Atrasando a Continuation Bet

Por: 09/08/2012

Você aumenta

Você paga

2) Você faz uma c-bet

Alguém paga

Todos foldam

Alguém aumenta

a) Você aumenta

b) Você folda

c) Você faz uma 3bet

d) Você dá check

I) Alguém aposta, você folda.

II) Alguém aposta, você aumenta.

III) Alguém aposta, você paga.

 

Com todas essas opções, sua ação dependerá de vários fatores:

  1. As tendências dos oponentes
  2. O número de oponentes.
  3. A textura do flop
  4. Sua mão
  5. Possíveis cartas no turn e como elas mudam a textura do board
  6. O que você quer conseguir

Como não podemos falar de todas essas possibilidades em um único artigo, vamos focar na ação quando chega sua vez no flop e ninguém apostou. Nesse caso, sua escolha se resume a aplicar ou não uma continuation bet, e essa decisão deve ser baseada nos seis fatores acima.

Quando decidir não aplicar a c-bet, deve ser por que:

  1. O board atinge o range de call do seu oponente, você não tem nada e sua fole equit. é muito baixa.
  2. Seu oponente não vai foldar, você não tem nada e uma aposta não seria uma jogada lucrativa.
  3. Você não quer perder sua equidade com um raise do oponente quando não puder pagar.
  4. Você quer induzir um blefe mais tarde, ou manter o pote pequeno, ou está tentando um check-raise.

A única situação que examinaremos com detalhes é quando você decide dar o check no flop, com a ideia de apostar no turn como uma c-bet atrasada.

Em primeiro lugar, em que momentos você NÃO deve fazer essa jogada?

  1. Quando não representa nada com isso.
  2. Quando não ganha equidade no turn.
  3. O vilão faz float no flop mas desiste muito no turn.

Digamos que o flop foi A73. Se você der check e decidir apostar no turn, o que está tentando representar? Todos sabem que parece que você tem um par e odeia o A. Então você será pago com mãos fracas, ou podem pagar no turn, e aí?

Eles apostam no river e você não quer pagar. Você representa menos ainda quando a carta no river for maior.

No mesmo board, você tem 66. Não há carta no turn que possa mudar alguma coisa. A maioria será maior que seu par. Se der check no flop, na maioria das vezes deve dar check no turn nesse tipo de flop com um par baixo.

Agora digamos que você tenha K-Q. Aposte no flop e tente levar ali mesmo. Sua mão não vai melhorar com frequência você deve fazer foldar uma mão como 2-2, 4-4 que está te vencendo.

Quanto menores forem minhas overcards em relação ao board, menos eu vou atrasar a c-bet. Isso é porque minha mão não vai melhorar muito. Então se eu tiver um 9 8 em um board 642, não vou acertar meu par com frequência, não tenho nenhum draw bom, não tenho um backdoor flush draw e não vou me importar se alguém aumentar e eu tiver que desistir. Então é uma boa situação para apenas apostar e levar o pote.

Se o vilão pagar muitas c-bets no flop mas não no turn, você estará queimando dinheiro ao atrasar a c-bet. Digamos que o vilão pague com duas cartas altas, qualquer backdoor draw e pares baixos abaixo da carta média do board. E no turn ele folda bastante. Contra esses jogadores, você tem que apostar no turn para ganhar o dinheiro dele quando ele ainda acha que tem um draw viável. Muitas vezes, você deve atirar 3 barrels se acha que ele acertou um draw no turn e errou o river.

Então quando eu devo atrasar a c-bet?

Se eu tenho overcards e o board é baixo e semi-coordenado. Por exemplo 8-7-2 e eu tenho A-J. Nesse board, é provável que seus oponentes não foldarão nada, pois terão um bom draw ou pelo menos um par. Então eu normalmente dou check. Se vier um J ou maior no turn, eu aposto. Isso equivale a teoria que quando você aumenta pré-flop, todos te colocam em mãos como A-K/A-Q e irão te pagar em flops baixos com qualquer par, e quando uma carta alta aparece, eles culpam a má sorte e jogam fora um par de 5. Quanto mais draws tiver o flop, mais será uma situação onde você aposta bastante ou não gasta nem uma ficha. Isso porque se alguém pagar apenas com draws no flop e turn, é mais provável que não tenham uma boa mão, com a qual teria aumentado.

Quando o turn não ajudar o board de forma alguma. Digamos que você deu check em um flop J T 3 e o turn é um 2. Se o vilão der check no turn, é provável que ele tenha uma mão fraca ou um draw. Eu apostaria muito nesse turn, já que ele apostaria com qualquer mão forte. Mas se ele pagar no turn, você precisa apostar no river para fazer ele desistir de mãos fracas e draws que te vencem.

Se o turn for algo como um A, K, Q, J, T, 9, 8, 7, 3, eu dou check. Você pode pensar “mas que droga, são muitas cartas!” Sim, é por isso que você deu check no flop J-T-3 – tem muitas mãos que o acertam e muitas cartas que completam draws. Se for copas e ele der check, aposte, e aposte muitas vezes em um river que não seja de copas, já que ele poderia ter acertado um flush draw no turn.

Você ganhou equidade no turn. Digamos que o flop é T-7-6 rainbow e você decide que não é lucrativo apostar com A-Q porque muitas vezes ele acertou o range do oponente. Então o turn é um J e ele dá check. Eu apostaria aqui porque eu ganhei equidade.

Você acha que seu oponente irá dar float no turn e foldar no river. Lembre-se, no river, ninguém tem um draw – ou ele acertou, com uma mão completada antes, ou errou o draw. Você não pode fazer uma mão com draw pagar novamente. Então se ele tem um flush draw que veio no turn e errou o river, então aposte no turn e no river. A única exceção é se for um A, porque ele não irá foldar um top pair. Então dê check, ou se tiver uma mão com valor de showdown decente – algo como o segundo par, você pode dar uma blocking bet para ver o showdown mais barato.

Também aposte no turn se seu oponente tiver uma baixa estatística de low bet vs missed cbet e baixa taixa de showdown. Essas pessoas não estão jogando sua fraqueza. Eles não estão roubando potes só porque você deu check. Eles dão check/fold porque não tem uma mão forte e não irão pagar. Então apenas aposte.

E quando você não deve atrasar a c-bet e apenas dar check no turn, esperando ver um showdown barato?

  1. O board acertou um par no turn
  2. A carta acerta qualquer draw
  3. Seu oponente não irá desistir

Quando o board acerta um par, é menos provável que você tenha um monstro, porque há menos combinações possíveis de fazer com esse monstro. Então o flop é 9h 8h 3s, turn é um 8c. Você obviamente apostou no turn se estiver forte, e quando o 8 aparecer, haverá poucas mãos com 8 já que há dois deles no board. Então você será pago por mãos mais fracas e será difícil blefar.

O flop é T 9 5 e o turn é um 7. Se ele tiver qualquer tipo de draw no flop, a carta no turn o ajudou, exceto um Q-J sem copas. Ele tem um straight, ou um flush, par+straight, set, etc. a única coisa que você fará foldar é são cartas altas aleatórias que ele deu float, ou um par teimoso, talvez. Mesmo assim, não há garantias.

Seu oponente não irá foldar par nenhum. Algumas pessoas não conseguem foldar o menor par. Muitos jogadores apostam, apostam e apostam contra esses jogadores, e depois reclamam que foram pagos com bottom pairs. Adivinhe. Jogadores ruins fazem isso. Se você sabe que eles fazem isso, não blefe. Aposte por valor.

Concluindo, quando você aumentar pré-flop, às vezes terá a chance de dar check behind. Às vezes, vai querer fazer isso por vários motivos, e alguns desses serão que você decidiu que uma aposta no flop não é a linha mais lucrativa, mas uma aposta no turn é. Então você decide atrasar a c-bet para maximizar sua equidade. Você faz isso baseado nos jogadores, no board, na sua mão e nas possíveis cartas do turn. Se você apostará no turn ou não, depende da carta do turn e como ela afetou as prováveis mãos e sua mão percebida.

Quando mais draws tiver no board, mais você deverá dar check ou atirar tudo, porque na maior parte das vezes estará jogando contra mãos fracas. Mas não blefe calling stations, pois irão te pagar.

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.

Veja mais:

Salas de Poker