Desenvolvendo Habilidades – Parte 5: Final

Por: 02/01/2014

E aí pessoal, finalmente a última parte sobre as habilidades que devemos trabalhar para ser bem sucedido no poker.

Se você ainda não leu as quatro partes anteriores, confira abaixo:

 

Desenvolvendo Habilidades – Parte 1: Controle do Tilt

Desenvolvendo Habilidades – Parte 2: Emoções

Desenvolvendo Habilidades – Parte 3: Variância e Confiança

Desenvolvendo Habilidades – Parte 4: Motivação

 

Aperfeiçoamento

Fato: O nível de jogo do poker online está gradualmente melhorando de 5 anos para cá.

Entretanto a linha de evolução das pessoas não é absoluta, e sim relativa. Algumas pessoas evoluem mais rapidamente que outras e esse caminho é infinito, a evolução é uma constante.

Quando você está melhorando, se outras pessoas estão melhorando ainda mais rápido que você, sua vantagem no jogo está diminuindo.

Para manter sua vantagem atual, você tem que evoluir pelo menos na mesma velocidade que a média dos outros jogadores. Para aumentar sua lucratividade ou subir de limites, você tem que procurar estar à frente dos outros.

Então a sua rotina não deve consistir apenas em horas de jogo, e sim em horas de estudos também.

Meu coach me passou uma relação muito interessante: a cada 6 horas de jogo eu preciso separar 1 hora para estudo, ou seja um profissional que joga em torno de 8h/dia por 5 dias, ou 40 horas semanais, tem que separar pelo menos 6h de estudo na semana.

Especialmente se está nos limites menores, essas horas de estudo são fundamentais para criar uma rotina de aprendizado constante até atingir um nível onde sua evolução estará intrínseca ao seu jogo.

 

Como melhorar

Evoluir em qualquer coisa é um processo de aprendizado. Se você entende como aprender, você pode entender o processo de evolução.

Evoluir no poker, ou em qualquer coisa, é sobre como desenvolver habilidades ao longo do tempo.

Existem centenas de diferentes habilidades relacionadas ao poker, como um caso que ocorreu comigo. Um jogador conhecido meu assistiu um vídeo e me falou sobre uma técnica que abordava o check-raise river por blefe.

Então eu procurei na minha database, e verifiquei que eu praticamente nunca tinha feito um check-raise no river por blefe.  Esta era apenas uma de todas as coisas que eu deixava passar, e isso era somente um item a ser trabalhado.

A maioria das pessoas tem consciência que já utilizam uma gama de técnicas e habilidades, porém isso não e suficiente por duas razões:

– quando estamos envolvidos emocionalmente, essas habilidades não vem rapidamente à tona, pois estamos com nossa confiança afetada.

– há um limite numérico de conceitos que podemos manter em nossa mente de cada vez.

Assim um dos aspectos principais para aperfeiçoar efetivamente é passar essas habilidades para a parte inconsciente de nosso cérebro, onde absorveremos o aprendizado, e ainda liberamos nossa mente para aprender novas coisas. Teremos segurança de que mesmo quando não estivermos no A-game, o conhecimento não vai escapar da mente.

Ou seja, o que você já sabe, não teria que estudar de novo e sim ir desenvolvendo e evoluindo o conceito.

Mas meu Deus, como eu adquiro essa habilidade de passar o que estudei agora para a parte mais profunda da minha mente e transformar isso em conhecimento?

Realmente isso não é fácil, requer um profundo processo de foco no aprendizado, quem já estudou para prestar vestibular ou concurso público sabe muito bem disso, é um trabalho árduo, estruturado, ativo, contínuo e detalhado. E vale a pena, pois é dai que vem o resultado.

 

Transformando fraqueza em força

Algum tempo atrás eu verifiquei nas minhas estatísticas que meu % de Continuation Bet estava abaixo da média dos regulares, então comecei a trabalhar para aumentar esse número.

Nesse processo verifiquei como eu melhorei minha habilidade de avaliar minha equidade contra diferentes ranges de call pre-flop; melhorei também a avaliação de como diferentes ranges pre-flop acertam diferentes texturas de board, e ainda melhorei minha avaliação de estimar a Expectativa de valor (EV) da C-bet, a freqüência com que tomamos fold, call ou raise.

Então, após isso eu verifiquei que meu C-bet cresceu drasticamente, e que meu jogo estava mais forte do que antes.  Spots de c-bet prendem muito mais minha atenção agora e sempre procuro extrair o máximo de valor deles, confiante de ter a certeza do que estou fazendo.

Após isso meus esforços estão em procurar novas fraquezas para continuar melhorando meu jogo, todo dia temos várias situações que podemos rever, estudar e evoluir.

Agora, podemos concluir que melhorar e consequentemente aperfeiçoar o jogo é indispensável e importante, porque se pararmos no tempo seremos facilmente superados.

E também que transformar aprendizado em conhecimento é extremamente trabalhoso e exige grande dedicação.

Espero que tenham aproveitado bem essa serie de artigos, tenho certeza que de uma forma ou outra você irá desenvolver e melhorar seu jogo no dia a dia, o trabalho duro recompensa.

 

Você pode acompanhar minha rotina no twitter: @vinnycout e em meu blog: www.vinnycout.com Também meu Facebook: www.facebook.com/vinnycoutpoker

VinnyCout. Jogador profissional de poker online. Grinder de SnG e MTT


Veja mais:

Salas de Poker