Jogando Stacks

Por: 02/01/2013

Eu tive essa dificuldade, vários tiveram essa dificuldade e você vai ter essa dificuldade se pretende migrar das mesas de cash para torneios, ou se for um iniciante nessa modalidade. O mais incrível de tudo isso é que saber jogar stacks vai transformar seu jogo e te fazer lucrativo em MTTs. Saber jogar stacks é elementar para quem quer ser winner em MTTs.

A primeira coisa que vocês devem fazer é dividir os stacks e delimitar o que se fazer com cada parte dessa divisão. A priori vou apresentar uma adaptação própria que fiz com base nas características do MEU JOGO. Não quero que vocês simplesmente joguem da maneira que vou expor, mas que pensem, compreendam e cheguem a conclusões apropriadas para o jogo de VOCÊS, pensem fora da caixa. Abaixo segue minha divisão e como costumo jogar diferentes stacks.

 

-12bbs

Com esse stack existem 2 regras basilares.

I – Somente push ou fold.  – Não se tem mais espaço para raise/fold, o jogo com 12bbs ou menos deve ser limitado a ir all-in ou foldar. Se você está dando raise ou calls para dar fold em seguida com esse stack, está cometendo um grande erro, se observado matematicamente.

II – Shove apenas valor, valor, valor e valor. – Um dos maiores leaks de diversos jogadores é acreditar que 12, 11, 10, 8, 6bbs são stacks que justificam o shove com qualquer carta. Esse é um engano tão notório que até alguns regulares não o levam em consideração. Se na maioria das vezes você não tem fold equity com -12bbs como você vai shovar qualquer carta? O que deve ser feito é uma adaptação de ranges de valor, ou seja, com base na sua posição, no seu stack real, na sua imagem e na imagem do seu adversário, você vai aumentar ou restringir seu range de push.

Por exemplo: SB x BB, você é o SB com 8bbs. A informação que tem do seu adversário é que ele é extremamente maníaco e você já o viu dando calls bem lights em blind war.  Primeiro você deve saber que em blind war os ranges ficam bem amplos, depois, que 8bbs efetivos deixam os ranges mais amplos ainda, então um adversário maníaco SBxBB vs 8bbs vai dar call com Kx, Ax, Qx, 9T+, J8+, 22+. Pronto! Você sabe que em decorrência da situação que se encontra o seu adversário vai te dar call bem light, agora você vai criar um range de push que estará na frente do range de call dele. Ao criar esse range de push, você tem que ter a noção do tamanho da variância que estará criando no seu jogo. (Em um próximo artigo discutirei esse ponto).

Qual seria um range que está na frente do range do vilão? Se você sabe que ele vai dar call com K4,K5,K6, então K7+ é VALOR sobre esse range. Se ele vai dar call com A2, A3, A4, então A5+ é valor sobre esse range. Se ele vai dar call com Q5, Q6, Q7, então Q8+ é valor sobre esse range. Como consequência um range de valor apropriado para essa situação deveria ser. “K7+, Ax+ Q8+, 22+”. Porque K7 e não K5 ou K6? Depois de delimitar esse range o que deve ser feito em uma análise futura é saber o quão grande será variância do seu jogo com esse range. Você deve entender que shovar K6 na situação acima, cria uma variância maior que shovar K8. Com K6 você dominará K2 – K5 (quatro combinações do range do vilão). Shovando K8 você está dominando seis combinações do range do vilão, ou seja, com K6 a probabilidade do vilão estar na sua frente é maior do que com K8. (isso é um raciocínio lógico, fácil e óbvio, mas ainda passivo de erro em diversos jogadores, que não sabem porque shovam K6 e não K3, por exemplo).

14 – 20bbs

O ponto mais importante ao se jogar um stack entre 14 – 20bbs é saber preserva-lo para dobrar todo o seu potencial. Por exemplo, se você tem 18bbs e está muito loose na mesa, dá open raise de 2bbs e folda para um shove, fica com 16bbs, algumas mãos depois você dá outro raise e folda novamente, e cai para 14bbs, até que você consegue dobrar e vai para 24bbs. Observe que implicitamente você perdeu 12bbs, porque se tivesse preservado os 18bbs iniciais quando viesse a dobrar estaria com 36bbs e não 24bbs. Então com esse stack é importante manter um jogo bem sólido, observando o momento em que você vai dobrar.

Para isso, algumas medidas devem ser tomadas.

| – Via de regra você deve dar open raise com mãos que não pretende foldar para um 3bet, ou seja, deve abrir na maioria das vezes um range que pretende dar call em qualquer ação dos vilões. Porém algumas exceções são bem vindas em determinadas e específicas situações. Por exemplo, com blinds bem tight, você no button com 15bbs, pode justificar um raise/fold algumas vezes.

II – Procure limitar seu jogo a resteal/shove. Mais uma vez entra a adaptação de ranges de valor. Você deve observar o range que o vilão está abrindo e criar um range de valor e de grande equidade sobre o range de call do vilão. Por exemplo: Um vilão bem loose abrindo no HJ com 30bbs, você está no BB com 17bbs, com KQs. Você tem uma nota do vilão que ele é bem loose e dá muitos calls em resteal com mãos marginais, K9s, KTs, Ax, pares pequenos. Então o KQs passa a ser valor sobre esse range de call do vilão, criando uma ótima situação para você shovar seu stack que no longo prazo vai ser uma jogada +EV. Imagine agora, um vilão que você tenha nota de que é bem tight e tem um jogo bem sólido, abrindo 30bbs do UTG+1, você tem os mesmos 17bbs no BB também com KQs. Nessa situação o KQs não é valor sobre o range de call do vilão. Primeiro por ele estar abrindo de UTG+1 e ser um jogador bem tight, se considerar que ele abre A9s+, KJs+, 44+, KQ+, o range de call no seu shove vai ser bem mais restrito, algo como AQ+, 99+, fazendo com que seu KQs tenha uma equidade negativa, assim fazendo do fold a melhor jogada.

22 – 30bbs

Sem dúvidas esse é o stack mais interessante de se jogar em torneios, primeiro por ser o stack que você mais vai ter no decorrer de um torneio, segundo por ser um stack que não aceita deslizes, porque qualquer erro você pode cair para 14, 15bbs e entrar em uma área um pouco desconfortável. É uma pena que não vou poder compartilhar tudo o que sei sobre jogar esses stacks aqui, mas é algo que envolve ranges de percepção de valor, tamanhos de apostas e maneiras de colocar pressão em retas finais. Esse stack depois de +60bbs é indubitavelmente o stack mais rentável em mtts.

Mas o que você precisa saber sobre como jogar esse stack é que aqui entra a mesma ideia de preservação do stack anterior (14 – 20bbs) para que no momento da dobrada consiga dobrar todo o potencial desse stack.

I – É um stack que você deve ser bem loose em LP (late position), e ser bem tight em EP e MP. Deve restringir o range de EP e MP e alargar bem o range em LP, tomando cuidado com os stacks e os vilões a sua esquerda se você corre muito risco de resteal ou não.

II – Via de regra, qualquer resteal shove com esse stack deve ser por valor. Existem poucas situações que você vai shovar PF 25bbs em resteal, mas deve cuidar para que quando esse momento chegar você tenha algum tipo de valor concreto.

III – Com esse stack você deve também manipular muito bem seus bets pós-flop para não se comprometer sem valor ou para não perder valor com suas mãos de potencial. Esse é um assunto muito interessante e que deve ser bem discutido, provavelmente trarei outro artigo para falar puramente sobre “bet size pós-flop em early e end game com base nos stacks efetivos”, mas por enquanto, o que você deve saber é que o valor de cada aposta deve ser pautado na aposta posterior. Se você aposta no flop, o valor escolhido deve ser com base no valor que você vai fazer no turn, e assim consequentemente.

30 – 40bbs

Com esse stack ainda vejo diversos regulares cometerem alguns erros bem grotescos. O principal deles é 3betar por valor e foldar para 4bet. Eles se colocam em uma situação de valor e 3betam, mas quando tomam 4bet eles foldam. Normalmente são jogadores que não planejam suas jogadas, sendo que o certo seria delimitarem previamente se vão dar 3b/fold ou 3b/call, com base nas circunstâncias eminentes. Por exemplo: JJ no button com 35bbs, vs o utg tight abrindo também com 35bbs. O utg abre, o button 3bet, o utg 4bet e o button fold mostrando JJ. Isso é péssimo, você acaba investindo boa parte do seu stack para foldar. Quando for 3betar esse stack com base nas posições, no adversário e no momento do torneio, você já deve ter um plano premeditado, sabendo se sua mão é valor ou não contra o 4bet do vilão, assim, você só vai 3betar com esse stack um range que seja valor para dar call contra o range de 4bet do vilão, ou vai 3betar/blefe pela situação. 3betar por valor para foldar com esse stack é -EV no longo prazo. No caso em tela, na maioria das vezes vou pagar com o JJ e jogar o pós-flop em posição, já que JJ perde muitas vezes para o range de 4bet de um vilão tight que abriu do utg.

I – O principal ponto desse stack é ser bem loose em MP e LP, ainda mais com stacks pequenos onde o risco de resteal é menor. Depois do blind 300/600 é interessante começar a dar muito raise em MP e LP, mas sempre que encontrar resistência dê fold, não fique pagando 3bets ou dando 4bet lights. Explore, não seja explorado. Quando digo para ser bem loose não é para abrir 58, 93, T4, mas sim um range de qualidade porém mais amplo, como alguns A, alguns K, JTs, pares, não lixos. Normalmente os iniciantes confundem ao acharem que o profissional loose joga todo tipo de lixo, quando não é isso, você pode ser um jogador bem loose e só jogar mãos de qualidade.

+40BBs

Falar sobre jogar deep stack me tomaria dias de escrita e pensamentos, é o stack qual mais gosto de jogar, já que minha formação é em cash games, e tenho minha maior qualidade no pós-flop. Pretendo futuramente escrever alguns artigos sobre isso, e dar algumas noções genéricas de linhas de blefe e de extração máxima de valor ou jogando contra valores médios, serão assuntos interessantes. Mas minha dica de como jogar +40bbs é simplesmente jogar da maneira que você se sentir mais confortável. Alguns gostam de colocar muita pressão, outros preferem ficar mais tight, uns pagam com suited connectors, outros 3betam com suited connectors. Com esse stack você tem liberdade para jogar o seu melhor jogo, da maneira que se sentir mais a vontade.

Enfim, espero ter conseguido passar uma forma de como jogar cada stack da maneira mais lucrativa, porque é jogando stacks que você vai deixar de ser perdedor e se transformar vencedor em multi table tournaments. É um estudo simples e fácil. Indico que anotem em um papel os pontos chaves do que fazer com cada stack, com base no seu estilo de jogo, cole esse papel no seu monitor, e se policie para todas as vezes que for tomar uma ação mais complexa olhar se está em concordância com os pontos anotados.

 

Rafael Tosati mora em Arraial D’ajuda – BA e é  integrante do StealTeam. Ele joga MTT’s mid e low stacks online, e NL200 / NL400 em cash games live, sua real especialidade. Ele joga no PokerStars com o nick “tosati’s”

Facebook – Rafael Tosati

Skype – rafael.tosati1

Email –  tosatii@hotmail.com

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.

Veja mais:

Salas de Poker