Lidando com o Preconceito da Profissão

Por: 19/08/2008

Infelizmente estas pessoas vivem na escuridão, e não sabem o verdadeiro motivo pelo qual não aceitam sua profissão, tampouco seu estilo de vida. Fomos moldados para sermos trabalhadores das 8 às 18h, desde muito pequeno, por avós, pais, professores e tantos outros. Não culpe os outros por não te entenderem, também não os culpe por não querer te entender. Isso me faz lembrar sobre a famosa parábola escrita pelo filósofo Platão, entitulada, Alegoria da Caverna. Trata-se da exemplificação de como podemos nos libertar da condição de escuridão que nos aprisiona através da luz da verdade.

Mas, o que quer dizer isso? Primeiramente, vale a pena saber do que se trata esta parábola. Neste vídeo há uma exemplificação, que não substitui a leitura do texto original, mas que ajudará os que não estão familiarizados com o texto a entender o que estamos falando.

Quando se fala algo a alguém que tem esse algo como verdade e você mostra um novo caminho, não seria compreendido e seria tachado por mentiroso ou louco. Para o filósofo, a realidade está no mundo das idéias e a maioria da humanidade vive na condição da ignorância. Aqueles que conseguiram sair da caverna e observaram que existe um mundo de novas possibilidades agora querem retornar àquela mesma caverna e libertar os demais da “prisão” em que vivem. Porém, ao tentar fazer isso, será repudiado, os que vivem na escuridão acharão que ele enlouqueceu e tentarão a todo custo fazer com que desista da idéia.

O prisioneiro que fugiu é aquele que tem a oportunidade de adquirir conhecimentos e se libertar da sua ignorância. As pessoas que continuam presas são aquelas que, por medo ou comodismo, não estão dispostas a ir em busca da verdade.

“Nos mostra o quão difícil é nossa ascensão, mas o quanto ela é gratificante para os que perseveram e alcançam o topo. E também a dureza que é tentar ajudar os que ficam lá embaixo, por estarem eles se deleitando tão somente com aquilo (o ilusório), quando há muito mais para se ver! E fica a mensagem: não se pode tirá-los à força!”.

Quando te perguntarem, o que você faz, saiba que estas pessoas estâo presas à escuridão, dentro de uma caverna, e ao tentar expôr isso a elas, sofrerá repúdio. A televisão passa a ser a grande manipuladora da mente humana nos dias de hoje, nos induzindo a levar uma vida de acordo com os conceitos e regras apresentados , pois o ser humano continua condicionado a uma vida determinada pelo ambiente à sua volta.

Não se afaste das pessoas que não te entendem, também não queira fazer com que te entendam, apenas compreenda-as. Saiba quem está na luz e quem está na escuridão, e pensem nisso da próxima vez que te perguntarem o que você faz, ou qual sua profissão.

Clique aqui para comentar este artigo no fórum.

Se você tiver dúvidas sobre os termos utilizados neste artigo, veja nosso dicionário de termos de poker.


Veja mais: