Como Jogadores Não-Lógicos São Bem Sucedidos

Por: 10/12/2010

Essa aproximação super-analítica me parecia correta em todas as maneira.

Eu falava com jogadores como H@llingol, MrSmokey1, Ozzy87, Sdouble, e mesmo TheTakover e me questionava como podem ter sucesso. São todos excelentes jogadores, mas sua forma de jogar era tão diferente da minha, que não podia compreender.

Nenhuns deles são adeptos em ficar calculando Pot Odds, ou ficar explicando a teoria de GAP, mesmo assim, eles eram jogadores muito bons. Eu tinha portanto que tentar entender o porque disso.

Eu li recentemente “introdução a Programação Neuro-Lingüística” por O’Connor e por Seymour. PNL é essencialmente um estudo psicológico das habilidades que conduzem ao sucesso em todos os aspectos da vida, especialmente a interações sociais. Eu aprendi muito sobre o processo de aprendizagem e a mente subconsciente neste livro. Em especial o seguinte:

Citações:
________________________________________
Os quatro estágios de aprendizado
1. Incompetência inconsciente
2. Incompetência Consciente
3. Competência Consciente
4. Competência Inconsciente

Desaprendizado é de 4 a 2. 
Reaprendizado é de 2 a 4 com mais escolhas.
________________________________________ 

A qualquer um que já estudou psicologia, está provavelmente muito claro que a mente subconsciente é muito mais poderosa e capaz do que a mente consciente, que é portanto a razão pela qual o processo de aprendizagem deve seguir na ordem listada acima.

Vejamos o poker por exemplo.

1. No início é somente um jogo. Você pode não compreender o quanto é complicado e certamente não vai se dar conta de que não tem a mínima noção do que esta fazendo. 
2. Uma vez que você começa a aprender as estratégia básicas, você começa a entender que você realmente não tem noção nenhuma de como se jogar isso.

3. Após um tempo, as estratégias que você está aprendendo começam a se enraizar . Você pode começar a pensar, “A8o em Early position. Os livros me dizem que preciso foldar isto, portanto vou foldar.

4. Você começa a foldar A8o em EP sem pensar muito a respeito. Sua mente subconsciente se apoderou dessa informação, e sua mente consciente tem agora “mais espaço” para pensar em outras estratégias. 

A mente consciente é capaz de cinco a nove pensamentos ativos em uma só vez. A mente inconsciente é capaz de muito mais. É fundamental para aprendermos, que façamos com que nosso processo de pensamento consciente se enraíze.

A primeira teoria que eu deduzi é “A sorte do aprendizado”. Um dos problemas com o processo de aprendizagem no poker é que nosso cérebro é muito voltado para resultados (results oriented). Isso nem sempre funciona no poker. É extremamente difícil estar sempre separando nossos julgamentos sobre o que é , e o que não é a maneira correta de se jogar.

Isto conduz à sorte, ou talvez eu deva dizer que o aleatório fará parte do processo de aprendizagem. Alguns jogadores irão 3-bet AK 4 vezes seguidas, e perder todos os 4, e podem começar jogar de maneira mais contida/devagar, seja isso algo consciente ou inconsciente. Se isto acontecer vezes suficientes, um hábito ruim pode alcançar o estágio 4 do processo de aprendizagem e se enraizar. Uma vez que este estágio é alcançado, torna-se muito mais difícil voltar atrás e consertar o problema, porque nesse ponto, não é mais visto como um problema, mas sim como uma solução.

Eu acho que jogadores lógicos e inteligentes são muito menos prováveis de serem afetados por “azar” no processo de aprendizagem. Pensando logicamente, podem se separar dos resultados.

No geral, somente uma porcentagem muito pequena de jogadores de poker são lógicos e inteligentes. Entretanto, uma porcentagem muito grande de jogadores “ganhadores” são lógicos e inteligentes. Isto se da por razões óbvias, portanto não vou me aprofundar a respeito. 

O que quero me aprofundar é sobre os jogadores não-lógicos. Veja bem, não mencionei a palavra inteligente, porque acredito que inteligência é absolutamente necessária para ser um grande jogadores de poker. Entretanto esses jogadores nao-lógicos possuem um tipo de inteligência distinta. De acordo com o Dr. Howard Gardner, existem 7 formas de inteligência. Jogadores “Lógicos e Inteligentes” possuem inteligência Lógica-matemática e geralmente inteligência espacial/abrangente. Eu acho que jogadores não-lógicos que são bem sucedidos possuem uma forte inteligência intrapessoal, e de certo modo, inteligência espacial/abrangente. 

