O Maior Erro Em Um Move Up

Por: 08/06/2010

Jogar diferente.

Eu não estou falando de jogar “assustado” porque o valor do jogo é mais alto; estou falando de jogar um jogo diferente do que você vinha jogando no nível anterior. Freqüentemente as pessoas decidem que devem “jogar mais tight”, ou acham que devem “jogar mais agressivamente”, ou que tem que “blefar mais”, ou devem “pagar mais loose contra todos os floaters”, ou “dar mais crédito aos TAGs”, ou “dar mais crédito aos LAGs”, ou “começar a fazer mais moves”, ou “atirar aquele 3rd barrel”, ou que devem “diminuir um pouco a value bet pra conseguir mais fregueses”, ou que tem que “defender os blinds contra os ladrões”, ou que devem “dar 3-bet light pré-flop”, ou que tem que “largar pra aquela grande aposta no river”, ou ainda “defender-se contra bluffs”, ou “estabelecer uma imagem LAG na mesa”, ou qualquer outra coisa nesse sentido. O ponto principal é que os jogadores sentem que sua estratégia normal de jogo é muito amadora para bater o novo, e mais alto, nível (mesmo essa estratégia tendo os feito ganharem dinheiro suficiente para subir de nível).

Não perca a cabeça! Esse é um erro muito comum que as pessoas cometem – ficam muito preocupados em “entrar em um jogo mais caro”, e começam a querer jogar super arrojado, super tricky, e com um estilo super diferente para conseguir competir com os “Big Boys”.

Aqui está uma estratégia MUITO melhor: quando você subir de nível, jogue o seu jogo normal. Não mude NADA. Se você pagaria aquele raise de 4xBB no CO com aquela mão na NL25, pague 4xBB com a mesma mão na NL50. Se você daria raise de ½ pot no turn na NL10, de o mesmo raise de ½ pot na NL25. Se você teria value betado contra aquela 45/8 calling station no river na NL5, faça a mesma coisa na NL10. Jogue exatamente o mesmo jogo vencedor, simplesmente dobre (ou qualquer que seja o multiplicador no seu move up) os valores!

Após em torno de 2.500~10.000 mãos, reveja o seu histórico. Faça um review de suas mãos, estude o seu jogo, e finalmente decida se a sua estratégia antiga precisa de alguma modificação para bater esse novo, e mais alto nível. Introduza as mudanças em seu jogo devagar e gradualmente. Decida baseado no review de suas mãos e trocando experiências com outros jogadores, se aquelas mudanças serão +EV pra você. Depois, certifique-se que aquelas mudanças realmente melhoraram seu jogo e decida se deve mantê-las ou não.

Você é um jogador vencedor – por isso está subindo de nível! Então, quando fizer o move up, não jogue fora o seu jogo vencedor!

Artigo originalmente publicado no fórum norte-americano Two Plus Two e traduzido pelo moderador do Fórum MaisEV IoDa.

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.

Veja mais:

Salas de Poker