Como Jogar Limped Pots

Por: 09/07/2008

Cada mão de limped pot a que eu assistia, eu via jogadores bons darem de presente pequenas quantidades de dinheiro para os donkeys ou então doar um stack inteiro para outro bom jogador em situações claramente -EV. O bom jogador desprezava o pot por ele conter apenas 3 ou 4 big blinds e desistia dele em situações onde não deveria desistir; ou perdia seu stack inteiro em situações onde deveria dar fold.

Vamos à primeira situação. Em um limped pot o bom jogador acerta um segundo par no flop ou um top pair sem kicker. A minha observação nesses casos mostra que é muito comum o bom jogador desistir do pot simplesmente por quê não quer se envolver em um pot “pequeno” com uma mão marginal contra donkeys.

Entretanto, vamos fazer umas contas. Um bom jogador de no-limit hold’em 6-max tem uma winrate aproximada de 12 BB/100 mãos. Isso implica que esse jogador ganha em média 0.12 BB por mão e 0,72 BB por órbita. Então um pot de 4 BB, definitivamente, não deve ser descartado.

Muitos jogadores conseguem colocar os adversários em um range de cartas e jogar de acordo com isso. Porém o que eu observo em um limped pot é o medo de agir seguindo esse pensamento. Muitas vezes o medo ocorre por não se saber jogar bem o pós-flop e medo de se envolver em situações difíceis pelo pouco dinheiro a se ganhar. Mas já foi provado que perdemos muito com isso.

Vamos a outro exemplo. Mesa com 6 jogadores, os stacks são os seguintes:

UTG com 100 BB
MP com 165 BB
CO com 38 BB
BTN com 59 BB
SB com 120 BB
BB (Hero) com 100 BB

Pré-flop
UTG e MP fold,
CO e BTN limp,
SB fold,
Hero com T7 check.

Flop
JT2
Pot 3.5 BB

De acordo com nossos reads os dois jogadores que deram limp pré-flop são donkeys. O range deles de open-limp é bem grande, ultrapassa 40% das mãos. Nós temos segundo par no flop.

Aqui é o grande detalhe. A maioria dos jogadores de micro/small stakes desistem desse tipo de mão. Dão check/fold no flop ou vão de check até o final. Porém, claramente, o hero está na frente do range dos dois oponentes. O range de limp pré-flop deles é gigante. Então eles vão errar a maioria dos flops. Outro detalhe importante é que esse tipo de oponente tem característica de pagar muitas apostas. Logo, a nossa mão é mais do que suficiente para extrair valor de mão piores que a nossa. O certo nesse flop é apostar por value.

No flop fizemos um bet de 3 BB, o CO dá fold e o BTN dá call.

Turn
3
Pot 9 BB

Aqui temos uma situação semelhante à do flop. Ainda estamos na frente do range do oponente pelo fato de o range dele pré-flop ser muito grande e também pelo fato de o range dele de call no bet flop ser grande. Por isso, no turn fazemos um segundo bet de 7 BB, e o oponente dá call.

River
J
Pot 23 BB

Aqui a tomada da melhor decisão será baseada em reads e históricos. Também temos que nos basearmos na velocidade em que o BTN pagou os bets, pois geralmente um call rápido é sinal de uma mão fraca.

Nós podemos ir de check/call se o oponente for bem agressivo no river e capaz de blefar com missed draws. E não é raro acharmos donkeys passivos no flop e turn, mas agressivos no river. Nós podemos ir de bet também se o nosso oponente for muito calling station e for capaz de dar call com mãos piores. Iremos de check/fold caso o oponente somente aposte no river com mãos boas e dê check behind com draws perdidos.

Outra simulação de river:

River
7
Pot 23 BB

Aqui claramente nós temos de apostar.

Com dois pares estamos muito na frente do nosso oponente. Apostamos 16 BB esperando sermos pagos por Jx, Tx, 2x ou qualquer outra coisa inesperada vinda de um donkey. Na maioria das vezes ele irá dar fold. Outras vezes call com um par. E em outra situação ele vai nos responder com um mini-raise para 35 BB onde nós teríamos pagar mais 19 BB. Nesse caso a melhor jogada é o fold.

Claramente o oponente está batendo a gente. E eu afirmo isso simplesmente porquê essa linha, quando adotada por um donkey, é uma mão muito forte mais de 99% das vezes. Observe que ele deu um raise pequeno para que a gente desse call. Ele não quer nos espantar para fora da mão e sim que nós fiquemos presos a ela com um raise tão pequeno. Assim a decisão mais lucrativa nesse spot é o fold.

O importante é que possamos entender o raciocínio que originou os bets no flop e turn. O range de limp pré-flop dos oponentes é muito grande. Então nosso segundo par no flop é mais que suficiente para extrairmos valor de mãos piores que a nossa.

Perceba que, se no flop ou turn enfrentarmos um raise, nós teremos um fold fácil. Não é lucrativo criarmos resistência com mãos marginais fora de posição sem termos um excelente motivo para isso.

A minha intenção aqui não foi criar uma “receita de bolo” de como jogar limped pots com essas características, até porque esse tipo de receita não existe no poker. Devemos sim, prestar atenção nas tendências dos bons jogadores e no comportamento padrão dos diversos tipos de jogadores fracos nesta situação.

Agora, vamos a mais um exemplo. Mesa com 6 jogadores.

UTG com 100 BB
MP com 165 BB
CO com 38 BB
BTN com 59 BB
SB com 120 BB
BB (Hero) com 100 BB

Pré-flop
UTG e MP fold,
CO e BTN limp,
SB completa,
Hero com T7 check.

Flop
JT7
Pot 4 BB

Nessa situação nós temos dois pares e claramente estamos na frente dos três oponentes. O CO e o BTN são donkeys e seus ranges são mais de 40% das mãos, enquanto SB é um jogador sólido e bom. Geralmente o range do SB são mãos que podem flopar bem, como poket pairs e suited connectors baixos.

O SB sai apostando 3 BB. Nós fazemos um raise para 11 BB. Os dois donkeys largam e o SB responde com um 3-bet para 34 BB. O que devemos fazer agora? Na minha opinião, fold. O SB não sairia apostando no flop contra 3 oponentes sem ter uma mão feita. Ele tomou um raise que demostra força e mesmo assim continuou na mão dando um 3-bet.

Vamos explorar o nosso próprio raciocínio que gerou todo esse artigo. A maioria dos bons jogadores de small/micro stakes jogam limped pots de uma forma muito conservadora. Então o SB não iria adotar essa linha no flop com apenas um par. Com um par, caso saísse apostando, ele daria fold para o raise ou no máximo call. Quando ele dá a 3-bet, o range dele, claramente, se resume a dois pares e straights. Raramente um combodraw. Assim, a melhor decisão nesse spot será o fold.

Espero ter contribuído um pouco com vocês sobre como jogar um limped pot.

Clique aqui para comentar este artigo no fórum do MaisEV.

Se você tiver dúvidas sobre os termos utilizados neste artigo, veja nosso dicionário de termos de poker.


Veja mais: