Blefes, Técnica, Paixão e Rivalidades

Por: 25/10/2013

Quase todo mundo quando aprende a jogar poker acredita que se trata de um jogo de blefes. E sim, o blefe é um elemento importantíssimo, que diz respeito à sua essência; analogamente, aos tamanhos de apostas, o cálculo das odds ou a estimativa de equidade são elementos que dizem respeito à técnica.

O que não quer dizer que não se possam misturar, pois há claramente uma técnica por trás da adequada execução de blefes, e ao estimar equidades estamos ponderando incertezas, pois a informação é incompleta. Na verdade, como dizia um professor meu, “é tudo através da técnica”. Podemos concluir então que, em grande parte, elementos que dizem respeito à essência do jogo são psicológicos – remetem à essência do homem -, enquanto elementos que dizem respeito à técnica do jogo são matemáticos – remetem à ordem natural das coisas.

O que chamamos de estratégia, seria então algo como um software que desenvolvemos somente para nós mesmos e no qual tentamos equilibrar nos comandos, as variáveis do que sabemos sobre a essência do jogo e sua técnica. Quando digo ‘somente para nós mesmos’ quero dizer que, quando você dá um coach, por exemplo, não mostra o “código-fonte” do seu software para seus alunos. Você os ensina a serem melhores programadores, eventualmente usando como exemplo algumas linhas do seu código.

Tudo isso contribui para o poker ser apaixonante aos praticantes. Essa combinação me fez acreditar que é possível, através de habilidades que identifiquei em mim (identificáveis em muitas pessoas e as quais o Phil Galfond citou em sua entrevista ao MaisEV), exercer uma atividade legal e que através somente do intelecto, um computador e internet é possível conseguir uma renda fazendo algo prazeroso.

Você não precisa de nenhuma outra habilidade, seja ela física, social, artística. Não são necessárias habilidades motoras (desejável se você for um grinder, mas nada que não seja adaptável), não há mérito estético, não é preciso ser uma pessoa comunicativa. Você não precisa de um coordenador, gerente ou diretor para lhe dizer o que fazer e que horas fazer. Você não precisa tratar com clientes nem com fornecedores. Suas responsabilidades, prazos e metas só dizem respeito a você mesmo.

Todo jogador de poker é um capitalista. Acreditamos que o sistema como um todo é justo, apesar de ser permeado de injustiças, subjetivas ou não (no poker elas são quase que completamente subjetivas). Por isso investimos, por isso jogamos. Nada combina menos com poker do que distribuição igualitária. Essa é a faceta da competição, do esporte. Ninguém vai chegar ao topo se não estiver em alto nível, e isso significa envolver-se diversas vezes em mãos contra grandes adversários, em busca da desproporcional fatia reservada aos primeiros colocados. Dessas disputas naturalmente emergem grandes rivalidades de tempos em tempos, característica bastante presente em todos os esportes. Gostei muito do post do Pessagno sobre “quem é melhor, Akkari ou Pessagno?”. Para algumas coisas na vida perguntar simplesmente não faz sentido.

A propósito, gostaria de compartilhar com vocês uma mão na qual eu dou uma lição de como ser destruído por um dos sharks do PokerStars, meu amigo na vida e rival nas mesas Guilherme “VinceVegaMFR” Cheveau, num torneio $13.50 KO. Há muito histórico entre nós dois, e não iremos perder a oportunidade de mostrar novos truques um ao outro sempre que possível. Claro que eu tenho que dar o edge para ele, mas é enfrentando os melhores que evoluímos.

Fui eliminado nessa mão por interpretar equivocadamente a aposta dele no flop e agir impulsivamente. Meu plano era obviamente acertar uma trinca 12% das vezes, dar check/shove em todos os boards dobrados (o que segundo meus cálculos acontece cerca de 17% das vezes) e seguir em frente em boards catrupes que eu consiga definir melhor o range dele no turn. O que se desenrolou por fim foi um check/shove da minha parte, num board king high com duas cartas de paus, uma aposta que fica muito difícil de pagar se ele não tiver top pair ou melhor. Uma cbet normal deixaria o pote com algo em torno de 10 mil, e eu teria 13,5 mil para trás. Para ser sincero não sei se o plano é bom, e com certeza não será se eu tiver superestimado a frequência com que ele me 3beta light nesse spot, mas o importante é ser capaz de tirar lições e não cometer os mesmos erros repetidamente. A aposta no flop foi ridiculamente pequena, e como verão havia um bom motivo pra isso:

PokerStars Hand #105891835002: Tournament #805105526, $10.00+$2.50+$1.00 USD Hold’em No Limit – Level XIV (300/600)

Table ‘805105526 15’ 9-max Seat #2 is the button

Seat 1: VinceVegaMFR (32985 in chips)

Seat 2: kosmos88 (16984 in chips)

Seat 3: ibluffheaps (17960 in chips)

Seat 4: DonatasGim (11130 in chips)

Seat 5: Th_Fe_Lu (22046 in chips)

Seat 6: moertelmu (10056 in chips)

Seat 7: DinoTheSaulo (16635 in chips)

Seat 9: Lerez (13397 in chips)

VinceVegaMFR: posts the ante 70

kosmos88: posts the ante 70

ibluffheaps: posts the ante 70

DonatasGim: posts the ante 70

Th_Fe_Lu: posts the ante 70

moertelmu: posts the ante 70

DinoTheSaulo: posts the ante 70

Lerez: posts the ante 70

ibluffheaps: posts small blind 300

DonatasGim: posts big blind 600

*** HOLE CARDS ***

Dealt to DinoTheSaulo [22]

Th_Fe_Lu: folds

moertelmu: folds

DinoTheSaulo: raises 720 to 1320

Lerez: folds

VinceVegaMFR: raises 1690 to 3010

kosmos88: folds

ibluffheaps: folds

DonatasGim: folds

DinoTheSaulo: calls 1690

*** FLOP *** [K 6 7]

DinoTheSaulo: checks

VinceVegaMFR: bets 1800

DinoTheSaulo: raises 11755 to 13555 and is all-in

VinceVegaMFR: calls 11755

*** TURN *** [K 6 7] [T]

*** RIVER *** [K 6 7 T] [9]

*** SHOW DOWN ***

DinoTheSaulo: shows [2 2] (a pair of Deuces)

VinceVegaMFR: shows [6 K] (two pair, Kings and Sixes)

VinceVegaMFR collected 34590 from pot

VinceVegaMFR wins the $2.50 bounty for eliminating DinoTheSaulo

DinoTheSaulo finished the tournament in 179th place

 

Não façam isso em casa crianças, pode ser prejudicial ao BR! Good vibes e até a próxima!

 

E falando em blefes, o Livro dos Blefes pode te ajudar a reconhecer os blefes dos seus adversários e mostrar as melhores situações para blefar. Compre agora na Loja MaisEV!


Veja mais:

Salas de Poker