Então Você Quer Ganhar Dinheiro Com Poker?

Por: 27/03/2012

Em uma conversa ela me perguntou se eu poderia ajuda-la, pois ela estuda muito e queria ir pra prática. Minha resposta obviamente foi não, nenhum jogador sério vai dar dinheiro ou cavalar um jogador iniciante depois de 3 conversas pelo skype, mas isso me fez pensar, como de fato eu posso ajudar alguém a sair do $0 de bankroll e chegar ao sonho de viver de poker.

Sinceramente quando vejo tópicos de iniciantes querendo saber o caminho pra ser profissional, eu tendo a não querer encorajar ninguém. Obviamente não quero destruir o sonho de ninguém, mas o fato é que o poker é muito mais difícil do que há quase 7 anos atrás, quando eu comecei.

Dando uma resumida rápida, meu primeiro contato com o poker foi em outubro de 2005, quando instalei internet em casa. Primeiro baixei uma versão demo de um jogo contra o pc, mas achei chato, até que cheguei ao extinto poker.com. Passei a jogar play money por lá, até descobrir os freerolls. Passei pro PartyPoker onde tinha 3 freerolls de 5k todas as madrugadas com um field de 3k pessoas, muito dos quais sit outs. Consegui ganhar $15 nessa brincadeira, até chegar em um freeroll pra brasileiros no Party Poker, onde consegui ganhar mais uns $100 em uma ft, isso foi em dezembro. A partir daí, a coisa deu uma fluída, passei a jogar live também onde comecei a ganhar um pouco e depois de acertar um mtt de $11 no PP e ganhar 1.7k$ a coisa deslanchou. Eu diria que esse caminho hoje é muito difícil, não existem mais freerolls desse tipo e o field, mesmo sendo ruim, é muito melhor do que antes.

Se eu fosse aconselhar alguém a começar hoje, eu aconselharia a primeiro, participar de alguma comunidade online. O MaisEV sempre tem excelentes oportunidades de freeroll e por vezes até uma grana free pra começar. Além de participar das promoções, participar ativamente da comunidade, mostrar a cara, dizer a que veio, participar de discussões, existem grupos de estudos sendo formados em cash game e torneios, postar mãos, mesmo que de freeroll, existem excelentes integrantes que vão ajudar você a melhorar seu jogo. Estude muito, existe muito material em excelentes tópicos pelo MaisEV, assim como outros fóruns, como o Pokerstrategy e o 4-bet. Se você entender inglês, aí você tem pelo menos um ano de estudos pela frente e o melhor, DE GRAÇA, Só de Two Plus Two e Pocket Fives, você tem uma quantidade enorme de material de qualidade e nem contei blogs de grandes jogadores, com informações muito úteis seja você novato, intermediário ou avançado.

Depois desse passo que deve tomar de 6 meses a um ano você não conseguiu uma oportunidade de dar o start no br através de freerolls, se você participou de verdade de alguma comunidade, provavelmente você deve ter algum respeito dos membros. Acho que a melhor maneira de começar hoje é se aplicando a algum programa de coaching e staking. Existem vários por ai, alguns enormes, como é o caso do Chega de Ferro, o 4bet mtt team, Steal Team, outros mais individuais, como fez o user “aerólitos” do fórum dando a oportunidade de um jogador começar do zero e atingir a nl25 ou 50, não me lembro exatamente.

Como eu disse não é um caminho fácil, exige muita disposição e principalmente vontade de jogar poker. Se você está nessa pelo dinheiro, esquece, deve-se passar entre 1 a 2 anos de dedicação antes que se faça um cashout significativo. Tem que se fazer porque gosta mesmo de poker. A boa notícia é que se realmente houver dedicação, nesse ponto o poker é justo, porque sempre vai ter alguém procurando um bom jogador pra fazer negócio.

Nada também impede que se você tenha como investir no seu bankroll você chegue a resultados sólidos como o Heliezio e o Victor Begara, mais conhecido como Headao. O Heliezio me procurou e eu tinha intenção de fazer um deal com ele, mas na época eu já tinha um aluno e acabei não podendo dar a atenção pra ele. Depois de um ano, mais ou menos, ele já esta jogando e com resultados muito bons como a cravada do $3 com rebuy 40k garantido. O Headão eu conheci através de um amigo quando ele ainda era menor de idade, o que de cara já impediu qualquer deal, isso foi em 2009. Ele depois de passar por um programa de coaching e stake em cash game, migrou pra torneios e hoje é profissional, jogando com seu próprio bankroll e com ótimos resultados também.

Humildade e (muita) paciência são virtudes obrigatórias pra quem deseja trilhar esse caminho, a soma desses dois, mais a dedicação sempre dão em bons resultados.

Um abraço e até o próximo artigo.

Siga-me no twitter www.twitter.com/joseirineu

 


Veja mais:

Salas de Poker