Jogar Contra Donkeys

Por: 14/10/2008

Quem são os donkeys?

No meu artigo anterior, eu dei vários exemplos de como nós podemos identificar os donkeys. Se você ainda não o leu, não perca mais tempo e leia-o.

Numa mesa 6max nós vamos, naturalmente, jogar vários pots posflop heads up contra o donkey. Isso porque ele tende a pagar preflop com uma quantidade absurdamente grande de mãos. Então várias mãos que nós abriríamos raise preflop e passariam em fold se não houvesse donkey na mesa, irão ver o flop por causa dele. Porém existem situações onde nós iremos forçar para que isso aconteça.

Qual nosso range padrão de open raise no utg ou mp?

Uma range normal deve ser algo em torno de AJ+ 22+ e KQ. Às vezes com uma mesa tigh alguns suited conectors altos, como 98s, T9s, JTs e JQs podem ser acrescentados nesse range. Porém se nós estamos numa posição inicial, UTG ou MP, e há um donkey nos blinds, nós podemos usar um range de open raise maior, para assim, jogarmos pots HU IP contra o donkey. Há dois pontos fortes nessa estratégia de isolar o donkey preflop.

O primeiro é que com o range standard de open raise, nossa imagem nessas posições será de um jogador tight. Então quando abrirmos o raise, os jogadores que estarão IP contra a gente irão nos respeitar mais, não irão dar call light no nosso open raise nem 3bet light, assim nossa fold equity sobre eles é mais que suficiente para o open raise com mãos mais marginais.

O segundo ponto a favor é que nós jogaremos o posflop IP contra o donkey. Para quem ainda não sabe, jogar IP é extremamente mais lucrativo e mais fácil do que jogar OOP. Nós teremos mais informações para tomarmos nossa decisão e sempre falaremos por último. Então nós nos colocamos em uma situação muito lucrativa quando isolamos o donkey preflop. Vamos jogar IP, contra um jogador muito fraco, e ainda, com uma mão que está na frente do range de call preflop dele.

Mas qual range nós vamos usar para isolar o donkey preflop?

Eu não gosto de isolar donkey com suited conectors baixos. Essas mãos, geralmente, acertam draws ou segundo/terceiros pares no flop. Então nós precisamos ter uma fold equity boa para jogá-las lucratiavmente. E os donkeys não nos dão essa FE. Eles, quase sempre, são calling stations ou overagros.

Contra um donkey, top pair com um kicker bom, ou até mesmo um segundo par com kicker bom, já é suficiente para nós extrairmos valor dele, para nós betarmos por valor. Então, eu gosto muito de jogar duas cartas maiores ou iguais a T. Porque essas cartas flopam muito top pair e segundo par, com kicker bom.

Quais os flops são bons para nós darmos a continuation bet contra o donkey quando nós erramos o flop?

Normalmente são flops com cartas altas, ou flops que acertam poucas mãos. Ou se for ao inicio da session já é lucrativo dar a cbet em qualquer flop.

Por que flops com cartas altas?

Porque os donkeys, apesar de serem donkeys, sabem que a maior parte do nosso range é constituído de cartas altas. Assim eles tendem a respeitar mais a nossa cbet num flop semelhante a KsTd3h, ou num flop AdKs9c. Então, se você abriu raise preflop com um pocket pair baixo, não hesite em dar a cbet num flop com cartas altas. A sua fold equity é suficiente para a sua cbet ser lucrativa.

Um flop que acerta poucas mãos é bom para darmos cbet porque ele acerta poucas mãos. Mas quais são esses flops?

Um flop ThTc2s é ideal para nós darmos a cbet com any2 cards. Mas esse é um extremo. A82, K94, 932, 883, JJ4. São todos exemplos de flops que acertam poucas mãos, a não ser que eles sejam monotone.

No incio da session nós vamos dar muitas cbets porque, simplesmente, os adversários não têm reads nossos, não sabem como nós jogamos. Então nossa fold equity, em todos os spots para cbet será maior que o normal. A não ser que nosso jogo seja nit.

Flops ruins para darmos cbets são aqueles que acertam muitas mãos, ou proporcionam muitos draws. Os donkeys não largam para a cbet se eles tiverem um open ended straight draw, um flush draw, um inside straight draw etc. Não largam se tiverem top pair, segundo par e até mesmo terceiro par. E um detalhe que nós devemos observar. Se o donkey estiver ip o seu range de call na cbet será maior ainda. Muitas vezes ele dará call com air. Então cbet em missed flop oop será feita apenas em spots claramente favorávies.

Ts9s4c, 982, 346, 735, 965, T67… São todos flops ruins para nós darmos a cbet. Flops com flush draw ficam ainda piores.

Secound barrel contra donkeys.

Eu não aconselho nenhum iniciante a tentar dar secound barrel como bluff num donkey. Seja ele calling station ou overagro. Isso porque são raros os spots que são favoráveis a isso. Lembre-se que o adversário não vai largar nenhum par que ele tiver e nenhum draw.

Porém, por outro lado, nós podemos dar secound barrel com mãos médias que tenham show down value.

Exemplo,
Utg 100BBs
Hero 128BBs
CO 20BBs
BTN 110BBs
SB 84BBs
BB 210BBs

Aqui o utg da fold e nós estamos no MP com KTo e resolvemos aumentar preflop para 4BBs. É uma jogada típica de isolar o donkey que está no small blind. Nossa imagem é de um jogador tag. O CO e o BTN dão fold, como era esperado, já que pela nossa imagem eles nos colocam em um range bem mais forte que KTo. O donkey da call e o BB fold.

Flop vem JsTs6c num pot de ~8.5BBs

O donkey check, nós fazemos a cbet de 6BBs e o donkey da call

Turn vem um 4c e o board fica JsTs6c4c com ~20BBs no pot

O donkey pede check.

E agora? Nós vamos apostar ou nós vamos controlar o pot?

Aqui, a maioria das pessoas tende a controlar o pot. Mas isso é um erro claro. Pot control não é para ser feito IP contra um donkey num board cheio de draws. Porque nós perdemos toneladas de value fazendo isso. Pot control deve ser aplicado, quase sempre, em boards secos que acertam poucas mãos.

A jogada mais lucrativa aqui é a second barrel. E go to value town… please! O donkey vai dar call com um flush draw de espadas, com flush draw de clubs. Também vai dar call com pares como um Tx, um 6x, com combinações de par+flush draw. Ele também vai dar call com vários straights draws, como 98, 97, 78, K9, K8, KQ, Q9, Q8 e etc.

Analisando esse range enorme de call na secound barrel do donkey fica claro que nós devemos fazê-la ao invés do pot control.

Nós apostamos 15BBs e o donkey paga.
River vem um 4d
O pot tem ~48BBs (descontado o rake).

E agora? Mais value bet ou check behind?

Ai já depende muito das características do donkey. Se ele for muito calling station vale a pena dar uma thin vlaue bet de 1/3 ou ½ pot. Mas, se ele não for tão calling station eu já prefiro o check behind, porque é difícil que ele nos pague com um mão mais fraca que a nossa.

Bom, vou terminar esse primeiro artigo sobre donkeys aqui. Espero que isso já ajude a vocês jogarem melhor contra eles.

Até o próximo e bom trabalho a todos.

Diógenes Malaquias

Se você tiver dúvidas sobre os termos utilizados neste artigo, veja nosso dicionário de termos de poker.


Veja mais: