Estratégia Básica Para Torneios Zoom

Por: 10/12/2013

Fala galera, tranquilidade?

Gostaria de falar hoje sobre o meu approach para torneios Zoom do PokerStars (ou Rush no Full Tilt), que é aquele torneio em que você pode dar fold antes de a ação chegar até você e ao foldar é remanejado para uma outra mesa, em uma outra posição, com novas cartas e outros adversários.

Aos desatentos esses torneios podem parecer turbo, mas na verdade são torneios ultra deep stack, ou seja, a subida de blinds é muito lenta. Isso porque se você jogar somente uma tela de Zoom conseguirá ver, no mínimo, 3 vezes mais mãos do que na velocidade do jogo normal. Eu consigo ver perto de 4 vezes mais mãos no Zoom, o que significa que, na prática, um torneio que parece ter 5 minutos de blinds te possibilita ver o mesmo número de mãos que você veria jogando um torneio de níveis de 20 min. Mas como o torneio se encerra na velocidade de um torneio turbo, essa “ilusão” e a sensação de velocidade faz com que a grande maioria dos adversários tenham pressa e cometam erros muito elementares, tornando este um dos torneios mais lucrativos da grade do PokerStars. Isso porque eles ainda não disponibilizaram os sits Zoom e eu não jogo no FullTilt, porque quando acontecer, meus amigos, só vou grindar isso!

E não, essa não é a maior vantagem desse tipo de torneio. O pulo do gato aqui é que você não precisa se preocupar com a sua imagem! Se você abrir em late position, os caras vão achar que você está só abrindo de late position, e não darão crédito aos seus raises da mesma maneira.

Ora, se estou jogando um torneio ultra deep stack em que não preciso me preocupar com minha imagem, por que não jogar meu jogo mais tight? Acreditem, a dimensão dos erros cometidos pelos adversários compensa os spots que eu sugiro que vocês evitem, mesmo que pareçam bons o suficiente. Jogue apenas com o nuts ou second nuts durante os 3 primeiros níveis de blinds. Isso quer dizer ir all-in pré-flop apenas com AA e KK.

Veja alguns spots hipotéticos que podem se apresentar em torneios Zoom e como eu acho que se deve jogá-los:

EXEMPLO 1 – Zoom Poker, Blinds 10/20 – Stack efetivo 3000.

Você é o UTG com AKo e faz raise para 55. MP1 paga e o BTN faz tudo 360.

Ação: Fold

Esse é o primeiro nível de blinds do torneio. Como sabemos é um torneio ultra deep stack, ou seja, teremos a capacidade de ver muitas mãos por nível de blinds, e não estamos ganhando de praticamente nenhuma mão com que o adversário faz um raise desse tamanho. Dar call para jogar fora de posição é uma opção que nos deixa extremamente vulneráveis para os blefes do adversário e para as mãos que ele for para extração de valor.

EXEMPLO 2 – Zoom Poker, Blinds 20/40 – Stack efetivo 2800.

Todos foldam até você no cutoff com 2800 fichas e A8o.

Ação: Fold

Como discutimos anteriormente, este é um torneio deep em que não precisamos nos preocupar com a imagem, então este tipo de ataque em late position sem antes em jogo não é mais tão necessário, e diria que o raise dessa posição, com essa mão em torneios Zoom é sempre por blefe. Eu quero estar com a maior parte da equidade em todas as mãos que eu jogar durante quase todo o tempo em um torneio Zoom. Excluem-se aqui os momentos de bolha.

EXEMPLO 3 – Zoom Poker, Blinds 500/1000 antes 125 – Stack efetivo 23,000

Você é o UTG+1 com 23,000 e com JJ abre raise para 2,000. MP2 com 35,000 faz 3bet para 4,000 e o BTN com 64,000 depois de pensar 15 segundos dá raise para 7,200.

Ação: Fold

Essa é uma situação bastante complicada para o par de JJ. O melhor cenário para a nossa mão é encontrar o MP2 blefando e o BTN de AKo. Como estamos em um torneio de nível longo (insisto nessa tecla), acho o fold a melhor opção, pois há muito o que fazer ainda com 21bbs.

 

Eu estou começando um canal no YouTube que já tem uns videoblogs e lá tem um vídeo mal gravado de uma reta final de Torneio Zoom que fiz no último domingo, com field de 3.849 jogadores onde terminei na sexta colocação. O conteúdo está legal, está mal gravado por conta da qualidade da imagem, mas já é na parte do torneio em que o jogo corre normal com mesa fixa, o que acontece a partir de 27 restantes.

Acesse e se inscreva lá que eu vou tentar manter a média de 2 vídeos mensais. Se gostar dá joinha, se não gostar pode dar desjoinha também, para eu que eu tenha um feedback: youtube.com/dinokentaco

Quem quiser me seguir no Facebook está convidado: facebook.com/saulo.mazarin, sempre escrevo algumas besteiras e um pouco de coisa séria.

Espero que ajude alguns de vocês! Um abraço e até a próxima!

 

Aprimore suas técnicas no poker com os softwares de análise da Loja MaisEV!

 


Veja mais:

Salas de Poker