Realizando Sua Equidade

Por: 20/09/2012

Realizar a equidade tem a ver com a utilidade da equidade na sua mão. Como já sabemos, o poker é um jogo de equidades, e a matemática por trás do jogo sempre envolve a equidade.

Há dois tipos de equidade no poker: equidade de fold (FE) e equidade do pote (PE). Equidade é uma outra palavra para “% de vezes que ganha o pote”, seja no showdown ou fazendo o vilão foldar, o resultado é o mesmo. Qualquer que seja ele, nós ganhamos o que está na mesa.

Você frequentemente ouvirá alguém falando “você precisa ter alguma equidade para apostar nessa situação”. Você precisa ter FE ou PE. Às vezes, podemos combinar as duas equidades para fazer uma aposta sólida; por exemplo, atirando um 2nd barrel no turn.

Agora que definimos o que é equidade, podemos falar sobre “realizar a equidade”. Na mesa de poker, estamos lutando contra nossos oponentes. A pergunta então se torna “pelo que estamos lutando contra eles”?

Respondendo: várias coisas! Na mesa de poker, para alcançar o lucro, há um número de coisas que tentamos alcançar. Estamos tentando inflar os potes em que temos a melhor mão (aumentando nossa equidade), puxar potes em que não temos a melhor mão (comprando a equidade dos outros jogadores com blefes) e finalmente, há o que está no meio.

Realizar sua equidade está “no meio” da zona de combate do poker. É como a mão silenciosa que movimenta o mercado econômico. Na guerra você pode entender como dois submarinos combatendo submersos; ninguém vê, exceto aqueles que estão atentos.

Esses “submarinos” que estou falando são simplesmente a equidade das nossas mãos “no meio”. Se uma mão como AK em um flop K56 é uma mão com equidade alta e 72o é uma mão com equidade baixa, então algo como 78, 89 ou 67 seriam as mãos intermediárias. Essas mãos tem “equidade vulnerável” e senão formos cuidadosos, o vilão pode jogar de uma maneira que nos forçará a foldar essas mãos antes que possamos ver o river. Por exemplo:

Estamos no BB, o BTN tag tenta um steal.

Temos 78hh e vamos para o flop em HU.

O flop vem 9T3.

Damos check e pagamos a aposta do oponente. O turn é um 4.

Nosso oponente aposta novamente e nós… foldamos, é o que temos que fazer! Poderíamos dar um check raise no turn, mas sem leituras seria queimar dinheiro. Não temos como lucrar com essa mão, mesmo que seja um ótimo draw. O vilão fez um ótimo trabalho em tomar nossa equidade aqui. Nossa única opção lucrativa ao pagar no flop e dar o check fold em um turn inútil.

Que tal explorarmos algumas outras opções para ver como podemos como elas efetivamente os ajudam a realizar nossa equidade?

  1. Podemos dar check raise no flop e apostar quase em qualquer turn (talvez river)
  2. Podemos sair apostando no flop e apostar em qualquer turn (talvez no river)

Obs: Nesse ponto, é bom ter leituras! Para saber se devemos dar check raise ou sair apostando é simples. Que linha você reparou que funcionou melhor no passado para fazer o vilão foldar?

Apostar no flop

Aqui, esperamos combinar FE e PE para fazer uma aposta MaisEV com uma mão que é um open ended straight draw. No turn, podemos atirar e fazer mais mãos foldarem e ver uma carta no river com um pote de tamanho mediano. Aí então temos a opção de atirar mais uma vez mesmo não acertando, seja por blefe ou por valor. Muitas coisas boas esperam nossa triunfante invasão no river.

Check raise

Essa é a opção mais cara, mas pode ser uma linha forte contra um vilão que está pronto pra foldar mãos como top pair no river. Se isso for feito contra o oponente certo, podemos conseguir muitas coisas ao fazê-lo foldar sua equidade. Mesmo que ele não largue seu top pair, provavelmente conseguirá fazer muitos vilões darem bet/fold no flop, ou foldarem boa parte do seu range no turn.

Uma última coisa. E se o vilão vai all-in muitas vezes no turn? Isso nos forçaria a foldar mãos que tem equidade no turn. Se atirarmos com nosso OESD + cartas baixas, teremos que foldar para um raise no turn.

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.

Veja mais:

Salas de Poker