O Que Você Estava Pensando?

Por: 01/06/2010

Mas o problema que muitos de nós (inclusive eu) temos é que não conseguimos pensar tão bem o tempo todo. Eu acho que isso pode ser atribuído ao fato de que não desenvolvemos nosso raciocínio de uma maneira “beneficial” ou “logicamente ótima”.

O que eu pretendo fazer nesse tópico é listar alguns pensamentos comuns que jogadores de micro-stakes têm e colocá-los em categorias. A idéia é que, talvez, você veja que alguns de seus pensamentos estão na categoria “sub-ótima” e possa reconhecer que tenha que melhorar seu raciocínio lógico. Então eu mostrarei uma mão em que eu fiquei muito orgulhoso de meu raciocínio lógico que me impediu de perder todo meu stack com uma mão muito boa onde, normalmente, eu teria perdido tudo.

Vamos lá!

A. Processos de pensamentos fracos e inaceitáveis
1. *fdpfdpfdpfdpfdpfdpfdpfdpfdpfdpfdp*

2. Wow, o MaisEV é demais! Adoro ficar lendo o BBV e jogando!

3. Vamos lá, *time de futebol qualquer*!! Eu coloquei meu dinheiro em vocês!

4. Wow, A Fazenda é tão legal!!

5. Eu sou o presente de Deus ao poker! Poker é tão fácil. Eu vou ganhar rios de dinheiro nessa session!

B. Processos de pensamentos comuns, ainda “sub-ótimos”
1. Wow, uma 3bet! Eu deveria foldar meu QQ, ele provavelmente tem AA.

2. Eu tenho um flush draw, e flush é uma ótima mão. Eu vou ganhar muito se eu acertar, então eu pago!

3. O flop veio 8s8c4d e ele apostou… Meu AK não pode contra tanta pressão. Eu desisto.

4. Ele é tão loose, eu sei que ele está blefando. Eu posso pagar com meu middle pair no river.

5. Eu tenho top two pairs, é uma ótima mão. Eu posso pagar esse shove no river, se ele tiver ganhando de mim é uma pena.

C. Processos de pensamentos quase ótimos que ainda precisam de melhorar
1. Eu aumentei pré-flop e ele deu check no flop. Eu posso dar uma c-bet aqui e levar esse pot.

2. Eu tenho o Nut Flush Draw e esses jogadores são loose passive. Eu vou apostar aqui como semi-blefe.

3. Eu tenho 87s, que acerta muitos flops. Vou aumentar pré-flop como semi-blefe porque se alguém pagar eu ainda posso acertar o flop.

4. Eu tenho TT, que é uma mão descente, mas essas overcards me assustam então vou apostar agora pra tentar levar de uma vez.

5. Meu AK errou esse flop baixo e sem conectividade, mas ele deu check de qualquer jeito, então vou apostar e tentar levar.

D. Pensamentos bem desenvolvidos e “logicamente ótimos”

1. Eu tenho um par mediano que definitivamente pode ser bom e ele aposto pouco nesse pot. Mas o fato de terem overcards nesse board e que provavelmente eu vou enfrentar mais apostas em todas as streets daqui pra frente significa que chegar ao showdown com essa mão, pagando pouco, será muito difícil. Eu simplesmente terei que me render aos Reverse Implied Odds e o deixar levar esse pot. Considerando que eu tenho muito pouco investido nesse pot e minha equidade contra o range dele é pequena, não estou muito preocupado.

2. Eu errei esse board com meu AQs, e o fato dele ter pagado meu raise pré-flop no Big Bilnd significa que, apesar dele poder ter overcards como eu, um par é muito provável no seu range também. O fato de ele ter dado check não quer dizer que ele irá largar. Na verdade, com AF de 6.5, ele pode muito bem estar preparando um checkraise. Se eu der check behind aqui, posso conseguir um A ou um Q ou pegar um flush draw e conseguir extrair algum valor do seu par mediano que ele acha que está na frente. Se eu der uma c-bet aqui, é realmente um blefe e eu não acho que esse blefe tem muitas chances de dar certo visto que grande parte do range do vilão me pagaria aqui. Se eu tomar um checkraise aqui seria um desastre porque ele pode estar blefando com alguma mão pior como AJs, QJs, baseado na minha porcentagem de c-bet alta. Eu vou só dar o check behind e ver o que acontece no turn. Visto que eu tenho posição sobre ele, estou em ótima situação para reavaliar a mão e jogá-la até o river.

3.O que está acontecendo aqui? Ele dá check call duas streets e da open shove no river. Que tipo de mão pode ser? Bem, tinha o draw de couves no flop que não bateu. Depois tinha o backdoor straight draw no turn que não bateu. Considerando que esse maluco é 38/15/5.0, esses draws certamente estão no seu range. Então quais são as mãos que ganham dos meus dois pares? JJ teria dado 3-bet pré-flop, visto seu AF. Qualquer trinca teria dado raise no flop ou no turn considerando seu AF e o fato do board está tão conectado. Então apesar de não desconsiderar as trincas, certamente são pouco prováveis. Além disso, eu tenho visto esse cara jogar e aquele pequeno shove no river com TPMK contra o cara a minha esquerda foi horrível – ele parece ser spewy. Talvez ele ainda esteja chateado com a mão em que ganhei dele com meu OESFD? Considerando que o range dele inclui muitos draws que não bateram e muitas mãos do tipo top pair, eu diria que estou na frente aqui muitas vezes e estou numa situação com odds bem favoráveis. Eu pago! OH! O que é isso? Um draw que não bateu?? Ship it!

