jogador está jogando muitas mesas e recebe uma mão premium, aumentará rapidamente a fim de focar a atenção na outra mesa e jogar mais rápido.

2 – Jogadores que levam muito tempo para aplicar o RFI provavelmente estão distraídos com outras mesas e não tem certeza se gostariam de prestar atenção em mais outra mesa jogando uma mão marginal.

Nesta situação, o jogador estará mais propício a foldar para uma 3-bet.

Antes de demonstrar o resultado de nossas análises, eu gostaria de explicar a razão por trás dos períodos de tempo que usamos. Determinar o que é uma “aposta rápida” levando em consideração apenas o tempo, é algo que varia de stake para stake.

Assim sendo, decidimos usar o ponto médio de tempo da nossa amostra (3.54 segundos) como ponto de referência.

Além disso, definimos que um RFI muito rápido ocorre por volta de 1.54 segundos (2 segundos a menos que a média), ou menos que isso.

Para nossa segunda teoria, decidimos definir um RFI muito longo como 9.01 segundos ou maior. Sentimos que essa é uma forte indicação de que o jogador está distraído em outras mesas e que, caso tivesse uma mão premium, teria agido bem mais rápido.

Abaixo está o resultado da nossa teoria confrontado com a amostragem:

 

Range de tempo RFI Fold to 3bet % Tamanho da amostra
Base 51.03% 5850
0-1.54 47.37% 570
1.55-9 49.29% 4550
9.01+ 55.48% 730

Pelos dados analisados, você pode ver que há uma correlação entre ações muito rápidas comparadas a ações muito demoradas. Especificamente, há aproximadamente 8% a mais de chances de você não fazer seu adversário foldar se ele agiu muito rápido. Já se ele tomou muito tempo para fazer o primeiro aumento, é provável que ele folde 9% a mais para uma 3-bet.

Se isso não parece relevante para você, considere um determinado cenário: O seu range de 3-bet é sempre blefe, e o resultado é que seu adversário ou folda a mão ou aplica uma 4-bet.

Vilão aumenta para 3 BB

Jogador B Fold

Jogador C Fold

Você 3auemnta  para 9 BB

Small e Big Blinds Fold

Você tem que vencer 66,7% das vezes para que a sua jogada seja break-even, o que também assumimos que deve ser a taxa de sucesso geral da 3-bet.

Agora, vamos pensar que o jogador passa a ter uma taxa de sucesso de 71.12% nesta situação (utilizando as informações dispostas na tabela acima).

Isso significa que você irá ganhar 3,2BB 71,12% do tempo, e perder 2,6 BB 28,88% das vezes. O valor esperado de cada 3-bet com uma taxa de sucesso em 71,12% é de 0,6 BB.

Se você aplicar essa diferença em 1.000 tentativas, o resultado é um lucro de 600 BB, ou US$ 3.000 em uma mesa $2/$5.

Alternativamente, se você subtrair a perda de vantagem ao 3-betar jogadores que praticam aumentos rápidos (RFI), sua taxa de sucesso de 3-bet será de 63%, o que significa que você terá um valor esperado de -0,495 BB por tentativa. O que resulta em um prejuízo de US$ 2.475 em mil tentativas em uma mesa $2/$5.

Tenha noção de que eu não aconselho você a sair 3-betando qualquer jogador com um tempo de RFI maior do que de 9.01 segundos, ou que você nunca dê 3-bet em um jogador que aumenta muito rápido. Entretanto, esse tell de tempo de ação é uma ferramenta poderosa, e quando aplicada em circunstâncias corretas, pode provocar um aumento na sua taxa de ganhos e na sua confiança.

Se você tem qualquer dúvida sobre estratégias que envolvam tempo de ação, ou ideias para análises de padrões, sinta-se a vontade para entrar em contato conosco através do tópico de suporte no Fórum MaisEV.

Obrigado pela leitura e espero que você tenha gostado do artigo.

https://timemojo.com/

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.

Veja mais:

Salas de Poker