Qual É Seu Objetivo no Poker?

Por: 31/05/2011

Jogar poker é ótimo, não é por acaso que virou essa febre no jogo online e noto também que existe uma quantidade grande de pessoas que organizam seu home game e tem ali horas de diversão.

Ai entra essa pressão infantil, na minha opinião, de jogar pra ser profissional. Às vezes aparecem tópicos de pessoas que tem contato com o jogo por 2 meses e já pensam em viver exclusivamente de poker, o que é um grande erro, pois em nenhuma atividade você decide se tornar profissional em um período tão curto.

Dentre os motivos que fazem as pessoas buscarem o poker como profissão, os que eu considero os mais errados são;

Ganhar muito dinheiro (de maneira fácil)

O poker cria essa ilusão de que é só jogar uma partidinha rápida e triplicar o que se investiu, ou pior ganhar 100 vezes o que investiu em um torneio rápido. Se ganha mais dinheiro jogando poker do que a maioria das profissões, mas tudo o que se faz com paixão dá dinheiro. Não é mais fácil ganhar dinheiro com o poker do que qualquer outra profissão.

Liberdade

Sim o poker te da uma aparente liberdade, mas não se engane: em horas trabalhadas nós profissionais trabalhamos muito mais que um trabalhador comum que cumpre sua jornada de 8 horas diárias.

Ego

Eu não vou mentir, tem ocasiões que existe um certo glamour em se dizer que vive de poker. Com a massificação do nosso esporte, as pessoas passaram a entender melhor o que é o poker e consequentemente respeitar a nossa profissão. Mas não é o glamour que paga o nosso salário, então forçar a barra pra dizer que vive de poker pode satisfazer o ego, mas é só isso.

O principal é definir seu objetivo no poker baseado no que você espera do jogo. Não existe demérito nenhum em se jogar poker de final de semana pra ser break even ou até mesmo perdendo um pouco, mas se jogando de maneira saudável e o principal, se divertindo. O poker é um jogo e como tal o princípio dele é a diversão. A partir do momento que ele passa a se tornar fonte constante de stress é porque você está fazendo algo de muito errado.

Gosto do exemplo do Urbach do fórum que é winner na nl200, mas nunca deixou seu trabalho de lado e toca os dois, poker e trabalho com sucesso, porque ele soube definir o que esperar do poker.

O poker profissional requer uma série de esforços que pra maioria das pessoas torna o jogo chato e sem graça. Não transforme um excelente passatempo em uma atividade rotineira, isso não serve só pro poker, mas pra um monte de outras coisas.

No próximo artigo vou detalhar como é a rotina de um pro e como essa rotina pode ser maçante ou, como no meu caso, como essa rotina pode fazer você gostar ainda mais de poker.

Pra mais detalhes da vida de um pro, siga-me no twitter, www.twitter.com/joseirineu

Um abraço!

 


Veja mais:

Salas de Poker