Pequenas Dicas de Leituras de Oponentes

Por: 29/07/2009

Aqui vão algumas valiosas leituras para se ter sobre os oponentes.

Vilão que joga forte com TPTK

Uma das notas que eu tinha sobre o vilão era que “joga TPTK como se fosse o favorito, mesmo é um par de 9. Aumentou e pagou com A9 em um board 7899 com flush draw”.

Eu usei essa leitura para limpar um vilão em particular pelo menos 4 vezes.

Entretanto, isso tem que estar de acordo com o contexto da mão. Inversamente, se você tiver uma leitura de que um jogador loose passive não consegue largar top pair, o flop vem 7 high e ele já tinha apostado pré-flop com um range relativamente pequeno, você sabe que ele não faria isso com TPTK, então você sabe que ele tem um overpair.

Joga muito agressivo quando há um flush draw no board

É ótimo acertar mãos fortes contra estes vilões em posição porque você nunca precisará apostar ou aumentar, pois sabe que eles também não tem o draw. Exemplo, você tem 77 em posição. Vilão aumenta e você paga. O flop vem xx7 com duas cartas de espadas. Ele aposta o pote e você paga. O turn é blank e o vilão vai all in, você paga e ele mostra AA.

Total donkey calling station

Uma das melhores leituras existentes. Não faça semi-blefes contra esses caras, nem 3bet all in com mãos de coin flip porque eles vão pagar e você só terá 50%… eles não largam top pair mesmo em um board com vários draws. Value bet, value bet, value bet.

Minbets com draws

Todos conhecem esses caras. Eles fazem minbets contra você e tentam acertar draws baratos, então pagam um grande raise. Eu realmente não tenho idéia do que eles estão pensando, sabem que não podem pagar pelo draw, por isso apostam pouco, mas então pagam um raise. Castigue esses caras, e largue se algum draw aparecer.

Não sabe ler o board e distinguir quando está dominado

Esses vilões são ótimos. O flop vem 228 e eles tem 89. Você aposta com JJ e eles pagam. O turn é um 9, você aposta, eles aumentam, você aumenta novamente, o vilão tem dois pares, não consegue largar, mesmo que sejam derrotados por TT++, que é o que você representa. Esse é um bom read para ter. Bons LAGs normalmente percebem isso mas ainda não conseguem largar.

Joga TODOS os draws agressivamente

Essa leitura faz dinheiro de várias formas. Primeiro, porque você sabe que não deve completar com mãos em que não quer jogar fora de posição contra um raise, e segundo que você sabe que ele vai aumentar, então você pode completar com TT+ e castigá-lo após o raise. Depois de fazer isso muitas vezes você pode começar a completar sem esperar um raise.

Dá reraise light e flatcall com mãos fortes

Eu encontrei um vilão TAG que religiosamente dá reraise light com mãos marginais tipo AJ mas NUNCA o faz com mãos como AA/KK. Isso facilita jogar contra ele porque você sabe que quando ele der o reraise você saber que seu AK é bom em um flop K high, pois AA não está no range do oponente.

Pequenos mas às vezes valiosos tells de tempo (timing tells)

Considerando que o vilão normalmente aja em um certo período de tempo, às vezes algo fora desse tempo normal pode te dar uma dica. A mais comum é a aposta ou o call atrasado. Se um vilão aumentou no flop, uma carta do flush apareceu no turn e o vilão levou um período incomum de tempo para agir, é quase certo de que ele acertou o flush. Eles estão pensando que você associará esse longo período com uma fraqueza, mas na realidade é força. Eu normalmente largo top pair instantaneamente com essa leitura, e estou quase sempre certo. Essa leitura é mais útil contra oponentes que estejam jogando apenas uma mesa. Se for contra alguém que joga várias, ele pode estar apenas com ação em outra mesa.

Se você tiver dúvidas sobre os termos utilizados neste artigo, veja nosso dicionário de termos de poker.

Este artigo foi originalmente postado no fórum estadunidense Two Plus Two e traduzido pela equipe do site Teorias do Poker.

 

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.

Veja mais: