Profissional e Amador

Por: 08/05/2013

É conhecimento comum que no longo prazo os profissionais serão vencedores, pois estão estudando e melhorando a cada momento, é o seu trabalho diário. Então um profissional de poker é simplesmente aquele tem isso como sua profissão. Resume-se em tirar sua renda, seja principal ou complementar do jogo. Viver com o que ganha ou já ganhou jogando poker.

Isso é um ponto delicado, pois atualmente tem muita gente se autonomeando profissional, e até se propondo a ensinar algo que muitas vezes não domina. Então olhando bem seus resultados vê-se nitidamente que não é vencedor no jogo, e assim com certeza tem outra atividade que lhe dê lucro ou é sustentado por outros. Até mesmo alguns regulares que estão nas mesas diariamente demonstram ter um jogo tão limitado que não se pode acreditar que estejam ganhando algum dinheiro.

Sim, o poker é muito democrático. E isso é algo que temos que agradecer, pois os jogadores de todos os níveis, inclusive os fracos, podem ganhar em curtos períodos de tempo, porém sempre estarão contribuindo para o prizepool.

Um conforto que poucos conseguem é manter um bankroll tranquilo online onde não precise fazer grandes saques. Uma parte importante para uma evolução no poker é construir um bankroll que lhe proporcione subir de limites, e se você pode mantê-lo e sempre aumentar, logo estará nos níveis mais altos e assim ganhando melhor.

Uma saída muito comum para isso é ser patrocinado (cavalado/stackeado), onde não precise usar o seu próprio bankroll, jogando por um percentual dos lucros, dividindo os riscos com o seu investidor. Muitos dos aspirantes a profissionais jogam assim. É um investimento de risco, eles têm potencial só que ainda não podem manter-se sozinhos, quem sabe se dediquem e se tornarão bons, ou quebrem e desistam. Todo investidor que se preze sabe até onde pode arriscar.

Hoje também é comum top players de todo o mundo também serem cavalados, quem joga os maiores limites sabe o quão cara pode ser a simples reta de um dia, e em tempos de crise, se temos essa opção com os grandes investidores, porque não trabalhar assim?

O que já comentei é que jogar poker profissionalmente como forma de renda principal é muito mais pesado que outras atividades, mas dedique-se e terá o retorno almejado. Se você é um amador e gosta de jogar por lazer, dentro do seu limite financeiro, posso garantir que é uma das atividades mais prazerosas e a diversão é garantida.

Eu mesmo ainda me considero iniciante pelo longo caminho que tenho que percorrer para chegar ao topo, minha experiência e meu volume ainda é focado até mid stakes. Estou colocando volume alto, tenho tido resultados legais, porém sempre com metas maiores. Em 2013 elas já estão traçadas e quem sabe no próximo ano estarei brigando pelo meu lugar nos MTTs high stakes.

Você pode acompanhar minha rotina no twitter: @vinnycout e em meu blog: www.vinnycout.com

VinnyCout. Jogador profissional de poker online. Grinder de SnG e Mtt


Veja mais:

Salas de Poker