NOTA: Não sou versado em psicologia. : Essas opiniões são baseadas em minha observação limitada. Eu não posso dizer com precisão de que estou correto no que estou dizendo. 

Que outros traços/aspectos, jogadores não-lógicos bem sucedidos possuem? Eu vejo que eles jogam freqüentemente por intuição, e não conseguem justificar corretamente/matematicamente seus atos. Eles possuem uma noção sobre o que seja POT ODDS, porem não conseguem calcular com exatidão no momento da jogada, mesmo quando os cálculos são muito simples. Possuem geralmente pouca habilidade em gerenciamento de Bankroll, e não são bons GRINDERS. Alguns são perdedores em limites baixos e vencedores em limites altos. Como pode isso ser possível?

Eu acredito que uma das maiores diferenças entre Low stakes e High stakes é a importância de uma boa leitura da mão do seu oponente. Esse é um dos motivos pelo qual um jogador não-lógico, vai inevitavelmente se sair muito bem.

A verdade porem é que a maioria de jogadores não-lógicos, até mesmo inteligentes, irão falhar cedo em suas carreiras de poker. Isso me leva a pensar sobre a “sorte do aprendizado” que mencionei acima. Quando estão aprendendo, os jogadores Lógicos-inteligentes, se prendem menos ao fator sorte, e são capazes de analisar situações de maneiras lógicas de forma tão eficiente que conseguem retirar os resultados da equação.

Os jogadores não-lógicos não são capazes de separar os resultados da mesma forma. Eles geralmente não lêem livros que os ensinam que devam jogar de maneira solida/tight, calcular os PotOdds e seguir alguns fundamentos básicos para se darem bem. Esses fundamentos são aqueles necessários para vencer, ainda mais verdade em se tratando de Low Stakes. Essencialmente o que estou querendo dizer é que estes jogadores precisam de muita sorte no inicio para aprenderem os fundamentos de maneira interna/enraizada. Passar desse estagio, aparentemente trivial, é muito difícil para a maioria desses jogadores. Os poucos que passam desse estagio, terão uma tendência natural de ler cartas e indivíduos e se sairão relativamente bem nos limites mais alto, desde que tenham tido “sorte” de aprender de forma apropriada os fundamentos.

Eu me surpreendo com a quantidade de péssimas jogadas que os jogadores não-lógicos são capazes de fazer. Eu acredito que minha teoria de “sorte no aprendizado” explica isso. Eles geralmente tem grandes falhas em seus fundamentos porque não tiveram tanta “sorte” no seu processo de aprendizagem. Entretanto, esses fundamentos fracos, são geralmente ofuscados por uma leitura extraordinária da mãos de seus oponentes, e é exatamente isso que faz com que esses jogadores se dêem bem nos limites mais altos. 

Nem sempre é essa a razão pela qual eles são bem sucedidos, mas na maioria das vezes é esse o motivo pelo qual jogadores não-lógicos conseguem vencer. 

Eu também acho que jogadores lógicos-inteligentes irão facilmente passar dos limites mais baixos com facilidade. Os fundamentos são absorvidos de forma rápida, especialmente se os fundamentos foram ensinados de maneira correta e convencional. (observe que jogadores lógicos, geralmente irão aprender através de maneiras bem convencionais, como leitura de um livro, enquanto que não-lógicos geralmente nunca leram um livro ou artigo sequer.) Depois dos limites baixos, esses jogadores geralmente se deparam com uma barreira que não conseguem transpor. Você teve certa facilidade de fazer a transição para a 15/30 LHE, ou 3/6 NL online? Você teve dificuldades de passar desses limites? Se sim, isso provavelmente aplica de forma direta a você, pois sei que aplica duplamente para mim. 

Muitas vezes esses jogadores terão grande sucesso devido seu pensamento lógico e inteligente, porem não realizam de que a principal habilidade que precisam mestrar para conseguir começar a jogar os limites altos, é de que precisam de habilidade intrapessoal, ou seja, forte leitura de mãos. É um processo difícil e demorado de se desenvolver de maneira puramente analítica. A mente subconsciente é muito mais capaz de reconhecer os padrões do seu oponente. 

