Consertando Sua Linha Vermelha

Por: 23/02/2010

Eu sei o quão ruim é olhar no Holdem Manager e ver que não importa o que você faça, você não consegue “levantar” a sua linha vermelha. Quando eu tentei corrigir esse problema pela primeira vez, eu acreditava que a solução era jogar mais potes agressivamente. Então comecei a jogar de forma mais agressiva, double barreling em spots com pouca fold equity, blefando em mais mãos, e geralmente colocando mais dinheiro em potes com air cards, numa tentativa de fazer os jogadores ruins foldarem suas “mãos feitas”.

Depois de umas 50k hands jogando assim e apenas ficando breakeven, eu percebi (com a ajuda do fórum) que eu estava errado, e decidi descobrir onde os problemas da minha linha vermelha realmente estavam.

Para todos vocês que têm problemas com problemas com a linha vermelha, aqui está o que eu tenho para ensinar-lhes. É um conselho muito básico, mas ajudou o meu jogo (eu acho), e que aborda uma insegurança comum entre os jogadores de micro stakes iniciantes:

Sua linha vermelha desce quando você coloca dinheiro no pote e depois folda. Então onde você está fazendo isso com muita frequência?

1. Nos blinds.

A maioria dos micro stakers jogam mal quando estão nos blinds. Você joga muito tight e as mãos que joga, joga de forma errada. Você pode não jogar pra ganhar quando está no BB ou SB, mas deve jogar pra perder o mínimo possível. Jogar pra perder o menos possível significa perceber qual a sua equidade ao invés de apenas desistir, e implica em jogar de uma maneira que você não dê automaticamente check-fold cada vez que erra um flop.

Alguns preflop leaks comuns, quando se está nos blinds:

Small pairs vs. regs: 3-bet or fold.
Medium pairs vs. regs: call ou squeeze com eles. Tente leva-los ao showdown de uma maneira barata, eles costumam ser a melhor mão.
Suited hands jogáveis (K9s, QTs, etc): às vezes dê call, às vezes 3bet, dependendo do vilão.
Small suited connectors, suited trash, low cards: fold fold fold fold fold. É muito ruim jogá-los fora de posição.
Suited Connectors médios ou altos: 3bet ou fold.
Medium Aces: não jogue com nada abaixo de A9o, mas não tenha medo de jogar A9o+. Lembre-se, o range de steal do vilão é geralmente amplo. É geralmente um erro 3betar nesse tipo de spot.

E talvez o mais importante: SEMPRE QUE ACERTAR O FLOP NÃO SEJA UM IDIOTA. Jogue a droga do poker!

2. Limped pots
Você está errando em limped pots. Você tem 92o no BB e o hijack entra de limp. Você não vai aumentar, então você pede mesa. O flop vem K36 e todos pedem mesa. O turn é um 3. APOSTE! Você quase sempre vai levar o pote. Você está errando feio se não se aproveita desse tipo de spot (pense um pouco, você está jogando como um huge fish porque não presta atenção. Pare de jogar como um fish, você vai fazer mais dinheiro, obviamente). Todo o dinheiro dos pots em que há fold vão para a sua linha vermelha, e você certamente não vai aumentar a sua linha azul aqui.

3. O Flop

Continuation bets: Você está inseguro sobre as suas c-bets? Se você está c-betando muito alto, então está errando. Existem flops que é ok uma c-bet alta (paired flops por exemplo), mas em um flop standard como A92r, você tem que c-betar baixo. Acredite em mim, é o suficiente.

Você está fazendo c-bet demais? Você tem AK em um pot 3-way com um flop T96 two-tone, você não deve fazer uma continuation-bet. Quanto mais multi-way é o flop, mais você tem que pensar “valor ou nada”.

Continuation-bet atrasada: em flops “semi-brutos” multiway, especialmente se você estiver fora de posição contra um ou mais vilões, você pode “atrasar” a sua c-bet e ver o que acontece. Se a mesa roda em check e o turn não é assustador, você pode apostar agora. Seus oponentes estão te dando informações no flop, então use isso para ter vantagem. Não seja um aggro-donk, seja esperto e se aproveite dos spots que conseguir.

4. Seja mais agressivo com mãos com valor

A melhor parte disso é que você provavelmente vai melhorar tanto a sua linha vermelha quanto a azul. Se as pessoas não estão foldando pras suas “value hands” uma boa porcentagem das vezes, você não está jogando-as de maneira correta. A maioria das pessoas vêm a este fórum com somente um pensamento “value, value, value”. Isso é errado. Você tem que jogar por stacks, e a única maneira de fazer isso é apostando. Sua linha vermelha e linha azul estão mal porque você não põe dinheiro suficiente no pote quando está bem.

A solução pra maioria desses problemas é que você tem que ser mais atento quando você joga. Ganhar potes onde ninguém tem nada. Não auto-foldar quando estiver nos blinds, e quando estiver nos blinds, não faça apenas set mining. Se você “acordar” e começar a jogar poker de todas as posições, você começará a ser mais agressivo nos spots que são lucrativos, e ganhar muito dinheiro que você usualmente “deixaria na mesa”. Isso tudo é de senso comum, mas é fácil de ser esquecido quando você está grindando, especialmente se estiver jogando muitas mesas. Então preste atenção!

Escrito originalmente no fórum 2+2, traduzido pelo usuário do MaisEV GoPro!

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.

Veja mais:

Salas de Poker