Como Tiltar

Por: 27/04/2010

Por exemplo, quando eu como pipoca, eu acho que é algo que vale a pena fazer, então eu faço bem. Com a ponta dos dedos de uma mão, eu posso pegar uma quantidade surpreendentemente grande de pipoca e colocar toda na minha boca, sem derrubar nada, no escuro. Outra atividade que eu dou o meu melhor é foldar. Eu posso largar mãos de poker em alta velocidade, com tanta precisão que as cartas desaparecem no muck. E quando o assunto é tiltar, bem, odeio contar vantagem, mas acho que posso ser o maior tiltador de todos os tempos. Sim, eu sei, essa é uma afirmação falsa. Só porque eu estou acima de todos na minha lista de jogadores como o inquestionável campeão tiltador, não quer dizer que não exista um tiltador melhor que eu que ainda não conheci. Tudo o que posso dizer é, pode vir! Eu enfrento qualquer um a qualquer hora em um evento globalmente televisionado de tilt heads-up se for preciso, para descobrir que sou de fato o maior do mundo.

Mas como sou um homem generoso, vou compartilhar com você agora alguns conselhos de tilt, e sim, alguns dos meus segredos. Vamos começar agora com uma pergunta que já gerou muitas discussões clássicas. Tiltar é uma ciência ou uma arte?

Minha resposta é: sim. Eu acredito que o tilt fácil é uma ciência, o tilt difícil é uma arte. É uma simples questão de manipular algumas variáveis indutoras do tilt, como jogar vinte horas seguidas depois de dormir muito pouco. Qualquer um pode alcançar seu melhor tilt em uma situação como essa. Até mesmo um cientista. Mas você pode ficar inexplicavelmente nervoso com todos e odiar a si mesmo e seu dinheiro quando está ganhando todos os potes e seus oponentes estão se divertindo assim mesmo? Isso é algo que só um artista pode fazer.

Ok, chega de falácia intelectualística. Vou te rebaixar ao seu nível de plebeu. (Essa frase te tiltou? Então há esperança para você.)

As pessoas me perguntam o tempo todo. “Tommy, às vezes eu estou jogando poker, e me sinto ótimo, mesmo quando perco alguns potes grandes. Isso nem me incomoda. Eu sei que estou perdendo algumas grandes oportunidades justificadas de tiltar como um louco. Mas não consigo. Eu apenas sento lá e continuo fazendo bons folds e raises e tudo o mais. Você pode me ajudar?

Oh sim, com certeza eu posso, de várias maneiras.

Tente isto. Inverta a ordem de causa e efeito. Um dos efeitos do tilt é que ele nos faz jogar mal, então o que você tem que fazer é fazer algumas jogadas realmente ruins de propósito. Pague quando deveria desistir. Desista quando deveria pagar. O ato de jogar mal irá te agitar, e só isso já deve trazer algum tilt.

Aqui tem outra maneira de criar algum tilt. Comece com um dos outros principais efeitos do tilt, aqueles que nos tornam infelizes. O que você deve fazer é esperar até estar naturalmente infeliz – como depois de uma discussão acalorada com seu melhor amigo – e então vá jogar poker! Eu garanto que isso vá aumentar a probabilidade de tiltar, e o tilt irá se juntar à sua infelicidade, que irá aumentar o tilt ainda mais. Faça uma tentativa. É infalível.

Até agora eu falei de Como Tiltar para iniciantes. Agora vou compartilhar um conceito sobre tilt que apenas os grandes mestres do tilt compreendem verdadeiramente.

Quando o assunto é consertar sua falta de tilt, você precisa perceber que existem band-aids e existem curas. Tudo até agora foram band-aids. Alguns outros band-aids excelentes que você pode usar é não dar pausas no jogo e deixar seu corpo mal-nutrido e privado de sono.

Já quanto às curas, o que você precisa perceber é que falta de tilt é o que acontece quando você está no controle da sua mente. Então, para se tornar um mestre tiltador, você precisa deixar sua mente ser seu mestre. Você deve se render à sua mente e deixá-la dominar você. Permita que sua mente te preencha com preocupações, arrependimentos, ansiedades e medo. Veja, quando está sentado jogando poker, está vivendo no presente. Se você pudesse apenas livrar sua mente dos grilhões da realidade. Só então você seria liberto. Então sua mente estaria livre – livre para divagar no passado e afundar em sua própria má-sorte e em suas más jogadas e suas bad runs – livre para galopar no futuro e definhar na terra da preocupação – e então, somente então, sua mente estará fortalecida pela loucura imaginária para fazer o que faz tão bem – fazê-lo tiltar.