Para mim, comecei aprendendo a jogar Small Stakes LHE 6 max. Depois, mudei para SnG. Em ambos estes jogos, leitura de mãos são habilidades não tão importantes. Quando mudei para Cash game, a princípio foi muito difícil para mim. Eu não tinha a habilidade apropriada de leitura de mãos. 

O ponto crucial para mim, foi quando comecei a confiar mais em meus instintos. Quando digo meus instintos, estou me referindo a uma inclinação subconsciente muito sutil, que é muito melhor para me dizer que mão ou que RANGE de mãos meu oponente tem, e de que forma meu oponente irá agir nas futuras streets. 

Eu acredito que os jogadores mais bem sucedidos do mundo são aqueles que conseguem mestrar ambos destes dois aspectos tão opostos. Você definitivamente precisa aprender os fundamentos, e a melhor forma são através de etapas analíticas. Apos isso, você deve aprender a desenvolver sua leitura de mãos, e a melhor forma de aprender isso é através de pratica, e distinguir que vozes da sua mente inconsciente você deve ouvir e que vozes você deve ignorar.

O processo de desaprender e reaprendizagem, que mencionei acima, são também cruciais. As “vozes” são alcançadas quando você atinge o estagio 4 do processo de aprendizagem, porem algumas vezes no poker, aprendemos algo errado. Se formos capazes de identificar esses problemas no nosso jogo, desaprender de forma apropriada, e reaprender de forma correta, estaremos sempre um passo a frente no jogo. Portanto, se você tem uma “voz” dentro de você dizendo “ CALL, é um pote grande” essa mesma voz esta brigando com outra “voz” que diz “ Isso é uma Value Bet, ele deve ter o Nuts com certeza”. É preciso que você consiga externalizar quais desses 2 processos inconscientes é o mais apropriado para a situação em questão. Em minha experiência pessoal, eu consegui achar a “voz” que consegue me dizer com muito mais precisão a mão do meu oponente, do que qualquer outra “voz” ou inclinação que eu tenha quando estou jogando. 

Quando você esta aprendendo algo complexo como poker, eu acho que é muito importante primeiro dar uma olhada no processo de aprendizagem por si só, e ter uma idéia da jornada intelectual que você esta prestes a embarcar. Eu cometi o erro de tentar externalizar todos meus pensamentos, sem realizar o quanto poderosa minha mente inconsciente pode ser. Existe um motivo pelo qual muitos jogadores de poker que jogam por intuição são bem sucedidos. Eles possuem habilidades intrapessoais, que fazem com que entendam não somente seu oponente, mas sim, como todo o jogo esta fluindo em determinado momento. Essas habilidades raramente são discutidas nas rodas de poker, pois são muito difíceis de serem racionalizadas/compreendidas.

A razão pela qual a mente inconsciente funciona melhor para esta tarefa é por causa da grande quantidade de informação sendo processada. Nos podemos analisar a jogada do nosso oponente de maneira Analítica: “ Ok, ele deu raise preflop, e ele é um jogador bem tight/conservador, então provavelmente ele tem uma boa mão. Ele apostou no flop, mas isso pode muito bem ser uma C.bet. Ele apostou menor no Turn, então talvez ele tenha uma boa mão, mas esta com medo do Flush, ou talvez ele esteja me sugando através de uma mão realmente forte. Também é possível que ele tenha um Par e um straight draw, ou algum tipo de Combo. Eu não acho que ele seja um jogador que irá atirar um ‘second barrel’ com freqüência, porem talvez ele esteja fazendo isso aqui pois acha que é muito improvável que esse board tenha me acertado com força.” Indo através de todas as possibilidades pode demorar um tempo e acho que é difícil se manter atento a todas os fatores envolvidos na leitura de uma mão através da mente consciente. Por isso que esse é um processo feito melhor de uma forma subconsciente. 

No fim das contas, é sempre bom mantermos um equilíbrio entre a mente analítica e a mente inconsciente. É raro conseguir mestrar essas 2 habilidades. Alguns chegarão ao topo de 1 dessas habilidades, entretanto se você quer realmente ser um jogar versátil é importante que você aprenda a utilizar ambas dessas técnicas. Esse equilíbrio não será fácil de ser encontrado, porem é uma meta que todo jogador de poker deve possuir.

Artigo traduzido por Vinícius, usuário do Fórum MaisEV.

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.

Veja mais:

Salas de Poker