Conheça os November Nine de 2014: Jorryt van Hoof

Por: 29/08/2014

Conheça o perfil de Jorryt van Hoof, adversário de Bruno Politano na mesa final do Main Event da WSOP.

Até a disputa da mesa final do Main Event da WSOP, em novembro, publicaremos uma série de perfis dos nove finalistas do evento. Aqui, você poderá conhecer um pouco mais sobre os adversários de Bruno Politano na busca pelo bracelete mais cobiçado do poker. Abrimos a série com Jorryt van Hoof, chip leader e um dos favoritos a conquistar o título.

jorryt van hoof

 

Líder

Ele é o favorito. Não somente por suas 38.375.000 fichas serem capazes de eliminar qualquer um dos outros oito jogadores, mas sua biografia mostra que se trata de um jogador perigoso.

Quão perigoso Jorryt van Hoof é? Na Holanda, seu país natal, ele é conhecido como “o melhor jogador de cash games da história”. Um título que impressiona por si só, já que o país é berço de craques como o Team Pro PokerStars Lex Veldhuis (também conhecido como RaSZi), Pieter de Korver, Rob Hollink e Noah Boeken. Nos torneios, Marcel Lusk talvez seja o maior representante da terra de Van Gogh e Johann Cruyff, e no online a fera Paul “padjes” Berende é um dos expoentes do estilo de jogo holandês.

Jorryt van Hoof conta com pouco mais de US$ 350 mil ganhos em torneios ao vivo, valor que será triplicado mesmo com a eliminação em nono lugar no Main Event. Mas esses números não refletem quem ele é. Seu ambiente são os cash games online onde, anos atrás, ganhou um apelido que demonstram bem quem é.

Com o screen name Jorrytvh, ele enfrentou Justin “ZeeJustin” Bonomo, uma das grandes feras do online daquele tempo. Após ser atropelado, Justin foi questionado de quem se tratava o autor da façanha e respondeu: “Não sei quem ele era, só sei que me limpou”. E assim surgiu seu novo screenname, TheCleaner11, algo como “O Limpador”.

Além de tudo isso, a estatística está ao seu lado. Uma análise realizada sobre os campeões do European Poker Tour feita em quase 100 torneios, demonstrou que mais de 33% das vezes o campeão chegou à mesa final como chip leader.

Carreira no poker

A descoberta do poker por Jorryt van Hoof tem muito em comum com muitos profissionais.  Ele e um sócio eram donos de uma loja de jogos voltada a praticantes de RPG. As cartas do jogo Magic The Gathering eram o foco principal do seu negócio, que costumava reunir muitas pessoas para trocar estratégia e colocá-las à prova, além de também oferecer outros jogos de tabuleiro.

Alguns de seus visitantes trocaram as cartas com poderes e ataques por um baralho convencional e fichas e, envolvido na atmosfera, ele começou a dedicar atenção ao poker.

“Tive muita sorte no começo, e segui jogando cada vez mais. Passei a jogar uns torneios de 50 euros nos cassinos holandeses, e também tive sorte”.

Jorryt van Hoof voltou suas atenções ao poker online, e depois de quebrar três vezes, começou a engrenar na carreira. Já em 2007 ganhou US$ 100 mil ao vencer todos os adversários em um torneio no PokerStars, o $5.200 NLH Winner Takes All.

Sua formação não envolveu a leitura extenuante de livros e mais livros, mas ele sempre discutiu mãos com seus amigos, e desde o princípio buscou analisar seu adversários.

Ele também é adepto da prático de exercícios físicos como meio de otimizar sua concentração: “Sua condição física ajuda a parte mental. Pra mim, é muito importante que um jogador sério busque uma vida saudável. Muitas horas à frente de um computador geralmente te leva a uma rotina sedentária.Poker requer muita concentração, e isso é ainda mais válido quando se joga torneios. Quando você está em uma boa condição física e se mantém concentrado durante dias consecutivos é mais fácil ir longe.

Jorryt van Hoof the cleaner11Seu Jogo: Pot-Limit Omaha Zoom

Como muitos profissionais,  Jorryt van Hoof abandonou o No-Limit Hold’em e começou a se dedicar ao Pot-Limit Omaha, onde também chegou aos high stakes. “Aprender um jogo novo acendeu uma faísca de motivação, e acho que me tornou um jogador ainda melhor de Hold’em”, diz ele sobre seu jogo favorito (ao lado, Jorryt van Hoof na mesa final de um torneio da série SCOOP na modalidade).

Sem paciência para selecionar mesas, ele diz que as mesas Zoom são seu estilo favorito.

Com 31 anos, nascido em Eindhoven, Holanda, e residente em Malta, Jorryt van Hoof também achou espaço para sua veia empreendedora no poker. Ele é dono do site nederpoker.com, que distribui informação e estratégia sobre o jogo e divulga uma série de vídeos aos seus usuários.

Ele lista como seus maiores adversários Martin Jacobson (“Ele tem uma tonelada de experiência e resultados insanos”) e Felix Stephenson (Joguei muito PLO com Felix ao longo dos anos e tenho muito respeito pelo seu jogo”). Porém, admite não conhecer muito dos outros jogadores, mas confessa: “Do que eu vi, parece ser uma mesa final muito forte”.

Esperamos que um brasileiro o surpreenda.

 

 

Curta a página do MaisEV e siga-nos no Twitter para saber tudo sobre o November 9.

 

Passe na Loja MaisEV e conheça softwares, baralhos, livros e muito mais.


Veja mais:

Salas de Poker