É extremamente difícil se livrar por vontade própria da felicidade enquanto ela está ocorrendo. Aprender a fazê-lo é um processo longo e lento. É por isso que, se você estiver levando a sério sua cura da falta de tilt, precisa praticar longe da mesa de poker.

Você provavelmente nunca pensou sobre o ato de esperar alguém como uma oportunidade de praticar seu poker. Bem, é. Uma das melhores. Pense sobre isso. O poker não envolve um monte de espera? Quando o assunto é trabalhar no seu tilt enquanto você espera, não importa pelo que você está esperando. Pode estar esperando em uma fila, esperando um avião, ou por alguém que está atrasado. O único requisito é que você tenha tempo livre.

Digamos que você está com muita pressa, e está na fila de um mercado, e a velha na sua frente finalmente termina de passar seu gigantesco pedido, e justo quando você achava que ela estava terminando, ela vira para o caixa e diz “querido, veja meu sorvete. Já está derretendo. E estará muito quente no meu carro. Você poderia por favor colocar este de volta no freezer e trocar por um mais gelado? Obrigada!” Então ela dá o sorvete para o caixa, que vai para o freezer de comida congelada.

Este é o momento chave para você. Mesmo quando você sabe que será totalmente ilógico e absurdo ficar nervoso agora porque você não tem controle da situação, é absolutamente imperativo, pela cura da sua falta de tilt, que você fique. Pelo bem do poker, você deve juntar suas forças na mulher e no caixa, e em todo o universo se for preciso. Você não deve ficar calmo. Eu sei, é difícil. Eu nunca disse que seria fácil. Mas eu tenho fé que você consegue. Acredito que todos consigam.

Um eon mais tarde, o caixa volta com um pacote de sorvete, e mesmo que a mulher estivesse o tempo todo com a nota fiscal na mão, só agora ela pega a carteira e começa a fazer um cheque. Seja forte! Essa não é hora para compaixão! Não é hora para se lembrar da sua adorável avó! Fique nervosamente irritado! Fique freneticamente frustrado! Agora é a hora de adentrar nas profundezas da parte mais negra da sua alma e sentir uma amargura extrema com relação a essa pessoa estranha que você nunca verá novamente.

Outra grande maneira de praticar seu tilt é se irritar com coisas que seu oponente faz igual a você. Aqui vão algumas boas novas. Você não tem que esperar até seu próximo jogo de poker para fazer isso. Você pode praticar enquanto dirige. Você pode literalmente se levar a tiltar! Por exemplo, digamos que você está em um estacionamento lotado, procurando uma vaga para estacionar. Você vê alguém entrando no carro, então você para e espera para que essa pessoa saia da vaga e você estaciona. Mas acontece que não há espaço suficiente para manobrar, e há uma fila de carros atrás de você. Depois que você termina suas compras, você pega seu carro e se dirige para a saída. Só há um problema. Você não está se movendo. E a razão para você não se mover por um tempo eterno, é que o cara no carro da frente está esperando alguém sair de uma vaga para ele entrar. Esperando… que idiota… esperando… que idiota egoísta… esperando… esperando… aaarrrggGGHHH!!

Bom. Isso é bom. Muito bem. Quando você pegar o hábito de refinar a habilidade de tilt essencial de conseguir se irritar quando estranhos fazem coisas rotineiras que você também faz, é possível manter esse estado de agitação quase constante quando você está através do volante, com punhos fechados de raiva. Esta combinação é a forma perfeita do tilt. É por isso que dirigir é uma oportunidade perfeita de praticar o tilt.

Ok. Eu fiz o meu melhor. Eu te ensinei tudo o que você precisa saber para ser um tiltador de nível mundial como eu. É melhor você aprender bem. Eu não quero mais ouvir histórias sobre você ficando tranquilo, concentrado e acumulando um bankroll gordo. Isso me deixaria completamente tiltado. E você será responsável pelo que eu direi para aquela senhora no mercado.


Veja mais:

Salas de Poker