Qual é o Melhor, ICMIZER ou SNG Wizard?

Por: 22/11/2013

Por alguns anos, o SNG Wizard foi a calculadora de ICM mais popular e avançada do mercado, com poucos competidores. Entretanto, nos últimos dois anos um programa chamado ICMIZER surgiu e já ganhou popularidade e atenção. Por isso, este artigo irá comparar as versões atuais do ICMIZER e do SNG Wizard.

 

Seleção manual de ranges

Para qualquer um que tenha experiência com esse tipo de programas, a função com destaque mais óbvio no ICMIZER é a ferramenta de seleção manual de ranges. Essa ferramenta permite que você escolha exatamente quais cartas formam o range do seu oponente. Assim como o SNG Wizard, o ICMIZER usa o modelo Sklansky-Chubukov para gerar ranges. Mas o Wizard não permite que você adicione ou subtraia manualmente mãos do range do seu oponente e é limitado a duas barras onde você pode ampliar ou reduzir o range do oponente ou excluir mãos desse range.

Por que isso é um problema?

O modelo Sklansky-Chubukov valoriza mãos off-suited com grandes distâncias como K-5o mais do que suited connecteds como 98s então irá recomendar ir all-in com essas mãos primeiro. Na prática, é mais comum ver jogadores indo all-in com suited connecteds como 98s antes de K-5o já que eles percebem que é essa mão é melhor contra ranges de call e tem mais potencial pós-flop. Essencialmente no Wizard, se você quer incluir algumas mãos suited connecteds que estimou para o seu oponente, não terá escolha a não ser incluir todos os off-suiteds com grandes distâncias já que está limitado a uma barra de rolagem e isso pode não ser indicativo do verdadeiro range do seu oponente, o que significa que o cálculo produzirá resultados imprecisos.

ICMIZER

Veja este exemplo:

Seu oponente vai all-in contra você, blinds versus blind, com 10 bbs e você estima que ele faz isso com 50% das cartas. Avaliando isso no Wizard, o modelo Sklansky-Chubukov diz que 50% das cartas se estende por K2o/Q5o/J8o e 98s em termos de mãos suited. Pode ser que na sua estimativa 50% das cartas de seu oponente seja um range diferente, com mãos como 97s/87s/67s antes de outras como K2o e Q5o. Já no ICMIZER é bastante simples remover estas mãos do range com o clique de um botão enquanto adiciona as mãos suited. Mesmo que a % permaneça a mesma – 50% neste exemplo, a seleção das cartas que constituem estes 50% é diferente, o que significa que se você fizer um cálculo no ICMIZER ele produzirá resultados mais precisos. Mesmo algumas pequenas mudanças podem afetar bastante sua lucratividade no longo prazo.

 

Calculadora de Nash Equilibrium

Diferente do SNG Wizard, o ICMIZER tem sua própria calculadora de Nash Equilibrion que permite gerar ranges otimizados (Nash) ao considerar a tabela de premiação, os stacks e os blinds do torneio. Essa é uma função muito útil já que permite entender quais ranges são inexploráveis em diferentes situações, e também a entender o que normalmente os jogadores farão se adotarem essa estratégia. Em outras palavras, se você estivesse jogando contra os melhores jogadores ganharia um insight sobre seus ranges e informações sobre como se adaptar de acordo.

Além disso, ranges podem ser gerados para cada jogador na mesa e não apenas para você ou os jogadores envolvidos na ação, e a calculadora pode ser usada para a maioria das situações que surgem em SNG e torneios. Para acessar essa calculadora no programa tudo o que você tem que fazer é clicar no botão “calculate Nash Equilibrium” e os ranges Nash para cada stack serão instantaneamente incluídos.

