As Vantagens dos Torneios com Rebuy

Por: 06/10/2011

Incluo principalmente os torneios de $1,10+R com 30k garantidos em prêmios e, claro, os tradicionais $3+R e $5+R com prêmios garantidos enormes) por considerá-los uma verdadeira mina de ouro, e aqui cito alguns motivos para achar isso:

– Como citado acima, o prize pool torna-se gigantesco, pelo alto número de rebuys feito na 1a hora de jogo. Logo, o custo beneficio, caso você chegue na FT, se torna incomparável com outros torneios. Por exemplo, o $3+R, onde você pode gastar até $9, chega a pagar mais de $10K aos domingos. A proporção do $1+R chega a ser ainda maior.

– Os jogadores amadores adoram isso, pois tem muitas fichas (deep) para “brincar”. Sem contar que o jogo, na 1ª hora, se torna uma verdadeira farra, por causa dos rebuys ilimitados, o que torna o field ainda mais atrativo.

– Após o término do período de rebuys o jogo está extremamente deep (+40BB para grande parte do field), o que privilegia o jogo técnico e o uso de todas ferramentas de blefe existentes no jogo de MTT, ao contrário de outros torneios do PokerStars, nos quais um stack de 20-30 blinds é o mais comum (com menos manobras técnicas possíveis, logo com maior fator sorte envolvido a curto prazo).

– Alguns jogadores regulares não sabem fazer as devidas adaptações para um jogo tão deep, por estarem acostumados com outros tipos de estrutura de torneios. Logo, entendendo isso e fazendo as devidas adaptações conceituais e de ranges no seu jogo, você terá uma grande vantagem no field, até mesmo sobre vários dos regulares desajustados.

É claro que a grande desvantagem desse tipo de torneio é o tamanho do field, o que diminui muito a frequência com que você cruzará aquele mar de jogadores. Porém, acredito que isso é extremamente compensado pelos fatores citados acima, e para um jogador regular de MTT isso não será problema, pois apenas será mais uma das diversas telas abertas durante a sessão. Minha idéia é que esses torneios devem estar entre as prioridades e jamais deixarem de estar na “grade” de torneios do jogador regular de MTT’s.

Ainda melhor é saber que esse problema do field grande não existe, caso o jogador tenha o bankroll adequado para jogar os torneios a partir do $20+R $30+R,$50+R,100+R,$200+R). Claro que a qualidade do field subirá, mas se você está lá é porque se julga capaz de ter algum “edge” no longo prazo.

Estratégia básica para torneios com rebuy e para a gestão do bankroll

O estilo que eu adoto nesses torneios é o que aprendi no coach com o famoso “BIGDOGPOCKTS5”, renomado jogador de MTT, que prega os seguintes conceitos de adaptação no período com rebuys ilimitados:

– Entrar sempre com rebuy duplo (2 buy-ins) e jamais cogitar não fazer o Add-on;

– Estar preparado para, caso necessário, dar até 13 buy-ins ou 6 rebuys duplos + add-ons (ou seja gastar $110 no 10+R). Evidentemente que para jogar esse tipo de torneio sua estão de bankroll deve ser ainda mais conservadora do que o normal. Existem exceções, nas quais mais 1 rebuy duplo pode ser incluído nos últimos minutos do período de rebuys. É obvio que esse número é alterado para mais, ou menos, de acordo com o buy-in, pois aplicar essa regra para o $100+R dificultaria a lucratividade no longo prazo.

– Dentro da estratégia acima citada, seu range de push/call all-in incluirá uma vasta quantidade de mãos,podendo até mesmo o “open shove” de +50BB ser considerado normal, muitas vezes tomando call de mãos marginais. Ex : pares, broadways e mesmo conectores podem ser mãos interessantes para tentar um move gamble, caso seus odds e quantidades de adversários ainda na mão sejam adequados.

– Jogar literalmente quaisquer cartas jogáveis na 1ª hora. Isso inclui a maioria das mãos suited, mãos que possibilitem sequência e, obviamente, todos os pares e broadways.

– A estratégia citada acima fará o seu VP$IP ficar maior que 50%, o que pode gerar possíveis leituras equivocadas de oponentes menos preparados, por te considerarem um maníaco. Também cito esse dado para, nesse torneio especifico, não considerar as estatísticas de seus oponentes, a não ser que a amostragem de mãos deles seja muito grande, pois você tem que lembrar que as stats normais estarão “estranhas”.

– Tentar ver o maior número de flops baratos (implícito no item anterior). Isso inclui entrar de limp em muitas mãos, não se preocupando se precisar foldar caso alguém entre de raise ou mesmo all-in depois de você.

– Nessa 1ª hora, se a mesa estiver muito tight, assuma o papel de maníaco, fazendo com que os outros também se soltem, pois é interessante que sua mesa tenha muitas fichas em jogo no final desse período, possibilitando que você fique com um grande stack, se coloque como um candidato forte a ir longe e ganhar o $$$ grande, que é na FT e não na busca do ITM.

Esse é um resumo básico sobre esse tipo de torneios. Espero que seja eficaz para vocês também e que todos venham me contar depois sobre as FT’s alcançadas =).

Contato,dúvidas e sugestões podem ser enviadas pelo email: ecmarra93@hotmail.com ou pelo twitter: www.twitter.com/eduardo_marra


Veja mais:

Salas de Poker