Poker e Profissionalização

Por: 05/01/2011

Não ter patrão é ótimo, mas lembre-se é você quem irá pagar seu salário no final do mês! Então sua gasolina, seu supermercado, seus butecos, seus jantares, seus luxos serão pagos com esse dinheiro. Ponto negativo para os gastadores de plantão e para pessoas que têm dependentes por perto (esposa, filhos e afins).

Não é uma boa sensação você chegar no dia 20 com 50k mãos jogadas e 0.10 ptbb/100, ou pior, runnando a -1 ptbb/100. Mesmo que você tenha (falaremos abaixo sobre isso) uma reserva por fora, essa sensação de mediocridade é horrível. Você poderá começar a jogar cada vez mais pensando em recuperar o prejuízo e seu A game, vira B game, que vira C game, que vira D game…

Prepare-se para o pior

Tenha uma boa reserva de dinheiro. Não só em Bankroll, mas dinheiro em caixa também. Suponha que você é profissional do jogo e tem todo seu BR no Stars e um simples flipzinho de PLO10 com seus melhores amigos é motivo de suspeita num site que você joga há quase 3 anos e sua conta é bloqueada junta aos demais para investigação? E aí? A fatura do cartão de crédito não vai esperar, o serviço de internet não vai poder esperar, nada pode te esperar! Tenha sempre uma boa reserva em Reais para qualquer eventual problema. E separe seu BR entre 2 rooms e 1 e-wallet.

O quanto reservar de dinheiro? Eu diria que você precisa ter seu Bankroll (100+ BIs) e o suficiente para viver de 10 a 12 meses sem sacar dinheiro do seu BR. Caso você utilize dinheiro dessa reserva, tente repor o mais rápido possível. Se policie!!!

Tem problemas com tilt?

DESISTA DESSA VIDA!!! Resolva seu problema primeiro e aí sim pense em se profissionalizar

Não misture vida profissional com pessoal

NUNCA desconte na sua mãe, namorada, esposa, filho o AA 200BBs deep que foi quebrado pelo T9o do agro fish que te deu 5b/call. Eles não tem culpa disso e não merecem que você desconta sua raiva em cima deles. O contrário também vale, se brigou com a sua namorada, não vire um calling station achando que tudo irá bater para você. Não consegue jogar o A game com probleminhas pessoais junto? DESISTA DESSA VIDA.

Que limites jogar?

Não é feio se profissionalizar jogando nl25 ou nl50. Mas lembre-se: A partir do momento que você precisa do dinheiro para pagar contas, seus move ups serão cada vez mais complicados. Eu diria que para achar uma fórmula bacana do limite a ser jogado você deve pensar em quando precisa por mês. Ai você pensa quantos ptbb/100 você precisa em determinado limite com um X de mãos (onde o X é muito hein!!?!?!) para se sustentar. Ele precisa ser entre 0.8 e 1.3ptbb/100, pois nos meses que você fizer 3 ou 4, você tem dinheiro para investir em outras coisas como no próprio move up ou guardar para meses em que ficaremos even ou negativo (sim, isso é BEM possível).

Invista, invista, invista!

Invista sempre em coaches, sempre tente pensar de outra maneira no jogo, sempre tente se reciclar no jogo. Além disso, o coach te dá uma moral muito boa, ele irá erguer sua auto-estima e fazer com que você sinta-se bem nos piores momentos. Nunca deixe de fazer.

E invista seus lucros em outras coisas também. O poker pode morrer amanha, daqui 1 ano, 10 anos, nunca saberemos. Portanto, desde já pense num plano B.

Sobre Move ups

Digamos que você jogue NL200 e ganhe 6k por mês e precise de 1.7k para viver. Em pouco tempo você consegue o move up, certo? Sim, é claro, porém o que você também tem que levar em conta é que a NL400 é muito mais casca grossa que a NL200 e digamos que você faça 1.8ptbb/100 na NL200, você precise fazer 0.9ptbb/100 na NL400 para pelo menos compensar, fora o stress do move up. E para cada move up isso se afunila cada vez mais. Pense se vale a pena no SEU caso, ou se você investe o dinheiro de outra maneira. Eu diria que uma pessoa sozinha deve sempre tentar jogar mais caro, mas uma pessoa com família deve-se manter em limites onde ela possa perder 5-6 BIs e dormir tranquilamente. Lembre-se: Você é um profissional de poker e não um colecionador de egos. Dinheiro > Ego!!

Você e o Governo

Procure declarar algo dos seus ganhos. Não omita nada. ISSO PODE CUSTAR MUITO CARO NO FUTURO. Sobre como declarar, cada caso é um caso e eu lhe recomendo procurar profissionais qualificados e de confiança da área para lhe auxiliar a respeito.

Sobre venda de créditos

Venda sempre de 10 a 7 dias antes de precisar do dinheiro em mãos (se vender para dealers). Assim você garante o deposito na sua conta antes das contas vencerem

Organize-se

Procure deixar seus vencimento todos próximos assim facilita no momento do pagamento.

Procure ter um computador bom e consistente, evite instalar inutilidades nele e evite pirataria, não pelo fato de ser ou não algo ético e sim porque aquele PC é sua vida e nada pode dar errado nele e nem com suas senhas.

Tenha senhas diferentes para cada room, anote tudo num papel físico e guarde uma cópia com segurança. Deixe alguém sobre aviso em caso de algum piripaque seu. Deixe alguém do mundo do poker sob aviso também, do tipo: “Se algo acontecer comigo, minha mãe irá lhe procurar para você ajudá-la a sacar meus fundos”. Pois sua mãe não saberá fazer isso sozinha né?

Procure utilizar seus horários da melhor maneira possível. Saiba quando começar e terminar de jogar, saiba quando estudar, deixe uma agenda pronta e tente segui-la a risca.

Faça atividades esportivas regularmente
Isso é muito importante, não seja um sedentário. Viva a vida. Há vida fora do poker 

Tenha vida social

Isso é muito importante, principalmente com pessoas off-poker com pensamentos diferentes dos seus.

E finalmente, NÃO TENHA VERGONHA DO QUE VOCÊ DECIDIU PARA VOCÊ. Quem realmente te ama irá apoiar.

Este artigo foi escrito pelo usuário do Fórum MaisEV Felipe “billy” Bossolani.

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.

Veja mais:

Salas de Poker