4. Eu tenho um OESD, então vou apostar contra esse cara mais ou menos passivo como semi-blefe. Ele normalmente larga então vou ganhar esse pot sem ter nada, muito obrigado… Ah droga! Ele deu mini-raise. Bom, tudo bem. Com que tipo de mão ele faria isso? Mãos como top pair, dois pares, talvez até com um draw de vez em quando. Considerando que ele é muito ruim, eu acho que vale a pena tentar completar meu draw porque provavelmente ele irá valorizar mais do que deve seu top pair ou dois pares, e se ele tiver uma trinca é certo que vou conseguir todo seu dinheiro. Considerando que seu mini-raise me deu ótimos implied odds, eu pago!

Ótimo! Completei o meu draw. OK, e agora, como extrair? Eu sinto que esse cara vai apostar de novo se eu der check e um checkraise no turn vai parecer um blefe e apesar de ter duas cartas de copas no board, o flush draw é muito pouco provável no range dele. Então irei dar um checkraise nele e apostar o resto no river. Hora de por pressão – ele pode me colocar em qualquer tipo de flush draw que não bateu e vamos apostar tudo de qualquer maneira se ele tiver uma trinca. É a armadilha perfeita. Bem, ele conseguiu acertar dois pares no turn, mas eu consegui manipulá-lo combinando o erro dele em dar mini-raise no flop e sua tendência a valorizar demais suas mãos com um belo checkraise no turn e o push no river onde ele estava com odds muito bons para pagar. NH!

Party Poker – No Limit Hold’em Cash Game – $0.50/$1 Blinds – 6 Players

Hero (SB): $221.27
BB: $126.57
UTG: $33.42
MP: $98.50
CO: $62.06
BTN: $78.90

Preflop: Hero is dealt T Q (6 Players)
UTG calls $1.00, 3 folds, Hero calls $0.50, BB checks

Flop: ($3) 5 J K (3 Players)
Hero bets $2.50, BB raises to $6.00, UTG folds, Hero calls $3.50

Turn: ($15) 9 (2 Players)
Hero checks, BB bets $13.00, Hero raises to $50.00, BB calls $37.00

River: ($115) A (2 Players)
Hero bets $70.00, BB calls all-in for $69.57
Uncalled bet of $0.43 returned to Hero

Pot Size: $254.14 ($3 Rake)

BB had J 9 (two pairs, Jacks and Nines) and LOST (-$126.57)
Hero had T Q (a straight Ten to Ace) and WON (+$124.57)

5. AKo, ótima mão, eu vou dar uma 3-bet por valor contra esse cara 54/20/4.0 porque eu estou muito na frente do range dele. Ele pagou. Bem, eu acho que podemos colocá-lo num range muito grande de mãos. Acho que vou considerar o range dele mais para pares, depois broadways, e depois cartas naipadas. Então, acertei um par do flop, mas a maior parte do range dele irá foldar para uma aposta. Se eu apostar agora irei ganhar somente o mínimo. Mas se eu deixar para apostar no turn e no river, mãos como QQ ou JJ provavelmente pagarão, e apesar de eu extrair valor de mãos como KQ ou KJ se eu apostar agora, eu não quero que minha aposta afaste a maior parte do range dele. Eu quero deixar mãos piores na mão. Considerando que o flop foi bem tranqüilo e pouco perigoso, eu posso arriscar dar uma carta de graça pra ele sem muitos problemas. OK, o turn trouxe um par no board, hora de apostar…

O que?? Um mini-raise? Bem, isso não é bom… Baluga é foda. O que ele pode ter? Mãos como Kx certamente estão no range dele e estou ganhando de todas. Não consigo imaginar ele com um 6 a não ser que ele tenha uma quadra. Não tem draws de qualquer tipo e eu dei reraise nesse pot pré-flop. Ele não pode estar dando raise com QQ porque tem um K no board, mesmo eu tendo dado check no flop. Ele pode muito bem ter AA. Eu realmente não posso dar push aqui mas também não posso largar. Se ele tiver uma trinca e eu conseguir outro K no river, ganho todo o dinheiro.

Eu vou pagar e dar check no river. Se ele der shove, eu largo. Se ele apostar pouco eu pago porque ainda estou na frente de mãos como Kx. Mas eu realmente não posso dar push aqui. OK, ele aposto pouco no river. Não posso aumentar mas vou pagar. Se ele tiver uma mão muito forte ele é bem burro!

Party Poker – No Limit Hold’em Cash Game – $0.10/$0.25 Blinds – 6 Players – (LegoPoker Hand History Converter)

SB: $24.21
Hero (BB): $31.15
UTG: $82.13
MP: $11.68
CO: $24.65
BTN: $40.12

Preflop: Hero is dealt K A (6 Players)
UTG raises to $0.75, 4 folds, Hero raises to $2.30, UTG calls $1.55

Flop: ($4.70) K 8 6 (2 Players)
Hero checks, UTG checks

Turn: ($4.70) 6 (2 Players)
Hero bets $3.50, UTG raises to $7.00, Hero calls $3.50

River: ($18.70) 2 (2 Players)
Hero checks, Villain bets $5.00, Hero calls $5.00

Pot Size: $28.70 ($3 Rake)

UTG had 8 8 (a full house, Eights full of Sixes) and WON (+$14.40)
Hero had K A (two pairs, Kings and Sixes) and LOST (-$14.30)

 

Artigo originalmente publicado no fórum norte-americano Two Plus Two e traduzido pelo moderador do Fórum MaisEV IoDa.

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.

Veja mais:

Salas de Poker