Entendendo Outs e Pot Odds

Por: 19/11/2009

O que são Outs

Um “Out” no poker é qualquer carta que irá melhorar substancialmente a sua mão. Seja transformar um top pair em um set, ou um flush draw em um flush, se você está bem ciente da situação da sua mão e das cartas potencialmente disponíveis, você saberá exatamente quantos outs você tem, e como apostar o pote de acordo. A estratégia de aposta vem com os pot odds, que falaremos na próxima seção.

Contando Outs

Contar seus outs é um processo simples de determinar todas as cartas que lhe darão confiança em permanecer na mão. Tão logo o flop apareça, você deve desenvolver potenciais mãos na sua cabeça. Combine suas cartas com as cartas na mesa, procurando por todos os meios possíveis. Você estará procurando por flush draws, straight draws, pares, dois pares e full houses.

Pares: Se você não tem sequer um par, qual é o potencial de que você vai acertar o par mais alto? Se há um K no bordo, e um Ás na sua mão, você poderia bater um top pair com 3 outs (os 3 Ases restantes do baralho). Agora um par de Ases não é a mão mais forte, especialmente em um pote multi-way, então você também ver seu kicker, e a sua força caso também faça um par. Está é uma mão bastante fraca neste momento, portanto, se seu oponente está mostrando confiança, não se incomode.

Dois Pares: Se você já tem top pair ou middle pair, o que seria necessário para pular para dois pares? Se você tiver middle pair, você precisa de um par mais alto com ele. Você tem uma carta maior do que a maior carta no board? Se não, você não pode bater o par mais alto. Se tiver, são 3 outs para dois pares com um top pair. Se você tiver o par mais alto, pode acertar um out com a carta mais alta no board, ou o seu kicker. Isso são 6 outs para uma mão melhor.

Set: Se você tem um par, você automaticamente tem 2 outs para uma mão melhor.

Flush draw: Quando você tem 4 cartas do mesmo naipe, você tem um bom flush em potencial. Isso é são 9 Outs. Há 13 cartas em cada naipe, e você tem 4, sobrando mais 9.

Straight Draw: Esses vem em duas categorias – Open Ended Straight Draws e Inside Straights. Inside straight é um que precisa de uma carta no meio, significando que apenas um número irá ajudá-lo. Estes lhe dão apenas 4 outs. Open Ended Straight Draw, no entanto, seria algo como 5-6-7-8, onde um 4 ou 9 ajudaria, dobrando para 8 outs. Estes são muito melhores para se trabalhar.

Full House: Se, depois do flop, você já tem dois pares, está em ótima forma. É claro, a força de seus pares importa. Ter top pair no mix é sempre melhor, ou pelo menos o middle pair. Se você fizer set com um dos pares, terá um full house muito forte. Você está procurando por 4 outs nessa situação.

Certifique-se de olhar para sua mão por todos os ângulos, após o flop, e novamente no turn. Conte todos os seus outs. É possível ter perto de 20 outs ou mais em uma única mão. Você apenas tem que ser capaz de reconhecê-los. Quanto mais você pratica, mais rápido verá, sem muito esforço.

O que são pot odds

Pot Odds estão diretamente associados aos Outs. Eles são suas chances de acertar um draw. Quando você sabe quão provavelmente acertará um draw, saberá exatamente quanto dinheiro vale à pena apostar para ver se pode bater um desses outs. Basicamente, um jogador usa pot odds para determinar value bets – o montante que um jogador deve arriscar com confiança em uma determinada mão.

Usando Pot Odds

Ok, vamos a um exemplo para tornar isto mais simples possível de se compreender. Vamos começar com um flush draw básico após o flop.

Nós sabemos que você tem 9 outs, neste ponto, como existem 9 de seu naipe ainda não vistas. Depois do flop, há 47 cartas não vistas, inclusive as de seus oponentes. Como não podemos vê-las, nós assumimos que todas são draws opcionais.

Dividimos 9 outs por 47 cartas; 47 / 9 = 5,22

Suas chances de bater um out é de 1 em 5,22 cartas. Para fazer uma value bet, é mais fácil se converter isso em uma porcentagem. Assim, nós tomamos as 47 cartas restantes e transformamos em 100%, dividindo 100 por 47. Isso dá cerca de 2,13%. Agora multiplique isso pelo número de outs (9 x 2.13) e você obtém 19,17%.

Você tem uma chance de 19,17% de bater um out. Este é um número muito importante, porque agora vamos utilizar este percentual para apostar no pote. Vamos arredondar isso para tornar mais fácil, por isso vamos dizer que temos “cerca de 20%”.

Agora quanto está no pote? Você quer apostar / aumentar 20% do tamanho atual do pote – nem mais, nem menos.

Se o pote é de $ 100, você pretende apostar $ 20.

Se o pote é $ 40, que pretende apostar $ 8.

Se o pote é de $ 500, você pretende apostar $ 100.

Este é apostar por valor, e está provado que um jogador ganha do que perde por probabilidades matemáticas. Chris Ferguson, ex-Campeão do WSOP, usou este método, durante anos, e tem muitos milhões ganhos em torneios ao vivo para mostrar.

Você não precisa ser gênio, e não precisa de uma calculadora na manga. Usando estimativas simples você chegará perto o suficiente da resposta. Uma boa maneira de praticar é jogar poker online, onde você pode realmente usar uma calculadora se quiser. Conforme você se acostumar com os números – e você irá, porque as percentagens no flop são sempre as mesmas, (47 cartas = 2,13% por carta), assim como no turn – a compreensão de outs e pot odds será natural para você.

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.

Veja mais:

Salas de Poker