ROI e Variância

Por: 27/03/2013

Somente após um longo período de estudos e revisões, quando compreendi todos os fatos, que então recuperei a confiança e voltei ao meu A-game, indo buscar o lucro perdido.  Na minha opinião não respeitar o longo prazo é o segundo erro mais comum entre os jogadores, perdendo apenas para o controle de bankroll.

A diferença do ROI entre os vencedores tem um pouco a ver com nisso, pois para compensar o longo prazo e ter o retorno mais rápido, jogam uma quantidade absurda de torneios em pouco tempo, ou seja, diminuem o foco jogando múltiplas telas o que muitas vezes diminui sua margem de lucro, o famoso ganhar no giro.

Mas não vem ao caso comentar estilos de regulares. No poker há muitas formas de ser lucrativo, não há um caminho absoluto. Porém, existem atalhos que podemos usar para tentar aumentar os ganhos, como evitar torneios com muitos profissionais registrados ou jogar em horários com menos regulares, jogar torneios com field reduzidos e com estrutura deepstack onde a habilidade se destaca e trabalharemos mais o pós-flop, etc.

Outras formas de um profissional quebrar a variância é investindo fora do seu grind, mas dentro do mercado do poker. Isso pode ser através de staking/baking ou com seu programa de coach. Isso faz parte do trabalho de quem vive do poker, se dispor a ensinar o que demorou muito tempo para aprender ou pegar parte do seu bank e investir em outras pessoas para assim aumentar o volume global de jogos.

No contexto de um MTT o ideal não é somente extrair ao máximo de suas melhores mãos, mas também reduzir as perdas em situações duvidosas. Fazer jogadas muito arriscadas ou comprometer seu stack precocemente aumentam as chances de perder cedo, e assim fará com que sofra mais com a ação da variância.

Muitos regulares bons são plenamente reconhecidos como jogadores de alta variância. Eles possuem uma agressividade ímpar, conseguem superar muitos spots literalmente no braço. No entanto isso reflete diretamente em seus swings, sejam ups ou downs.

Então meu conselho é que prefiram deixar as jogadas arrojadas para onde está o retorno, ou seja, nas retas finais. Podem ter certeza que as traves são muito doloridas, mas se você não passar pela fase inicial e intermediária nunca chegará à fase final, e também não terá a chance de acertar a trave, ou se correr tudo bem, fazer logo o gol e cravar a parada.

Você pode acompanhar minha rotina no twitter: @vinnycout e em meu blog: www.vinnycout.com

VinnyCout é jogador profissional de poker online. Grinder de SnG e MTT


Veja mais:

Salas de Poker