Segurança dos Sites de Poker

Por: 16/07/2008

A esmagadora maioria dos sites de poker é honesta.

A motivação principal é que para um site de poker a reputação é essencial para atrair jogadores. Além disso, os sites passam por importantes vistorias periódicas para garantir a aleatoriedade das cartas.

Somente dois casos de trapaça foram confirmados nas bilhões de mãos jogadas nos últimos anos. Ambos foram em sites de médio porte. Em ambos os casos funcionários dos próprios sites participaram do escândalo. Como consequência, apesar de os funcionários terem sido descobertos e devidamente punidos, a grande maioria dos jogadores abandonou estes sites e a reputação destas empresas estará manchada para sempre.

Para não correr riscos, recomendamos que você jogue nos grandes sites – para maiores informações visite a área de rewiews de sites no MaisEV. Nunca foi confirmado nenhum tipo de trapaça nos grandes sites, pois, como dito anteriormente, estes sites prezam muito a segurança de seus softwares e por isso possuem uma série de medidas internas anti-trapaça.

O que motiva muitos jogadores a pensar que sites são roubados, é o acontecimento de muitas combinações improváveis, os bad beats. Isto ocorre pois online se joga um número drasticamente maior de mãos por hora que no jogo ao vivo, e não devido à falhas nos softwares dos sites.

Os jogadores novatos pensam que os sites podem ter interesses em deixar o jogo mais rápido, deixar os potes maiores ou deixar pessoas com contas novas ganharem.

O que eles esquecem é que sem cometer nenhum tipo de trapaça os sites de poker já lucram bilhões de dólares anualmente.

Mesmo financeiramente falando, não existe motivo para um site arriscar um business tão lucrativo quanto o do poker online em troca dos alguns milhões a mais que ganharia através de práticas ilegais.

Outro motivo devido ao qual novatos costumam achar que os sites são roubados é que a mente humana está acostumada a justificar os eventos ao seu redor.

“Eu estou com febre porque fiz X”.

“O time do Brasil ganhou porque fez Y”.

“João foi despedido porque fez Z”.

No poker muitas dessas conclusões podem ser nocivas ao jogador.

“Eu perdi 3 vezes seguidas com par de áses porque o site é roubado!”

“Não é possível perder 4 vezes seguidas com par de reis. Algo está errado neste site!”

Todos os jogadores experientes já passaram por eventos do tipo. Na verdade a maioria dos jogadores profissionais vê diariamente mais bad beats do que um jogador novato já viu desde que começou a jogar. A diferença é que, enquanto o jogador profissional sabe que estas situações fazem parte do jogo, o novato acredita que algo de errado está acontecendo e precisa achar culpados.

Se você deseja ser um jogador lucrativo de poker você precisa suportar a variância, perceber que ela faz parte do poker, e que não é um mal do jogo. Se não existisse variância, os jogadores perdedores não teriam a ilusão de ganhar a curto prazo e conseqüentemente eles parariam de jogar, o que acabaria com a lucratividade do poker, tanto online quanto ao vivo.

Quando se fala em trapaças nas mesas de poker é necessário mencionar o collusion.

Collusion é quando jogadores irão jogar em grupos para tentar ganhar vantagens contra outros jogadores da mesa. Eles irão fazer algum tipo de sinal para os outros jogadores do grupo para dizer quais cartas possuem. E assim usarão essa informação para ganhar uma vantagem injusta. Esta prática é ilegal.

Exemplo de collusion: trapaceiro A possui Q J e o trapaceiro B possui 6 2 . O flop vem T 7 3 . Normalmente contamos 9 cartas que nos dariam o flush, mas como o trapaceiro A já sabe que o 6 e o 2 de espadas estão com seu parceiro, ele contará 2 cartas a menos.

É difícil encontrar jogadores fazendo collusion online, pois os sites facilmente descobrem os trapaceiros, por terem sistemas próprios para detectar e previnir possíveis grupos de collusion.

Existem sites, por exemplo, onde jogadores que já fizeram transferências entre as suas contas não podem se registrar no mesmo torneio sit and go ou jogar na mesma mesa de cash game. Se um dos dois está jogando, o outro não pode se juntar à mesa.

Além disso, muitas vezes os próprios jogadores percebem possíveis práticas de collusion sendo efetuadas na mesa e informam ao suporte dos sites suas suspeitas, para que os sites possam começar uma investigação.

De qualquer forma, bons jogadores sabem que ganharão muito mais jogando normalmente do que fazendo qualquer tipo de prática ilegal como o collusion. Por isso são poucos os casos de collusion constatados efetivamente.

Porém é bom saber que podem existir práticas do tipo, e caso surja qualquer suspeita, informar imediatamente ao site para que ele possa tomar as devidas providências.


Quer jogar poker online? Crie já sua conta com rakeback e seja pago para jogar poker na internet.

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.

Veja mais:

Salas de Poker