Controle

Por: 27/01/2009

 

– Joseph Epstain

O poker, como na vida, é um jogo de escolha. Você toma as decisões corretas, e você sera recompensado no longo prazo. Faça escolhas incorretas, e seu bankroll lentamente se esvairá.

Com poker, como na vida, nós temos muitas escolhas, a mais importante é como escolhemos controlar nosso jogo. Através das minhas observações de padrões de comportamentos de jogadores de poker, o diálogo no 2p2, bastante leitura e experiência pessoal, eu acredito fortemente que o caminho para o sucesso nas mesas de poker começa com controle sobre sua vida, suas emoções e completo controle sobre as escolhas que você faz na mesa de poker.

Controle

Controle da sua vida

Em minhas experiências pessoais, eu joguei pior quando há estresse prejudicial na minha vida. Seja de tensão com pessoas amadas, muito trabalho, ou quaisquer outras coisas, o estresse afeta minha habilidade de fazer escolhas corretas na mesa.

Eu descobri que fazer algumas mudanças muito simples e básicas nas minhas rotinas afetou minha habilidade de pensar, raciocinar na mesa de poker.

• Comer bem
• Dormir bem
• Ficar ativo
• Manter relações interpessoais saudáveis

Controle das suas emoções

Isso foi, e ainda é, um dos mais difíceis desafios para mim, conforme meu jogo de poker progredia. Quando eu tilto, eu tilto MUITO. Embora alguns jogadores parecem ter uma habilidade zen para lidar com a variância inerente ao jogo, eu (assim como muitos outros) não tenho a fortitude mental e a paciência, mas estou melhorando.
Minha falta de controle das minhas emoções me custou muito. Só recentemente eu lentamente tenho melhorado meu controle emocional na mesa de poker.

Na minha opinião, controle/redução de tilt começa com uma forte fundação emocional. Uma atitude saudável, positiva, freqüentemente fará maravilhas no seu jogo.

Eu sou um violoncelista clássico treinado, e uma das minhas professoras é da Argentina. Um dia eu trouxe meu violoncelo para uma aula, mas não trabalhamos nas peças que eu tinha memorizado e preparado para a aula, porque ela sabia que algo estava errado. Com seu sotaque grave ela me disse “sabe, todos na Argentina têm um analista, é bom pra você.” Por fim, nós toda a aula discutindo minha vida pessoal e quão inquieto em casa e como a raiva e agressão contidas estavam afetando minha habilidade de tocar. Ela sugeriu tirar umas férias, eu tirei, e voltei com uma nova atitude, na vida e com o instrumento. Conseqüentemente, eu comecei a tomar decisões melhores, minha música melhorou, e eu toquei em um concerto com a Wisconsin Chamber Orchestra e aceitei a posição de violoncelista principal na Wisconsin Youth Symphony Orchestra.
Resumindo, o controle sobre as suas emoções vai melhorar sua tomada de decisões.

Controle Completo

O ator Gary Collins uma vez disse: “nós podemos evitar tomar decisões não fazendo nada, mas até isso é uma decisão.” Como ele tão sucintamente diz, cada ação que fazemos é determinada por uma escolha consciente. Quando você tem completo controle sobre sua vida e suas emoções, sua habilidade de tomar decisões melhores na mesa de poker crescerá exponencialmente. O objetivo final, claro, é chegar num estado mental quase transcendental de tomada de decisões na mesa de cartas onde podemos “ver” as cartas dos nossos oponentes e tomar decisões perfeitas de acordo com o Teorema Fundamental do Poker.

Embora haja muitas coisas que possamos controlar na mesa de poker, você tem controle total sobre suas decisões. Ao fazer boas decisões na vida, você se descobrirá mais observador na mesa de poker. Você se servirá de uma nova corrente de informação que te permitirá tomar mais decisões corretas. Você se sentirá controlando a mesa: changing gears (mudando de marchas) apropriadamente, aumentando quando deveria aumentar, pagando quando deveria pagar, e foldando quando deveria folder, controle completo.

Isso não foi intencionado como um guia para o sucesso nas mesas de poker ou na vida. Isso foi provavelmente algumas das minhas reflexões sobre Poker e Vida. Obrigado por ler e me permitir filosofar um pouco.

Se você tiver dúvidas sobre os termos utilizados neste artigo, veja nosso dicionário de termos de poker.

Este artigo foi originalmente postado no site estadunidense Two Plus Two e traduzido e disponibilizado pelo site Teorias do Poker.


Veja mais: