A Postura nas Mesas de Poker Ao Vivo

Por: 12/08/2014

Primeiramente, gostaria de fazer uma pequena apresentação para aqueles que não me conhecem.

Meu nome é Eder Rodrigues Campana, ecampana no Fórum MaisEV, tenho 25 anos e comecei a jogar cash game online profissionalmente no começo de 2011. Depois de alguns meses conheci o poker ao vivo, fiquei encantado com todo aquele ambiente e passei a me dedicar muito mais ao cash game live, mas nunca abandonei os jogos online. Atualmente sou jogador regular de cash game medium/high stakes ao vivo, No-Limit Holdem e Pot-Limit Omaha. Também costumo jogar alguns torneios regulares de São Paulo, com premiações garantidas acima de 100k como o Circuito Paulista de Holdem, meu torneio favorito e onde conquistei bons resultados.

Neste meu primeiro artigo achei interessante abordar sobre a postura nas mesas no poker ao vivo. Algo que eu particularmente acho muito importante, mas infelizmente é ignorado por muitos jogadores, inclusive até profissionais, sejam em mesas de torneios ou cash game.

Socialize                                      

Socializar no poker ao vivo não quer dizer que você deve conversar com todos os jogadores, falar sem parar ou não usar fone e óculos escuros. Até porque cada pessoa tem sua personalidade e também depende da afinidade que você tem com os jogadores da mesa. Quando eu digo “socialize”, é no sentido de interagir de uma forma saudável fazendo com que aquelas horas na mesa seja uma experiência agradável. Afinal, todos estão ali para se divertir, até mesmo os profissionais. Mas fique atento para não exagerar e assim perder informações importantes, seu foco no jogo ou acabar sendo desagradável. Encontre o meio termo!

Respeite os jogadores e o dealer

Isso deveria ser o básico, só que infelizmente já presenciei várias situações desagradáveis de falta de respeito de jogador para jogador e principalmente de jogador para o dealer. Quando jogar poker ao vivo, procure ser o mais educado possível para não gerar nenhum conflito com os jogadores, evite qualquer comentário que possa ser mal interpretado ou “falinha” ao jogador que acabou de perder uma mão, além de ser desagradável nem todos conseguem lidar bem com as perdas e isso pode alterar muito o humor e o estado de algumas pessoas. Respeite o ferro!

Não podemos esquecer dos dealers, seja educado e compreensivo com eles, todos nós cometemos erros e se por acaso você foi prejudicado por algum erro dele, acredite, ele não fez de propósito, ofende-lo não vai resolver o problema. É um trabalho que requer muita atenção e concentração e muitas vezes eles não puderam descansar o suficiente. E não adianta culpar o dealer por não estar recebendo boas cartas, não acertar um flop, tomar bad beats e etc… Não é culpa dele! Também evite os pensamentos negativos, de que o dealer X, Y ou Z só me quebra, não puxo uma parada com ele e etc… Esses tipos de pensamentos só vão te prejudicar, isso é coisa da sua cabeça. Aprenda a lidar com a variância.

Dealer poker ao vivo

 

Evite dar “coach” e principalmente recriminar

Uma das atitudes mais incoerentes no poker ao vivo é quando um jogador fica insistentemente querendo ensinar os jogadores da mesa mais fracos tecnicamente, ou que ele julga serem mais fracos, dizendo que uma jogada X não foi boa, que deveria ter feito tal coisa, ou seja, se achando o “coach” da mesa. É difícil dizer exatamente o que motiva esses jogadores a fazerem isso, já observei que algumas vezes é uma necessidade de se mostrar e/ou sentir superior aos demais e geralmente são jogadores medianos ou fracos que o fazem. Comentar uma ou outra jogada na mesa de poker ao vivo é normal e acaba fazendo parte da interação com os jogadores, o problema está em querer ensinar e apontar os erros de um adversário direto, fazendo isso você está automaticamente prejudicando você mesmo e aos demais jogadores da mesa.

A situação é ainda mais desagradável quando um jogador recrimina outro por ter jogado uma mão de forma errada, seja uma aposta paga de forma equivocada ou um blefe mal executado, por exemplo. Além de faltar com respeito e ferir um direito da pessoa de jogar da forma que ela bem entender, ao recriminar você estará chamando a atenção do seu adversário para aquela jogada e apontando as possíveis falhas dele, prejudicando você e aos demais jogadores. Portanto, controle-se e evite ao máximo esses tipos de atitude!

 

Espero que tenham gostado. Dúvidas, críticas ou sugestões entrem em contato via Fórum MaisEV, facebook, whatsapp ou pessoalmente. Boa sorte nas mesas!

 

Conheça os livros de poker da Loja MaisEV e seja um mestre do poker ao vivo!

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.

Veja mais:

Salas de Poker