Planeje Sua Mão

Por: 18/03/2011

Então como corrigir isso?

Faça um plano.

“Ninguém planeja falhar, só falham em planejar.”

O primeiro passo em desenvolver um plano é perceber que a mão não terminará no pré-flop. Não caia na síndrome de Phil Hellmuth: “querida, ele me pagou com o Q e o T.” Não julgue toda a mão baseado apenas no range pré-flop.

Quais são os stacks das pessoas que já estão no pote ou ainda por falar?

Não há nada pior do que dar um raise em um limper, e quando voltar em fold até ele, ele ir all-in com seus 18bb e você dizer “ah droga, eu tenho T7o mas acho que tenho que pagar.” Então não dê raise contra limpers que estão short com mãos que não fazem pares altos sólidos (Jx+). Não dê raise para 4x em late position com um shortstack nos blinds. Faça apenas minraise. Dessa forma, se eles forem all-in você pode desistir mais fácil da sua mão ruim.

Com que freqüência eles dão reraise? Com que freqüência todos foldam?

Quanto mais eles deram reraise, mais tight você deve abrir. Deixe seu range com mais mãos de valor para que você possa jogar contra 3bets. Se todos estão foldando bastante, comece a abrir mais e roube mais blinds. Com que freqüência um vilão dá limp/fold?

Com que freqüência eles irão foldar pós-flop? Com que freqüência irão dar raise na sua cbet?

Muitas pessoas dão limp com um range amplo, pagam uma aposta pré-flop e depois dão check/fold depois do flop. Mire neles. Aumente em posição com muitas mãos. É claro, não se esqueça de prestar atenção nos blinds para ver quem dá muita 3bet. Não abra muito contra esses caras nos blinds. Quantas pessoas pagam o flop e foldam no turn? Eu acho que agora você já sabe o que fazer contra eles. Quanto mais eles aumentam sua cbet, menos você deve fazer cbet light. Só abuse deles quando acertar TP+.

O quanto eles estão fazendo cbet? Com que freqüência eles foldam a cbet para um raise? Com que freqüência eles fazem double barrel?

Quanto mais difícil for para eles irem até o showdown, mais difícil será para vencer potes com mãos mais fracas. Eles não irão foldar tanto depois do flop, não vão dar free cards e showdowns baratos. Quanto mais eles desistirem, mais você pode roubar potes. Quanto mais eles apostaram 1-2 streets e depois desistirem, mais você pode pagar e depois roubar um grande pote.

Com que freqüência eles apostam quando não fazemos cbet?

Eles apostarão todas as vezes que não fizermos cbet? Com que freqüência eles pagarão uma cbet no flop e apostarão no turn quando dermos check? Acho que você sabe o que fazer contra esse cara.

Com que freqüência eles vão para o showdown? Quão maior é a stat de Won When Saw Flop em relação à WTSD? A stat WTSD é maior?

Algumas pessoas adoram ir para o showdown. Quanto mais eles vão para o showdown, obviamente menos irão vencer. Você simplesmente não acerta tantas mãos boas assim no longo prazo. Então se eles vão para o showdown mais de 27%, provavelmente estão indo muito light. Se eles vencem menos de 40%, estão realmente escolhendo as mãos erradas para ir para o showdown. Se a stat WWSF é muito maior do que WTSD, eles só estão tentando fazer os adversários foldarem. Então, isso quer dizer que eles blefam muito. Faça float com suas mãos fortes e blefe nas situações certas.

Na prática

Vamos olhar algumas mãos de exemplo (100bb para cada)

Assento 1: 19/17 ats: 25/50/70 3b: 7% ip, 10% oop folds to 3b 65% cb: 75% ftcb: 55% raise cb: 15% cb/f: 70% turn cb: 45% fold turn cb: 60% wwsf: 42% wtsd: 24% w@: 50%

Assento 2: 45/10 ats: 5/20/15 3b: 2% ip 3% oop cb: 40% ftcb: 40% raise cb: 8% cb/f: 0% turn cb: 55% fold turn cb: 50% wwsf: 35% wtsd: 30% w@: 40%

Assento 3: 15/13 ats: 10/25/25 3b: 5% ip 9% oop f3b: 70% cb: 60% ftcb: 60% raise cb: 5% cb/f: 50% turn cb: 45% fold turn cb: 50% wwsf: 39% wtsd: 22% w@: 53%

Assento 4: Você

Assento 5: 30/25 ats: 30/50/75 3b: 8/15 f3b: 70% cb: 90% ftcb: 45% raise cb: 20% cb/f: 65% turn cb: 60% fold turn cb: 50% wwsf: 45% wtsd: 24% w@: 45%

Assento 6: 18/15 ats: 15/35/50 3b: 4/7 folds 3b: 60% cb: 70% ftcb: 65% raise cb: 5% cb/f: 65% turn cb: 45% fold turn cb: 50% wwsf: 40% wtsd: 24% w@: 50%

Mão 1: Jogador do assento 1 folds, Assento 2 limps, Assento 3 raise 4bb

Com que mãos você quer dar 3bet, com quais você quer pagar e quais foldar?

Primeiro, qual é o range provável do vilão? O quanto o vilão 3 folda? O quanto o vilão 5 faz squeeze? Quanto o vilão 2 paga? Em que street é mais provável que você leve o pote? Com que freqüência você terá que ir para o showdown? Com que freqüência você será pago com um monstro?

Mão 2: Chega em fold até o Assento 3 OTB que aumenta 3bb. Você tem AsQs no SB.

O que você faz aqui? E se o jogador 2 estivesse no BB ao invés do jogador 5? E se você tivesse 66? Que tipo de informação você procura para tomar sua decisão?

Mão 3: Chega em fold até o Assento1 no COO que aumenta 3bb. Assento 2 folds. Assento 3 3bets 11bb.

Você deve dar cold 4bet light? O que você fará se alguém for all-in e você tiver AQ? E se um deles te pagar?

Estas são as estatísticas que vejo para planejar a maioria das mãos:

Tamanho dos stacks: Você precisa saber quando os shorts estarão na mão. Não isole light com alguém de menos de 35bb ainda ativo.

3bet: Veja por posição. Quem faz 3bet em posição vs. fora de posição? Quem abre 3bet em EP? Eles fazem isso light? Com que freqüência foldam para 4bet?

Cbet/cbet turn: Com que freqüência eles dão cbet e depois foldam? Eles dão check em muitos flops?

Fold to steal. Fold to resteal: Se eles desistem muito dos blinds, roube com um range maior e um raise menor. Se eles roubam e foldam muito, dê mais 3bets.

Fold to 3bet: Algumas pessoas não resistem quando você dá 3bet. Adivinha o que você vai fazer?

Fold to cbet/Fold to turn cbet: Com que freqüência eles fazem float? Com que freqüência dão raise na cbet?

Cbet/fold (e no turn): Se alguém der 80% de cbet e foldar 75%, o que você faz? Vai querer dar 3bet? É melhor pagar o raise, e então dar c/r no flop. Escolha situações onde você possa representar uma boa mão, ou onde é provável que eles não tenham nada.

Limp/fold: Com que freqüência alguém dá limp e depois fold? Abuse destas pessoas. Especialmente se você combinar com fold to cbet. Se alguém dá limp/fold 60% das vezes e fold to cbet 60%, eu daria raise no limp dele com quaisquer duas cartas e cbet em qualquer flop.

WWSF alto e WTSD baixo: Faça slowplay com mãos fortes. Ele irá tentar te fazer foldar. Deixe-o tentar. Às vezes, você só tem que fechar os olhos e clicar em “call”.

Bet VS missed cbet: Isso é uma boa coisa para verificar. O vilão paga muita cbet no flop e então apostar quando você der check no turn? Contra essa pessoa, você deve fazer muito cbet depois check/raise com blefe, e c/c com TPGK+.

Basicamente, o que eu gosto de fazer é olhar algumas estatísticas do vilão e dizer “ok, em que street será mais fácil roubar esse pote?” Se ele folda muito para agressão pré-flop, mas não folda depois do flop, tente levar o pote no pré-flop. Se ele dá muito cbet/fold, mas não folda pra 3bets, e dá muita cbet no turn, então tento levar o pote no flop. Se eu tenho KJ, dou call pré-flop e check/raise no flop. Se ele dá muita cbet no flop mas não no turn, dê float, e leve o pote no turn.

A moral da história é, verifique todas as estatísticas disponíveis do vilão. Veja o que ele faz muito, e use isso contra ele. Abuse de seus erros.

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.

Veja mais:

Salas de Poker