Jogando Deep Stacks: Implied odds, Pré-flop e Dicas para o fórum

Por: 09/06/2009

– Posição se torna mais importante

Há trilhões de razões para isso, mas a mais fácil é a seguinte: conforme os stacks ficam maiores, a aposta final na mão aumenta. Quando você está deep, oce pode fazer uma aposta do tamanho do pote no river, o que tipicamente significa muitos, muitos BB. Em geral, a posição é boa para fazer ou economizar uma aposta no final; e como a última aposta é maior, a posição se torna mais importante.

– Turn e river são mais importantes. Muito mais.

Esse é um hábito que muitos jogadores tem, e é o momento de parar, mesmo que apenas um pouco, em preparação para jogar contra os semi-pseudo-talvez jogadores pensantes conforme você sobe de limites. O “VOCÊ NOTOU QUE QUANDO VOCE JOGA GRANDES LIXOS OFFSUIT VOCE DÁ IMPLIED ODDS A OUTROS JOGADORES” ou qualquer tipo de post parecido já falou nisso, mas honestamente isso é besteira.

Quando você aumenta com mãos que raramente farão um par no flop, você está anunciando sua mão. Pense sobre isso por um momento: se eu pegar anotar todas as mãos com que eu apostaria, JT vale mais para mim em situações de deep stack quando estou no button/CO do que AJ quando estou em middle position. Se você define a força da sua mão como a quantia ganha em média por mão, então você deve aumentar JT no CO, pois ganhará muitas vantagens (discutidas abaixo) com mais frequencia do que com AJ em MP. A razão é essa: se você joga por uma estratégia de pré-flop que define sua mão, você não você não irá lucrar muito de short stacks, pois as mãos que derrotam seu range simplesmente não aparecem com freqüência suficiente, e os jogadores fazem besteira e te dão dinheiro ao cometer erros matemáticos como pagar no pré-flop com apenas 3 outs e etc. Em uma situação de deep stack, algumas coisas precisam mudar, já que forçar erros pré-flop com esses tamanhos de stack é quase impossível (por exemplo se ambos os jogadores tem 300BB e você só aumenta com Ases e não consegue larga-los, então mesmo um raise de 6xBB não é o suficiente para que seja um erro pagar com 72o).

– Disfarçar sua mão no começo aumenta o valor

Essa dica segue a anterior, mas uma maneira mais fácil de pensar isso é: se eu apostar 4xBB com 35% de equidade pré-flop (digamos que eu esteja aumentando com 56s e fi pego por AK, a matemática pode estar errada, mas não sou bom em matemática) esse é um erro que pode “custar” muito pouco (eu acho que na verdade 1.2 BB). Se essa jogada te permitir ganhar uma aposta extra no river (onde a mão perdedora tem 0% de equidade) de 60-100BB, apenas olhando por essa perspetiva você já pode ver como é fácil ter lucro, sem mencionar o fato de que de aumenta o valor das suas mãos grandes.

– O valor das mãos normaliza

Em um jogo deep você terá que juntar boas mãos (ou pelo menos draws realmente ótimos com que possa fazer um semi-blefe) para ganhar grandes potes. Você não quer jogar um pote de 400BB contra ninguém além de um idiota que tem um improvável AA. Isso pode ser contraditório para alguns, mas eu me lembro que esperava dobrar sempre que via AA em NL25, então aqui vai jeito de pensar nisso: agora a mão forte não é um grande pocket pair, mas sim (insira a mão aqui) que você joga no button.

2 – Implied Odds

Há um mito que muitos jogadores de small stakes encaram quando estão jogando deep. Normalmente acontece após nós começamos a ganhar e ficamos pensando no motivo.

É mais ou menos assim: “eu preciso aumentar com todas as minhas mãos com um par para que o outro cara não tenha implied odds para fazer um set. eu também preciso aumentar pra que mãos piores paguem e eu faça algum dinheiro com essa mão”.

Em um stack de 200BB com AQ, uma aposta de 15xBB satisfaz a primeira parte, enquanto 4xBB satisfaz a segunda. Então parece que estamos num impasse.

Nós apenas damos limp com essas mãos e esperamos ganhar pouco?

Nós apenas jogamos essas mãos no muck porque estamos assustados?

A resposta para as duas acima (exceto em uma posição realmente muito ruim ou enfrentando um raise) obviamente é: não.