 

Potes divididos

Quando o SNG Wizard faz um cálculo, leva em consideração a probabilidade de ganhar e perder. Por outro lado, o ICMIZER considera a probabilidade de ganhar, perder ou até empatar. Já que o ICM não gosta de perder o torneio, os ranges que o Wizard calcula serão mais conservadores já que falham em considerar as vezes em que você divide o pote, sendo assim ele assume que você vai perder muito mais do que realmente acontece.

Vamos considerar estes dois exemplos:

ICMIZER

SNG WIZARD

Como você pode ver, exatamente o mesmo cálculo foi feito nos dois programas, mas os resultados foram ligeiramente diferentes. De acordo com o Wizard, você pode pagar com 10s+/A-Ko/A-Ks em quanto o ICMIZER diz que você também pode pagar com A-Qs. Também há diferenças sutis no EV de algumas mãos: A-K ganha 0.31% no Wiz mas 0.61% no ICMIZER enquanto pagar com A-Qs custa 0.05% no Wiz mas ganha 0.26% no ICMIZER. A diferença nestes ranges e números é o resultado da falha do Wizard em compensar pelas vezes em que você dividiu o pote. A diferença é de fato muito pequena e nesse exemplo específico há uma única mão extra com que você poderia pagar, mas poker é um jogo de pequenas vantagens e são essas coisas que vão ajudá-lo a maximizar seus ganhos no longo prazo.

Resumindo, já que o ICMIZER consegue calcular todos os resultados em potencial de uma mão, os ranges resultantes não serão tão conservadores quando os do Wizard e serão mais precisos.

 

Flexibilidade de situações pré-flop

Há várias restrições à flexibilidade de cálculos que o SNG Wizard pode produzir. Nele, cálculos são baseados no herói (você) e por isso não é capaz de trabalhar com qualquer situação em que haja mais de duas ações pré-flop envolvendo o herói – uma vez que o herói colocou suas fichas no pote não há mais ações a se considerar. O ICMIZER oferece muito mais flexibilidade e é capaz de calcular quase qualquer situação pré-flop.

Vamos ver algumas situações diferentes onde essas limitações entram em jogo:

 

Função de raise-call

Como estabelecemos que mais ações não podem ser consideradas depois que o herói colocar suas fichas no pote, o Wizard não é capaz de calcular situações de indução de raise-call, ou seja, o herói abre com um raise e enfrenta um shove. O ICMIZER, por outro lado, tem uma função de raise-call que é muito útil já que você pode calcular com que mãos exatamente você pode induzir lucrativamente quando abrir e eles forem all-in. Para tornar isso possível no Wizard, você tem que rearranjar os stacks e situar o herói como BB enfrentando um shove. A menos que possa alterar os blinds para replicar esse exato cenário, isso resultará em cálculos imprecisos e resultados conservadores já que os pot odds serão diferentes pois o herói investiu menos fichas.

Vamos ver um exemplo no ICMIZER:

ICMIZER

Como você pode ver, o range com que podemos pagar lucrativamente nessa situação é 9+/A-Qo+/A-Js+. Para replicar isso no Wizard, precisaríamos colocar o herói no BB enfrentando um shove do SB. Vamos ver como fica:

SNG Wizard

Como esperado o range de call é mais conservador com 10s+/A-Ko/A-Ks. Isso é por causa dos pot odds inferiores como resultado de não conseguir calcular corretamente junto com a incapacidade de considerar as vezes em que o pote é dividido. Já o ICMIZER considera as pot odds superiores e entende que a disparidade entre o 2º e o 3º stack não é tão grande agora que o herói abriu um raise.

 

Shove sem all-in

Há mais situações complexas onde o SNG Wizard é restrito. Por exemplo, vamos ver essa situação de bolha em torneio 6-max:

Blinds: 100/200

BTN: 850

SB: 2850

BB: 5300

Agora, vamos supor que o herói é o BTN nessa mão e decide pelo non-all in shove com 800 fichas. Então algo raro acontece, o SB vai all-in e o BB empurra all-in por cima. Pode parecer que não está claro o que fazer com a maioria das suas mãos – seus pot odds serão ótimos e se você vencer vai triplicar. Por outro lado, se você se comprometer precisará vencer tanto o stack mediano quanto o big stack para continuar no torneio, mas se foldar só precisará que o big stack vença o mid stack para entrar no dinheiro.

Agora, o SNG Wizard não permite que esse tipo de situação seja analisada já que há múltiplas ações pré-flop depois que o herói comprometeu suas fichas. Isso significa que se você depender do Wizard precisará refazer manualmente os cálculos de ICM para obter respostas para esse tipo de situação. Não só isso é chato mas também consome bastante tempo e será difícil saber se seus resultados estão corretos já que esses cálculos são relativamente complexos. Essa situação pode ser analisada no ICMIZER, então você pode entrar com esses dados diretamente no programa para obter resultados imediatos:

ICMIZER

 

Calculadora de ICM para MTT

O ICMIZER tem uma calculadora única de ICM para MTT que permite analisar situações fora da mesa final. Esses cálculos podem ser feito até 60 jogadores. Isso é muito útil já que o ICM é bastante presente antes da mesa final. Por exemplo, pode ser que você seja o short stack em sua mesa atual, mas que haja outros jogadores com stacks menores em outras mesas, então o que seria um shove óbvio em um torneio de uma mesa pode ser um fold claro se considerar as dinâmicas de ICM.

Vamos analisar um cenário de MTT com algumas centenas de participantes:

Premiação: 36 jogadores

Jogadores restantes: 29

Número de mesas: 4

Blinds: 2000/4000

Stack: 55.000

Stack médio na mesa: 115.000

Stack médio no torneio: 65.000

Quando vemos essa situação fica claro que somos o short stack da nossa mesa com menos da metade das fichas do stack mediano. Isso significa que se tratar essa situação como um torneio de mesa única estaríamos empurrando e pagando com um range muito amplo tendo apenas 14 big blinds. Entretanto, levando as outras mesas em consideração nosso stack está muito perto da média do torneio e pode ser correto foldar algumas mãos fortes para conseguir subir na tabela de premiação e ganhar mais dinheiro (ao permitir que outros jogadores se enfrentem e percam). Ao entrar com o número de jogadores remanescentes, stack médio e número total de fichas em jogo, o ICMIZER pode calcular as situações de push-fold na sua mesa levando em consideração o ICM de todo o torneio.

 

Desenvolvimento futuro

O ICMIZER está em constante desenvolvimento então há várias funções ainda por vir. Entre elas está a Future Game Simulation (FGS), que permitirá realizar cálculos baseado na probabilidade de vários resultados futuros e considerar isso em seus resultados – por exemplo, você está short stack em early position com o BB se aproximando – o ICMIZER vai reconhecer isso e sugerir que você vá all-in com um range mais amplo.

O SNG Wizard não é atualizado com novas características há anos para permitir a edição manual de ranges e consideração de potes divididos, e ainda não há uma previsão de lançamento do SNG Wizard 2.

 

Conclusões

É claro que tanto o SNG Wizard quanto o ICMIZER são programas muito úteis e ambos são boas compras. Usar qualquer um deles com frequência sem dúvida vai melhorar seu conhecimento de ICM e consequentemente seu jogo de push-fold nos últimos estágios de um SNG ou torneio.

Para concluir, com a habilidade de editar manualmente o range de seus oponentes, calcular Nash Equilibrium, obter resultados mais precisos, realizar uma série de amplos de cálculos pré-flop assim como calcular situações fora da mesa final em MTT, ficou claro que o ICMIZER está um passo a frente.

 

Na Loja MaisEV você encontra o ICMIZER nos planos mensal, trimestral, semestral ou anual. Já o SNG Wizard pode ser adquirido em versão individual ou em conjunto com o livro Sit & Win.

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.

Veja mais:

Salas de Poker