A solução tem duas partes:

1. Apenas jogue bem

2. Corte os odds do oponente e melhora sua shania ao acrescentar mãos ao seu repertório de raise.

Explicando rapidamente:

1. Essa é obviamente a resposta mais barata e fácil, entretanto eu ainda sinto que há algo a explicar aqui. Isso significa conhecer seus oponentes perigosos. Não jogue mãos marginais sem leituras. Todos nós sabemos isso, mas algumas vezes o fazemos assim mesmo, como pagar com pocket pair baixo quando não temos odds, etc. Leituras fazem dinheiro, e fazem muito mais quando você está deep. Lembre-se, fazer e economizar dinheiro são a mesma coisa no final, então seja mais cauteloso nessas primeiras órbitas.

2. Essa exige um pouco mais de pensamento. Se você só aumenta com mãos grandes e não larga, você vai perder. Inversamente, se você aumenta com mãos que você quer ver um flop barato (como 22) você os fará perdedores. Então com o que você aumenta?

Bem, você aumenta com AQ etc, mas você também aumenta com 67s em posição de vez em quando. Veja isso: se você só pode contar que vai ganhar um pote grande 1/4 das vezes (digamos que você tem uma mão fraca 1/4 das vezes e nos outros 2/4 das vezes você consegue escapar) então os implied odds dos oponentes estão cortados bem, bem lá em baixo.

3 – Jogo Pré-flop

O ponto mais importante é: você realmente quer muito construir potes com mãos boas em posição quando estiver deep em NL. Isso significa aumentar em LP às vezes mesmo com mãos que podem estar dominadas (eu quis dizer JTs, não KTo). A perda de equidade como discutida acima está diminui pelo EV de estar disfarçado, cortar os implied odds, e o mais importante, pegar uma carta grátis quando você quer. Veja também por esse lado: se A4s vale, digamos, 1BB/mão em média em MP3, mas 1.8BB em média no button, meu raise que como acima me custa 1.2BB já está como auxiliado em 2/3 pelo aumento no valor da minha mão ao ficar mais perto do button.

Não seria ótimo se você puder fazer o cara com TPTK dar check até você no button com um bordo cheio de draws enquanto você tem o nut flush draw? Ainda melhor, não seria legal vê-lo pagar dois streets de apostas do tamanho do pote drawing dead porque ele interpretou errado sua agressividade posicional pré-flop como sendo uma jogada LAG?

Não seria ótimo ser quem controla o tamanho do pote na maioria das mãos que você joga?

Você pode ter todas essas coisas e mais pela simples especulação de um raise de 4xBB. Isso pode ser propaganda para que você jogue muitos potes, mas não é. Eu quero que você jogue agressivamente, independemente de quão tight ou loose você joga (todos concordamos que agressividade é bom, não?) e eu quero que você jogue de uma maneira que dificulte um contra ataque e que ofereça muitas opções no pós-flop. Não estou dizendo que aumentar com 78s depois de 4 limpers todas as vezes é bom negócio. Não é. Estou dizendo para mixar seu jogo talvez 10% das vezes, de uma maneira que te custe muito, muito pouco, talvez nada, no longo prazo, te permitirá jogar o ABC da maneira mais criadora de EV os outros 90% das vezes e forçará seus oponentes não somente a deixar você faze-lo, mas pagar enquanto você o faz.

4 – Dicas para os novatos no fórum

Esse fórum está explodindo. Novos usuários, novos conselhos… Então aqui vão algumas dicas para o iniciantes no fórum em geral.

– Os melhores posts dos usuários novos, tanto para eles quanto para o fórum, são perguntas dentro dos posts. Não só isso te ajuda como gera discussões mais profundas sobre o processo de pensamento que leva às respostas, o que beneficia a todos.

– Tente responder questões que você sabe; se você não sabe, não finja. Haverá muitos posts que você não saberá responder, então pense sobre eles e leia outros posts. Se você não entender, pergunte no tópico, mas não dê uma resposta idiota.

– Respeite os outros usuários. Mesmo que alguém dê conselhos horríveis, apenas diga que você concorda e o porquê, não diga que seus conselhos são retardados. Perseguir alguém, tanto nas mesas quanto nos fóruns, impossibilita que mudem suas mentalidades e os faz procurar meios de se justificar, mesmo depois que percebem estar errados.

Se você tiver dúvidas sobre os termos utilizados neste artigo, veja nosso dicionário de termos de poker.

Este artigo foi originalmente postado no fórum estadunidense Two Plus Two e traduzido pela equipe do site Teorias do Poker.

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.

Veja mais: